Buscar

02-Exercicio de Acompanhamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO XI – DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CAPÍTULO I – DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO 
CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL.
2.0 EXERCÍCIO SOBRE CRIME FUNCIONAL (313, 313-A, B) 	
	
A) QUAL A CONDUTA PRATICADA PELO AUTOR DO CONHECIDO PECULATO ESTELIONATO? SOMENTE COM ELEMENTARES
 O peculato estelionato consiste quando o funcionário público apropria-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem, como prevê o art.313 do CP.
B) QUAIS OS OBJETOS MATERIAIS DO CRIME DO ART.312?
Os bens matérias previsto o caput do art.312 do CP, podem ser dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, portanto, bens imóveis não podem fazer parte do delito em questão, além disso, a doutrina utilizada, estabelece que os bens podem ser tanto público como particular.
C) SE PAULO ENTREGAR, PELA MANHÃ, A JOÃO SEU VIZINHO E FUNCIONARIO PÚBLICO MIL REAIS PARA QUE ELE FAÇA PAGAMENTO DE UM TRIBUTO NA REPARTIÇAO QUE TRABALHA, E ELE FAZ UM PAGAMENTO À MENOR DO QUE FORA IMAGINADO PO PAULO APROPRIANDO-SE DO VALOR RESTANTE, RESPONDE POR PECULATO?
Sim, pois, João funcionário público ao ter recebido o dinheiro e percebeu-se do erro da vítima, apoderou-se do bem, não devolvendo ao proprietário.
D) PECULATO APROPRIAÇÃO E ESTELIONATO EXIGEM A APROPRIAÇÃO DO BEM, COMO DIFERENCIÁ-LOS?
No peculato apropriação previsto no art.312, caput,1 parte do CP, o agente apropria-se de bem móvel que tenha a posse anterior e licita, ou seja, o dolo é posterior, se consuma com a posse pacifica, isto é, dispondo do bem. Já o peculato estelionato previsto no art.313 do CP, o objeto chega ao agente por erro de outrem, aqui não tem a subtração, nem o desvio, ou melhor, ele se apropria por erro de outra pessoa, mantém em situação de erro, o dolo é posterior a chegada da coisa, e se consuma com a sua posse.
E) QUAL A NATUREZA DO ERRO EM QUE INCIDE A VÍTIMA DO 313?
Trata-se da natureza de erro espontâneo, ou seja, o erro é falsa percepção da realidade, que pode decorrer da ignorância, falso conhecimento, desatenção, etc.
F) QUALA CONSUMAÇÃO DO CRIME?
A consumação do crime do art.313 do CP, se dar quando o agente passa a se comportar como dono do objeto que recebeu por erro.
G) INDIQUE AS CONDUTAS PREVISTAS NO ART.313-A
A primeira conduta prevista no art.313-A do CP, é a de consistir em inserir ou facilitar a inserção de dados falsos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da administração pública. Neste caso, o próprio funcionário autorizado efetua a inserção dos dados falsos ou permite que terceiro o faça. Já a segunda consiste em alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou banco de dados da administração pública. Neste caso, há modificação ou retirada indevida de dados verdadeiros do sistema, além disso, a conduta deve ser realizada de forma indevida, elemento do tipo penal.
H) QUEM PODE PRATICAR ESSE CRIME?
Só quem pode prática o crime do art.313-A do CP, é o funcionário público autorizado a trabalhar com o sistema de dados objeto do delito.
I) EXPLIQUE O MOTIVO DA ELEMENTAR “INDEVIDAMENTE” UTILIZADO PARA DADOS VERDADEIROS?
Percebe-se um elemento normativo tipo quando se exige que a conduta do funcionário seja indevida, na consideração de que, caso for autorizado por lei ou por regulamento ou se o seu comportamento for ilícito permitido, não haverá crime.
J) DIFERENCIE BANCO DE DADOS E SISTEMAS INFORMATIZADOS.
A expressão banco de dados entende-se como sendo um depósito de conjuntos de dados interrelacionados entre si, ou seja, uma nítida compilação de informes sobre determinados fatos ou pessoas, que se encontram armazenados em um meio físico, que pode ser computadores ou não, e que podem ser acessados de diferentes formais. Já o sistema de gerenciamento de banco de dados, faz referência a uma coleção de dados inter-relacionados e um conjunto de programas que facilita o acesso e evitará o seu isolamento.
K) HÁ UM FIM ESPECIAL DE AGIR? COMO CRIME SE CONSUMA?
Percebe-se uma finalidade especial por parte do funcionário público, qual seja, a intenção de obter, para si ou para outrem, qualquer espécie de vantagem como consequência da conduta, a consumação se dá no momento em que o agente realiza a conduta típica, ainda que não obtenha a vantagem almejada, trata-se de um crime formal.
L) INDIQUE AS CONDUTAS PREVISTAS NO 313-B? DIFERENCIE-AS.
As condutas previstas no art.313-B do Código Penal são: A primeira diz respeito ao sistema de informações, este é o que coleta, processa, transmite e dissemina dados que representam informações ao usuário. Já o programa de informática, por sua vez, consiste na expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos, ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-lo funcionar de modo e para fins determinados, conforme o art.1° da lei n 96.09/98.
M) QUEM PODE PRATICAR ESSES CRIME?
Qualquer funcionário público, ou seja, não precisa ser um funcionário autorizado como prevê o art.313-A do CP.
N) EXPLIQUE O MOTIVO DE SEM AUTORIZAÇÃO OU SOLICITAÇÃO NA REDAÇÃO DO CRIME
Pelo fato de o objeto da tutela penal ser a administração pública, particularmente a incolumidade de seus sistemas de informações e programas de informática, que somente podem sofrer modificações ou alterações quando a autoridade competente solicita ou autoriza a determinado funcionário. logo, não havendo tal concordância, a conduta é punida, tanto mais por se levar em consideração que tais informações, muitas vezes, encerram sigilo e interesses estratégicos do próprio Estado.
O) QUAIS OS OBJETOS MATERIAIS DO CRIME? (rt.1º, 9.609/98)
Os objetos matérias do crime do art.313-B do CP, são as seguranças dos sistemas informacionais e os programas de informação.
P) QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS SE DA CONDUTA RESULTAR DANO PARA ADMINISTRAÇÃO?
No caso de ser produzido dano para a Administração Pública, tal resultado é previsto
como causa de aumento de pena, segundo o parágrafo único do art. 313-B. Tal resultado não é obrigatório para a consumação do delito, mas se ele ocorre, majora a pena cominada inicialmente, de um terço até a metade.
Q) QUAL A CONSUMAÇÃO DO CRIME?
O delito consuma-se com a modificação ou alteração (parcial ou total) do sistema de informações ou programa de informática.
R) É UM CRIME DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO? PK?
Como a pena do art. 313-B é de três meses a 2 (dois) anos de detenção e multa, por ser considerado uma infração de menor potencial ofensivo, o delito será julgado em processo de competência do Juizado Especial Criminal, na forma do art. 61 da Lei 9.099/95 e art.2º, parágrafo único da Lei 10.259, de 2001.
S) APONTE DIFERENÇAS DO ART.313 A E B
Percebe-se que o legislador ampliou a incidência da norma, ou seja, no que diz respeito ao art. 313-A do CP, pelo qual reprimi somente o funcionário que está autorizado a realizar a manipulação das bases de dados e sistemas de informações, e por isso, se justifica uma penalidade mais acentuada, em relação ao do art.313-B do CP. além disso, o 313-A do CP apresenta um dolo especifico com a finalidade de causar dano, já o dano do art. 313-B do CP gera um aumento de pena.

Continue navegando