Buscar

Prova de Biocel

Prévia do material em texto

Instituto de Biociências 
 
 Avaliação I – Biologia Celular – Prof.ª Dr. ª Danielle Serra de Lima 
 
Leia, atentamente, as orientações/regras a seguir, antes de começar a responder as questões da prova. 
 
a) Esta prova deverá ser postada, exclusivamente, no Google Classroom até às 14h do sábado, dia 16. As provas postadas com atraso contarão somente para registro de presença, não valerão nota. 
 
b) Não serão aceitas respostas copiadas, independente da fonte de pesquisa. Ou seja, cada resposta deverá conter as explicações do (a) aluno (a), caso contrário não serão consideradas. 
 
c) Respostas iguais entre colegas não serão avaliadas e ambos receberão ZERO. 
 
d) As possíveis dúvidas relacionadas aos enunciados (e não às respostas) deverão ser enviadas somente até às 17h de hoje. 
 
e) Cada aluno (a) deverá enviar sua prova em duas versões: uma versão manuscrita e uma versão digitada (Word ou PDF). Ambas deverão conter as mesmas respostas, pois respostas diferentes em cada versão não serão consideradas. 
 
f) Não será estabelecido um número mínimo ou máximo de linhas por questão. Porém, serão avaliados a clareza, a objetividade e o nível de detalhamento de cada resposta. 
Boa Prova a todos (as)! Sucesso! 
 
 
 
Instituto de Biociências 
 
QUESTÕES: 
 
1) Quais as relações existentes entre: 
a) (1 ponto) Genes supressores de tumor, Proteína P53, Apoptose e Câncer? 
b) (1 ponto) Cromossomo, Cromatina, DNA e Gene? 
 
ATENÇÃO: Nessa questão de Nº 1 estou pedindo a relação entre os elementos de cada item e NÃO O SEU CONCEITO. 
 
2) Cite e explique 5 diferenças entre: 
a) (0,5 ponto) Gametogênese masculina e Gametogênese feminina; 
b) (0,5ponto) Células normais e Células cancerosas. 
 
3) (2 pontos) use o esquema abaixo para explicar, detalhadamente, os mecanismos que controlam os eventos bioquímicos e celulares do ciclo celular. Destaque os meios usados pela célula para evitar que as alterações sejam formadas e/ou passadas para as células filhas. 
 
 
 
 
 
1.a) A proteína de 53 kDa é codificada pelo gene p53, que é um dos tipos conhecidos de gene supressor de tumor, este mesmo gene, é capaz de provocar apoptose, um dos mecanismos de ação da radioterapia. A relação deste gene ao câncer se dá pelo seu importantíssimo papel no tratamento da doença através da radiação, que danifica o DNA das células cancerosas e então, desde que o p53 esteja em pleno funcionamento, essas células seguem a via da apoptose e são eliminadas pelo organismo, ou seja, sem este gene é impossível que ocorra este processo de apoptose, impossibilitando a cura desse câncer.
b) os genes são parte do DNA, ou seja, são fragmentos deste. Após ser brevemente compactado, o DNA forma cromatina, juntamente com as histonas. Essa cromatina, depois de ser totalmente compactada pelas histonas e enovelamentos de grande porte já pode ser chamada de cromossomo.
2.a) na gametogênese feminina (ovogênese) a fase de multiplicação de células germinativas ocorre apenas quando a menina ainda está na vida intrauterina, enquanto na gametogênese masculina (espermatogênese) essa fase ocorre até o final da vida;
 Na ovogênese, a produção de células germinativas está terminantemente relacionada ao ciclo reprodutivo da mulher, já na espermatogênese esse processo é contínuo, sem qualquer tipo de “regulamentação” do organismo;
Durante a espermatogênese, cada uma das espermatogônias dá origem a 4 espermatozoides, enquanto na ovogênese cada ovogônia produz apenas 1 ovócito viável, os outros três viram corpúsculos polares e são degenerados pelo organismo;
A espermatogênese dá origem a células pequenas e com grande mobilidade, enquanto a ovogênese origina células grandes e sem qualquer mobilidade própria;
Na ovogênese, a meiose II termina apenas depois que o ovócito é fecundado e na espermatogênese esse processo é finalizado ainda dentro dos testículos.
b) ao contrário das células normais que crescem, se dividem e morrem, as células cancerosas não cessam, elas continuam crescendo e se dividindo para formar novas células anormais;
As células saudáveis não costumam invadir tecidos fora de sua região, entretanto, as células cancerosas crescem e invadem os tecidos do corpo de maneira descontrolada;
Normalmente, por serem menos especializadas que as células normais, as células anômalas causam defeitos nos tecidos invadidos a medida que vão substituindo as células saudáveis;
Nas células cancerosas, o DNA está completamente alterado, resultando em uma mutação. Já nas células normais, o DNA permanece normal;
Depois de acumuladas, essas células cancerosas tem o poder de criar novos vasos sanguíneos para alimentar a massa de células formada, o que não acontece por entre as células saudáveis.
 
3.Os sinais considerados pela célula durante o ciclo celular atuam garantindo que eventos chaves do ciclo ocorram da maneira correta e que as fases aconteçam na ordem certa. As ciclinas possuem 4 tipos básicos, e cada um desses tipos atua em uma fase ou conjunto de fases do ciclo celular, auxiliando na condução de eventos do período em questão. Os estágios das ciclinas costumam aumentar bastante conforme forem necessárias durante o processo. Essas ciclinas, para darem continuidade ao ciclo celular, se associam às quinases dependentes de ciclinas, que como sugere o nome, sua ativação depende da atuação das ciclinas, que ativam as quinases cuja função é a modificação de determinadas proteínas. A união de ciclina e quinase, pode resultar em um processo conhecido com MPF, que faz com que a célula desencadeie a fase M e promova a condensação cromossômica. O MPF ativa seu próprio fim durante o CPA/C, que a partir da anáfase, provoca a destruição das ciclinas de tipo M, fazendo com que a célula saia da mitose para permitir que as novas células filhas formadas entrem no ciclo celular para começar uma nova reprodução na fase G1.
Para evitar alterações no bom funcionamento do ciclo, entre as fases G1, S e G2 existem espécies de “pontos de checagem” para verificar se o conteúdo intracelular foi duplicado da maneira correta e, em caso de algo dar errado, o próprio ciclo é responsável por reparar este erro. Se o erro não tiver solução, essa célula entra em apoptose, que é a morte celular programada, para que o erro durante a replicação não passe adiante para as outras células.

Continue navegando