Buscar

Teste de conhecimento EDUCAÇÃO ESPECIAL I aula 09

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL TESTE DE CONHECIMENTO! AULA 9
		Pedro é um jovem que pouco se interessa pelos conteúdos que são trabalhados no colégio. Seu maior interesse é pelo futebol, esporte no qual se destaca como o melhor do time desde os 4 anos de idade, pois apresenta velocidade, boa capacidade de driblar os adversários do jogo e sobretudo, jogar fazendo poucas faltas. Ele apresenta persistência e envolvimento com futebol, tem uma capacidade acima da média de sua idade e realiza jogadas tão criativas que surpreendem todos os técnicos. Marque a alternativa que sintetiza a informação correta sobre o desenvolvimento de Pedro. 
	
	
	
	Pedro é um menino rebelde que precisa estudar as demais matérias, pois o futebol não representa uma inteligência ou habilidade específica.
	
	
	Pedro tem altas habilidades e sua principal área de saber é a psicomotora.
	
	
	Pedro é um menino que tem ansiedade em todas as tarefas que precisa se concentrar, exceto as relacionadas ao esporte. 
	
	
	Pedro tem altas habilidades e sua principal área de saber é a inteligência espacial.
	
	
	Pedro tem Síndrome de Asperger, pois sua inteligência é acima da média e trata apenas de um interesse específico que é o futebol.
	
Explicação: 
Alunos com altas habilidades/superdotação necessitam de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem seu potencial 
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		 
Filme: Gênio Indomável.
Sinopse:  Matt Damon é Will Hunting, um jovem humilde, porém brilhante. Nunca esteve numa universidade e vive de pequenos trabalhos, mesmo assim é capaz de citar fatos históricos e resolver complicadas equações matemáticas. Quando seu brilhantismo é descoberto por um professor da universidade onde trabalha como servente, Will tem a sua chance. Mas antes precisará livrar-se de uma ordem de prisão. Sua única esperança é Sean McGuire (Robin Williams), um professor universitário e terapeuta que o admira e compreende o que é lutar por seu espaço na vida. 
            Em relação as altas habilidades / superdotação podemos afirmar que:
 
	
	
	
	O filme Gênio Indomável é uma ficção, pois o que caracteriza as altas habilidades/superdotação é somente a intensidade e riqueza dos estímulos que o indivíduo irá receber.
 
	
	
	O aluno com altas habilidades não pode frequentar o atendimento educacional especializado, porque não é considerado público-alvo para Educação Especial.
 
	
	
	O aluno com altas habilidades precisa ser matriculado na Escola Especial, para que toda sua potencialidade seja desenvolvida.
	
	
	Altas habilidades / superdotação existem somente em uma área específica da aprendizagem acadêmica, não podendo acontecer de forma generalizada.
 
	
	
	O aluno com altas habilidades / superdotação apresenta notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados, referentes a diferentes capacidades.
 
 
	
Explicação: 
Pessoas com altas habilidades apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica.
 
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O termo adotado atualmente para denominação do aluno que apresenta alto desempenho e superdotação é:
	
	
	
	Aluno itinerante
	
	
	Aluno deficiente
	
	
	Aluno excepcional
	
	
	Aluno com Transtorno Geral de Desenvolvimento
	
	
	Aluno com altas habilidades
	
Explicação: 
Crianças superdotadas e talentosas são as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O educando com altas habilidades necessita do atendimento educacional especializado para desenvolver seu potencial. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas:
I. Esse aluno tem como característica um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados.
II. A capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança são uma das características desses alunos.
III. Talento especial para as artes e capacidade psicomotora não se incluem entre as características desses alunos.
Qual das alternativas abaixo é a verdadeira, em relação à análise dessas afirmativas?
	
	
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas I está correta.
	
	
	Apenas II está correta.
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
Explicação: 
O educando com altas habilidades necessita do atendimento educacional especializado para desenvolver seu potencial. Esse aluno tem como característica ¿um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora¿. (BRASIL, 1995, p.17). Desta forma, entendemos que ¿a superdotação pode existir em somente uma área da aprendizagem acadêmica ou pode ainda ser generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar¿. (BRASIL, 2002, p.14)
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O aluno com altas habilidades necessita de profissionais qualificados para sua escolarização,sendo assim,priorizamos oferecer subsídios para o educador desenvolver o processo de ensino e aprendizagem do aluno com altas habilidades em ambiente educacional inclusivo identificando suas possíveis potencialidades e dificuldades comportamentais e de aprendizado. Dentre as estratégias pedagógicas que devem ser criadas para o acompanhamento desse aluno,destacamos as a parceria necessária para um inclusão de fato. Marque a resposta que NÃO fundamenta a afirmativa acima:
	
	
	
	Acompanhar o desempenho dessa criança, registrando habilidades e interesses demonstrados ao longo dos primeiros anos de escolarização, oferecendo oportunidades estimuladoras e enriquecedoras ao seu potencial. 
	
	
	O planejamento deve ser comum a todos,e bem estruturado a realidade do processo ensino aprendizagem, para tal, é preciso observar as expressões e potencialidades do educando no ambiente como um todo e priorizando o currículo sistematizado.
	
	
	Estimular o encontro entre os educadores e os familiares,abrindo espaço para o diálogo e o esclarecimento sobre as necessidades, características, potencialidades e limitações do aluno.
	
	
	A parceria família-escola é essencial para a avaliação correta das características, dos interesses, potencialidades e necessidades especiais que o aluno com altas habilidades 
	
	
	Uma estreita relação entre a família e a escola contribuindo para o maior esclarecimento da família e da equipe escolar sobre a temática das altas habilidades/superdotação.
	
Explicação: 
O aluno com altas habilidades necessita de um ambiente educacional inclusivo que identifique as suas possíveis potencialidades e dificuldades e sempre estimulando as suas habilidades. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		João está sendo observado por sua professora com a suspeita de apresentar um quadro de Altas Habilidades devido seu desenvolvimento intelectual acima da sua faixa etária, bem como suas aptidões para artes e resolução criativa de problemas. Das categorias de Renzulli, quais comportamentos fazem parte dos 3 anéis referentes ao comportamento da pessoa com altas habilidades? 
	
	
	
	inteligência lógico-matemática, criatividade, inteligência linguística e artística acima da média de sua faixa etária.
	
	
	habilidades gerais e/ou específicas acima da média; envolvimento com a tarefa e níveis superiores de criatividade.
	
	
	habilidades gerais e/ou específicas acima da média; alta criatividade e capacidade psicomotora acima da média de sua faixa etária.
	
	
	habilidades gerais e/ou específicas acima da média, inteligência lógica-matemática e precocidade de interesses em relação ao trabalho.
	
	
	habilidade numérica, mecânica e espacial acima da média e facilidade para falar empúblico. 
	
	
	 
		
	
		7.
		José é um aluno com altas habilidades que estuda em uma escola regular do município do Rio de Janeiro. Ele necessita do atendimento educacional especializado, que deve abranger o trabalho de suporte e apoio aos alunos com altas habilidades. Este atendimento deve ser realizado:
	
	
	
	Na sala de recursos, no contra turno
	
	
	Em uma sala de progressão
	
	
	Em casa com os seus familiares
	
	
	Durante as aulas, no turno regular
	
	
	No consultório de um bom neurologista
	
Explicação: 
O aluno com altas habilidades e superdotação possui algumas  alternativas para o atendimento diferenciado como: enriquecimento curricular, sala de recursos e aceleração de estudos.  
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva? 
	
	
	
	Altas Habilidades
	
	
	Síndrome de Asperger
	
	
	Autismo
	
	
	Transtorno de Personalidade
	
	
	Oligofrenia
	
Explicação: 
Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), as altas habilidades/superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes.

Continue navegando