Buscar

propriedade intelectual direito e etica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que ao Poder Judiciário atribui-se:
	elaborar as leis
	executar a política econômica
 Certo	o exercício da jurisdição, significando dizer qual o direito a ser aplicado ao caso concreto
	nomear Ministros de Estado
	exercer as funções de Estado
Respondido em 29/03/2020 00:34:14
 
 Código de referência da questão.2a Questão
São Poderes da União Federativa do Brasil:
	as câmaras de vereadores
 Certo	o Legislativo, o Executivo e o Judiciário
	as câmaras distritais
	os partidos políticos
	as forças armadas
Respondido em 29/03/2020 00:34:36
 
 Código de referência da questão.3a Questão
Nos termos da Carta Magna, são brasileiros natos:
	
os nascidos no estrangeiro, desde que de pai brasileiro e de mãe brasileira. 
 Certo	
os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
	
os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros.
	
os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil até a maioridade.
	
os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência, por um ano ininterrupto, e idoneidade moral.
Respondido em 29/03/2020 00:35:16
Explicação:
Art. 12. São brasileiros:
 I - natos:
 a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
 b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
 c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira;
 II - naturalizados:
 a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
 b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do
 § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão Brasil há mais de trinta anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro nato, salvo os casos previstos nesta Constituição.
 2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
 
 Código de referência da questão.4a Questão
Ao ingressar em um restaurante, Tício lê um cartaz afixado no estabelecimento que diz: "Não aceitamos cheques" Artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei . Tício, ao terminar sua refeição, tenta pagar com cheques, mas é de pronto informado pelo dono do estabelecimento que deverá pagar a conta de outra forma. Tácio, mesmo contrariado, faz o pagamento em dinheiro.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	Tício poderia utilizar o cheque de terceiros para o pagamento da conta, o que anularia a não aceitação pelo dono do estabelecimento
 Certo	tendo em vista o princípio da legalidade, o dono do estabelecimento não é obrigado a aceitar o pagamento em cheque, pois não há lei que obrigue esta prática
	Tício poderia chamar a polícia para obrigar o dono do estabelecimento a aceitar o pagamento em cheque 
	o dono do estabelecimento terá que, obrigatoriamente, aceitar o pagamento em cheque, pois é um título de crédito à vista
	se o dono do estabelecimento não aceitou o pagamento em cheque, Tício poderia ir embora, pois na esfera cível não caberia nenhuma indenização
Respondido em 29/03/2020 00:36:24
 
 Código de referência da questão.5a Questão
O jornalista Tício, em publicação recente, escreve no jornal "A Folha de Notícias" que o Senador Rodan Sá apresentou declaração de renda à Receita Federal contendo inúmeras fraudes nos valores, o que ensejou ao Senador Rodan Sá ingressar em juízo contra o jornalista Tício. Tício alega em sua defesa a liberdade de expressão, e que, segundo a Receita Federal, as informações sobre as fraudes citadas por Tício nos dados são falsas, não cabendo ao Senador nenhuma indenização de cunho material ou moral.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	O Senador Rodan Sá não pode processar, pois Tício tem foro privilegiado
	Tício não é obrigado a indenizar, pois está sob o manto do princípio constitucional da liberdade de expressão
	Tício não poderá processar a Receita Federal pelo desmentido da informação
 Certo	O jornalista ou profissional que trabalhe com divulgação de informações, ou veicular informações (notícias), fica sujeito a responder pelos danos causados indevidamente, que possa causar a outrem
	A Receita Federal poderá ser processada pelo Senador Rodan Sá por ter informado que as informações em sua declaração são verdadeiras
Respondido em 29/03/2020 00:37:30
Os contratos de adesão são aqueles em que apenas uma das partes estabelece todas as cláusulas do negócio a ser realizado. A esse titular da parte chamamos de:
Certo		estipulante.
	consumidor.
	fornecedor.
	aderente.
	contratante.
Explicação:
A pergunta nos remete a uma forma de contrato constante do Direito Civil que o chamado contrato de adesão ¿ que é definido como: Os contratos de adesão são os contratos já escritos, preparados e impressos com anterioridade pelo fornecedor, nos quais só resta preencher os espaços referentes à identificação do comprador e do bem ou serviços, objeto do contrato. As cláusulas são preestabelecidas pelo parceiro contratual economicamente mais forte, sem que o outro parceiro possa discutir ou modificar substancialmente o conteúdo do contrato escrito. Os contratos de adesão servem principalmente aos interesses do estipulante, que fixa de forma unilateral as condições do negócio jurídico e procura por muitos meios e inúmeras cláusulas, de forma explícita, e as vezes implícita, resguardar preferentemente seus interesses- Assim, a resposta correta é: estipulante.
	Gabarito
Coment.
 	
2.
A desídia no desempenho das respectivas funções e a violação de segredo da empresa caracterizam:
	o crime de pirataria.
	crime contra propriedade industrial.
	o crime de contrafação.
	crime contra o direito autoral.
Certo		justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
Explicação:
A questão nos remete a situação de rompimento do vínculo em uma relação de trabalho, por omissáo ou dolo do trabalhador; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estudada no conteúdo - CLT, Consilidação das Leis do Trabalho-; Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: e) desídia no desempenho das respectivas funções; g) violação de segredo da empresa; - Assim, a resposta correta é: justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
	Gabarito
Coment.
 	
3.
Os contratos caracterizados por adesão são aqueles que as cláusulas são redigidas pelo fornecedor, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. O dispositivo resulta do preceito fundamental segundo o qual:
	
Improbidade e boa-fé.
	
Por preceito de ordem pública.
	
Prevenção e reparação dos danos patrimoniais e morais.
Certo		
A liberdade
de contratar só pode ser exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
	
Por contrato de herança.
Explicação:
A liberdade de contratar e direito garantido aos cidadãos, em decorrência do princípio da autonomia privada. A esses cabe determinar com quem contratar, o que contratar, quando e como contratar, para que, com isso, o contrato de adesão exerça sua função social e os demais princípios de boa-fé e justiça contratual. Assim, a resposta correta é: A liberdade de contratar só pode ser exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
 	
4.
Os contratos de adesão tem como principal característica que apenas uma das partes estabelece as cláusulas do negócio a ser realizado. A este sujeito da relação contratual se dá o nome de:
	Beneficiário
Certo		Estipulante
	Consumidor
	Fornecedor
	Contrafator
Explicação:
A questão nos remete ao chamado contrato de adesão ¿ vamos partir de uma pequena definição de contrato de adesão para uma melhor resposta: É o contrato redigido somente pelo fornecedor, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. - ou seja, quem estipula as cláusulas dos contratos ¿ somado a isso, vamos a definição legal contida em legislação estudada ¿ Código de Defesa do Consumidor: Art. 54.Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. Assim, a resposta correta é: Estipulante.
	Gabarito
Coment.
 	
5.
O Direito do Trabalho é um ramo jurídico especializado, que regula certo tipo de relação laborativa na sociedade contemporânea. Na modernidade a exploração do trabalho deixa de acontecer através da violência e passa a ser intermediada pelo Contrato de Trabalho. Desde modo, as palavras trabalho e emprego não são sinônimas. Juridicamente, trabalho significa:
	
Vínculo do trabalhador a um contrato de trabalho.
	
Vínculo de Subordinação.
	
Vínculo de Pessoalidade.
	
Vínculo de Habitualidade.
Certo		
Qualquer atividade humana capaz de produzir algo novo no mundo.
Explicação:
É comum os termos trabalho e emprego sejam utilizados como sinônimos. Trabalho tem relação direta com o estado de vida do indivíduo, o conceito está pautado em projetos, metas e objetivos, ou seja, capaz de produzir algo novo no mundo. Já emprego, é a vinculação de um trabalhador a um contrato de trabalho, no qual se submete ao empregador.
 	
6.
Para preservação da segurança jurídica dos contratos e em atenção ao princípio da boa-fé, quando houver, no contrato de adesão, cláusulas ambíguas ou contraditórias, adotar-se-à a interpretação mas favorável ao:
	fornecedor.
	empregado.
Certo		aderente.
	empregador.
	cessionário.
Explicação:
A pergunta nos remete a um tipo de contrato que é o chamado contrato de adesão ¿ que é definido da seguinte forma: Os contratos de adesão são os contratos já escritos, preparados e impressos com anterioridade pelo fornecedor, nos quais só resta preencher os espaços referentes à identificação do comprador e do bem ou serviços, objeto do contrato. As cláusulas são preestabelecidas pelo parceiro contratual economicamente mais forte, sem que o outro parceiro possa discutir ou modificar substancialmente o conteúdo do contrato escrito. Par uma melhor resposta nos socorremos do artigo art. 423 do Novo Código Civil, que ressalva: ¿Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente¿. E ainda, protege o aderente nos contratos por adesão, naturalmente a parte mais fraca nesta espécie contratual, tanto pelo constrangimento de acatar, compulsoriamente, cláusulas contratuais impostas pelo contratante, como pela inexperiência na área negocial.
Assim a resposta correta é: aderente.
	Gabarito
Coment.
 	
7.
(TRT 1ª 2012 - FCC) - Em relação a cada espécie de contrato é correto afirmar:
	
A transação interpreta-se restritivamente, por ela transmitindo-se, declarando e reconhecendo direitos.
	
A doação feita em contemplação do merecimento do donatário perde o caráter de liberalidade por parte do doador.
Certo		
A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura; neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.
	
O mandato pode ser expresso ou tácito, mas somente se outorga por escrito, por se tratar de contrato formal.
	
O comodato perfaz-se com a tradição do objeto e significa o empréstimo gratuito de coisas fungíveis.
Explicação:
O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. 
 A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.
O objeto do contrato de compra e venda deve ser lícito, possível, determinado ou determinável, regra do artigo 104, inciso II do Código Civil.
 	
8.
Nos contratos de adesão são nulas as cláusulas que:
	que o ente despersonalizado seja o fornecedor
	o consumidor não tenha lido
	que o fornecedor seja o comerciante
	o comerciante seja o fornecedor
Certo		estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio
Explicação:
A questão nos remete a assunto ligada a legislação de cunho civil ¿ Código Civil ¿ o que trata sobre contratos, especificamente sobre os contratos de adesão; - O contrato de adesão é o instrumento muito adotado nas relações de consumo. São elaborados, geralmente por uma das partes (proponente) e são usados no dia a dia das relações de consumo, pois já estão em modelos prontos para garantir a agilidade e execução dos negócios; - aqueles que não resultam do livre debate entre as partes, mas provêm do fato de uma delas aceitar tacitamente as cláusulas e condições previamente estabelecidas pela outra; - vamos nos socorrer da legislação civil para uma melhor resposta: Art. 423. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente. Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. - Assim, a resposta correta é: estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio
Explicação:
A pergunta nos remete a choque de dois direitos constitucionais, o direito a liberdade de expressão, levantado por Tício, e o direito a privacidade e dados pessoais de Rodan Sá ¿ neste choque muitas das vezes apenas a análise do caso concreto poderá determinar qual deles tem razão, pois mesmo sendo direitos constitucionais, estão não são absolutos ¿ um dado a questão é muito importante, as informações sobre as fraudes eram falsas ¿ assim o argumento da liberdade de expressão não pode servir de salvo conduto para que se diga qualquer coisa sobre um terceiro ¿ assim, pelas opções de resposta a que se enquadra na situação é: O jornalista ou profissional que trabalhe com divulgação de informações, ou veicular informações (notícias), fica sujeito a responder pelos danos causados indevidamente, que possa causar a outrem.
	Gabarito
Coment.	
 
 Código de referência da questão.6a Questão
Estado é uma organização de um grupo de pessoas em determinado território, visando o bem comum. Para existência do Estado, é necessário existir um conjunto de regras que possibilitem sua existência. Há um ramo do Direito com o objetivo de criar regras de organização
do Estado e distribuição das esferas de competência do poder político. Este ramo do Direito é determinado como:
	
Direito do Consumidor.
	
Direito Penal.
	
Direito do Trabalho.
	
Direito Civil.
 Certo	
Direito Constitucional.
Respondido em 29/03/2020 00:37:54
Explicação:
Direito Constitucional é o ramo do Direito que incide em uma série de princípios, conceitos e instituições que constam em vários direitos positivos ¿ Direito Penal, Civil, Trabalho, Consumidor etc ¿ classificando e sistematizando-os para uma visão unitária. Assim, a resposta correta é: Direito Constitucional.
 
 Código de referência da questão.7a Questão
Analise as afirmativas abaixo:
I) A alternância de poder é característica da República
II) a alternância de poder é característica da Monarquia
III) a alternância de poder é característica das Ditaduras
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	as opções II e III estão corretas
 Certo	a opção I está correta
	a opção II está correta
	a opção I é falsa
	a opção III está correta
Respondido em 29/03/2020 00:38:16
 
 Código de referência da questão.8a Questão
A Constituição Federal determina que um dos alicerces da República é a "dignidade da pessoa humana". Esta afirmação nos leva a concluir que:
	O Estado brasileiro está centrado na Igreja
	O Estado brasileiro está centrado nas forças armadas
	O Estado brasileiro está centrado nos partidos políticos
	O Estado brasileiro está centrado no Presidente da República
 Certo	O Estado brasileiro está centrado no ser humano
	
O princípio constitucional da igualdade determina que:
	os menores de 18 anos são inimputáveis
	a casa é um asilo inviolável
Certo		se dê tratamento igual aos que se encontram em situação equivalente
	ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei
	os poderes da União são harmônicos entre si
Explicação:
A questão nos remete a um dos princípios mais importantes da república que é o da igualdade -, mas há uma característica muito importante em sua definição: De acordo com a Constituição Federal, o princípio da igualdade está previsto no artigo 5º, que diz que `Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza¿. Esta igualdade é chamada de formal. De acordo com ela, é vetado que os legisladores criem ou editem leis que a violem. O princípio da igualdade garante o tratamento igualitário de acordo com a lei para os cidadãos. Assim a resposta correta é: se dê tratamento igual aos que se encontram em situação equivalente.
	Gabarito
Coment.
 	
2.
Analise as afirmativas abaixo:
I) A forma de Estado adotada pelo Brasil é a Federação
II) A forma de Governo adotada pelo Brasil é a República
III) O Estado Democrático de Direito é dissociável do conceito de Estado Democrático
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	a opção II é falsa
	a opção I é falsa
	as opções I e II são falsas
Certo		as opções I e II estão corretas
	a opção III está correta
 	
3.
A Constituição Federal de 1988 assegura em nível de cláusula pétrea ¿ artigo da Constituição que não pode ser alterada ¿ evitar que um dos Poderes da União usurpe funções dos outros, consolidando a separação dos poderes. Um destes poderes, em sua função típica, deve traduzir o sentimento social junto a um fato ocorrido na sociedade que necessitasse de normatização. Este poder do Estado é chamado de:
Certo		
Legislativo.
	
Judiciário.
	
Administrativo.
	
Executivo.
	
Polícia.
Explicação:
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 2º dita: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - tendo o legislador consagrado o princípio da separação dos poderes ou princípio da divisão funcional do poder do Estado. O Poder Legislativo no Brasil é composto pela Câmara dos Deputados e Senado, que representam o povo em seus anseios e necessidades discutindo legislações que possam traduzir estas demandas. Assim, a resposta correta é: Legislativo.
 	
4.
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
	
são gratuitos a todos os brasileiros, na forma da lei, os registros civis.
	
ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei ou ordem da autoridade administrativa.
Certo		
é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
	
não haverá em hipótese alguma prisão civil por dívida.
	
é livre a manifestação do pensamento, não sendo vedado o anonimato.
Explicação:
Por estar privado de liberdade, o preso encontra-se em uma situação especial que condiciona uma limitação dos direitos previstos na Constituição Federal e nas leis, mas isso não quer dizer que perde, além da liberdade, sua condição de pessoa humana e a titularidade dos direitos não atingidos pelo ordenamento jurídico.
 	
5.
A concepção de "Estado Democrático de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático", o que nos leva a concluir que no "Estado Democrático de Direito":
	não há limitação legal para os cidadãos
	as forças armadas não são subordinadas ao Presidente da República
	apenas o cidadão precisa respeitar as leis
	os partidos políticos estão acima da lei
Certo		traduz a ideia de um Estado em que todos estão sob o manto do império da Lei
Explicação:
A pergunta nos remete a dos conceitos contidos na legislação: Estado Democrático de Direito e Estado Democrático ¿ para uma melhor resposta vamos a uma pequena definição de cada citação - O Estado democrático de direito é um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. - e No Estado Democrático há tanto a jurisdicização das forças políticas que disputam o controle do Estado e do governo, quanto dos possíveis interesses de relevo público ou global. - pela leitura destas pequenas definições, principalmente na questão da convergência com a jurisdição, a resposta correta é: traduz a ideia de um Estado em que todos estão sob o manto do império da Lei.
 	
6.
Analise as afirmativas abaixo:
I) O direito à vida, mencionado no Artigo 5º da Constituição Federal, protege a vida intra-uterina a extra-uterina
II) O direito à vida, mencionado no Artigo 5º da Constituição Federal, protege apenas a vida dos maiores de 18 anos
III) o direito à vida, mencionado no Artigo 5º da Constituição Federal, protege exclusivamente os brasileiros
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
Certo		a opção I está correta
	a opção III está correta
	a opção I é falsa
	as opções II e III estão corretas
	a opção II está correta
 	
7.
Em um artigo de jornal, um jornalista publica uma matéria referente ao empresário Tício, escrevendo sobre a "meteórica" multiplicação de seus rendimentos. O artigo não é assinado, e o jornalista se valeu do princípio constitucional de que é livre a manifestação de pensamento.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	o anonimato é uma garantia constitucional
	o jornalista poderia colocar o nome de outra pessoa para se manter no anonimato, não configurando isso um crime
	o anonimato é uma forma legal do jornalista publicar sua matéria
	o jornalista pode publicar a notícia de forma anônima
Certo		o jornalista não poderia valer-se do princípio constitucional da liberdade de expressão, pois este veda o anonimato
Explicação:
A pergunta nos remete ao princípio da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento, se estes são absolutos ou não; - para uma melhor
resposta vamos nos socorrer de legislação estuda no conteúdo, a Constituição Federal; - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; tendo em vista a leitura do artigo e do inciso, a resposta correta é: o jornalista não poderia valer-se do princípio constitucional da liberdade de expressão, pois este veda o anonimato.
	Gabarito
Coment.
 	
8.
Para um Estado exercer plenamente sua soberania a delegação de funções é necessária para o bem social, partilhando as funções de direito junto ao poder soberano do Estado. A Constituição Federal determina a composição dos poderes da União, suas funções e prerrogativas. Um destes poderes tem a função típica de aplicar o direito ao caso concreto, com exercício da jurisdição, significando dizer qual o direito aplicável em caso de litígio. Este poder é chamado de:
	
Político.
	
Legislativo.
	
Executivo.
Certo		
Judiciário.
	
Polícia.
Explicação:
O Estado é o ente que administra o país e no Brasil este é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Ao poder judiciário é atribuído a função jurisdicional, ou seja, a administração da justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais no caso concreto. Assim, a resposta correta é: Judiciário.
O jornalista Tício, em publicação recente, escreve no jornal "A Folha de Notícias" que o Senador Rodan Sá apresentou declaração de renda à Receita Federal contendo inúmeras fraudes nos valores, o que ensejou ao Senador Rodan Sá ingressar em juízo contra o jornalista Tício. Tício alega em sua defesa a liberdade de expressão, e que, segundo a Receita Federal, as informações sobre as fraudes citadas por Tício nos dados são falsas, não cabendo ao Senador nenhuma indenização de cunho material ou moral.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
Certo		O jornalista ou profissional que trabalhe com divulgação de informações, ou veicular informações (notícias), fica sujeito a responder pelos danos causados indevidamente, que possa causar a outrem
	O Senador Rodan Sá não pode processar, pois Tício tem foro privilegiado
	A Receita Federal poderá ser processada pelo Senador Rodan Sá por ter informado que as informações em sua declaração são verdadeiras
	Tício não é obrigado a indenizar, pois está sob o manto do princípio constitucional da liberdade de expressão
	Tício não poderá processar a Receita Federal pelo desmentido da informação
Explicação:
A pergunta nos remete a choque de dois direitos constitucionais, o direito a liberdade de expressão, levantado por Tício, e o direito a privacidade e dados pessoais de Rodan Sá ¿ neste choque muitas das vezes apenas a análise do caso concreto poderá determinar qual deles tem razão, pois mesmo sendo direitos constitucionais, estão não são absolutos ¿ um dado a questão é muito importante, as informações sobre as fraudes eram falsas ¿ assim o argumento da liberdade de expressão não pode servir de salvo conduto para que se diga qualquer coisa sobre um terceiro ¿ assim, pelas opções de resposta a que se enquadra na situação é: O jornalista ou profissional que trabalhe com divulgação de informações, ou veicular informações (notícias), fica sujeito a responder pelos danos causados indevidamente, que possa causar a outrem.
	Gabarito
Coment.
 	
2.
A Constituição Federal determina que um dos alicerces da República é a "dignidade da pessoa humana". Esta afirmação nos leva a concluir que:
	O Estado brasileiro está centrado no Presidente da República
	O Estado brasileiro está centrado nas forças armadas
	O Estado brasileiro está centrado na Igreja
	O Estado brasileiro está centrado nos partidos políticos
Certo		O Estado brasileiro está centrado no ser humano
 	
3.
Analise as afirmativas abaixo:
I) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, é a Cidadania
II) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, é a Religião
III) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, são os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	a opção I é falsa
Certo		as opções I e III estão corretas
	a opção III é falsa
	a opção II está correta
	as opções I e III são falsas
 	
4.
São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que cabe ao Poder Legislativo, tipicamente:
	nomear Prefeitos das capitais
	nomear os Ministros de Estado
	nomear bispos e cardeais
	exercer as funções de Estado
Certo		elaborar as leis
Explicação:
A questão nos remete aos chamados poderes da União: Executivo - O poder executivo no Brasil é composto pela Presidente da República no âmbito federal pelos governadores no âmbito estadual e pelos prefeitos no âmbito municipal. - Judiciário - Fiscaliza o cumprimento das leis Sua função principal é verificar a legalidade das leis em relação à constituição. No âmbito federal, é composto pelos tribunais superiores, entre os quais um dos mais importantes é o Supremo Tribunal Federal. Legislativo - Criação das leis O poder legislativo brasileiro é exercido pelo Congresso Nacional, que, por sua vez, é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. As duas casas possuem poder equivalente, mas características distintas. Assim, a resposta correta é: elaborar as leis.
 	
5.
Quando da chegada da família Real portuguesa ao Brasil, qual o nome da iniciativa do governo que estabeleceu uma das primeiras proteções aos inventores:
Certo		Alvará de 28 de abril de 1809
	Decreto Lei 2428, de 1940
	medida provisória nº 06
	abertura dos portos
	Lei 8088
	Gabarito
Coment.
 	
6.
Analise as afirmativas abaixo:
I) A alternância de poder é característica da República
II) a alternância de poder é característica da Monarquia
III) a alternância de poder é característica das Ditaduras
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	a opção III está correta
Certo		a opção I está correta
	as opções II e III estão corretas
	a opção I é falsa
	a opção II está correta
 	
7.
Na apuração de um caso, o jornalista Tício recebe uma informação de uma fonte, a qual relata sobre caso de corrupção ligando o Deputado de nome Tádio à retirada de dinheiro via o chamado "caixa 2". O Deputado Tádio ingressa com uma ação em juízo, solicitando a identificação da fonte da informação.
Com relação ao que foi solicitado judicialmente pelo Deputado Tádio, assinale a opção correta:
Certo		a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional
	pela Lei de Imprensa, a fonte tem de ser revelada
	o sigilo da fonte se aplica apenas nos casos de cópia do texto
	o jornalista terá de revelar a fonte, pois é necessário o crédito no texto
	pelo Código Penal a fonte te de ser revelada
Explicação:
A questão nos remete sobre o direito constitucional de informação, quando esta se choca com o Direito de privacidade, para uma melhor resposta vamos nos socorrer à legislação que dita sobre este dois direitos: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade,
à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; no relato da questão fica claro que a informação tem o cunho de interesse púbicos; neste caso o direito a informação suplanta o direito a privacidade. Assim, a resposta correta é: a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
 	
8.
O Artigo 5º da Constituição Federal determina em seu inciso III que é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado(a):
	a cópia não autorizada da obra
	a participação de terceiros
Certo		o anonimato
	a prisão perpétua
	a utilização da obra sem a autorização do autor
Explicação:
A pergunta nos remete ao princípio da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento, se estes são absolutos ou não; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estuda no conteúdo, a Constituição Federal; - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; tendo em vista a leitura do artigo e do inciso, a resposta correta é: o anonimato.
1) Analise as afirmativas abaixo:
I) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal
II) No Brasil, a forma de Estado adotada é a Confederação
III) O Brasil não é um Estado Democrático de Direito
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	a opção III está correta
Certo		a opção II é falsa
	a opção I é falsa
	as opções II e III estão corretas
	a opção II está correta
Explicação:
A questão nos remete a três afirmativas, que passamos a analisar ¿ afirmativa I) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal: afirmativa verdadeira, pois o Brasil como uma Federação tem como União de seus entes pilar primordial -, II) No Brasil, a forma de Estado adotada é a Confederação, afirmativa falsa, pois confederação é similar à federação, mas difere no fato de que as entidades da confederação são soberanas e a sua formação é feita por alianças enquanto que na federação isto ocorre por constituição. - , afirmativa III) O Brasil não é um Estado Democrático de Direito, afirmativa falsa, pois é exatamente o contrário, o Brasil é um Estado Democrático de Direito. - Assim, pela combinação de respostas, a resposta correta é: a opção II é falsa.
	Gabarito
Coment.
 	
2.
A Constituição Federativa do Brasil determina que um dos alicerces da República são "os valores sociais e a livre iniciativa". Esta afirmação nos leva a concluir que:
Certo		o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista
	o Estado Brasileiro é Parlamentarista
	o Estado Brasileiro é socialista
	o Estado Brasileiro é Comunista
	o Estado Brasileiro é Monoteísta
Explicação:
A questão nos remete a discussão sobre um dos alicerces da República: "os valores sociais e a livre iniciativa" - O Princípio da Livre Iniciativa está intimamente ligada ao incentivo do Estado para que seus cidadãos possam enveredar para as áreas empresariais, além de demonstrar que o país não desejam interferir as empresas, e consequentemente, no mercado. Esse fato estimula, inclusive, as organizações internacionais para investir no Brasil, pois as mesmas tem a garantia que, por nenhuma forma, terão subtraídos seus capitais, bens, ou direitos de trabalhar e buscar os lucros na sua atividade empresarial. Assim, a resposta correta é: o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista.
	Gabarito
Coment.
 	
3.
Ao ingressar em um restaurante, Tício lê um cartaz afixado no estabelecimento que diz: "Não aceitamos cheques" Artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei . Tício, ao terminar sua refeição, tenta pagar com cheques, mas é de pronto informado pelo dono do estabelecimento que deverá pagar a conta de outra forma. Tácio, mesmo contrariado, faz o pagamento em dinheiro.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	Tício poderia utilizar o cheque de terceiros para o pagamento da conta, o que anularia a não aceitação pelo dono do estabelecimento
	o dono do estabelecimento terá que, obrigatoriamente, aceitar o pagamento em cheque, pois é um título de crédito à vista
	Tício poderia chamar a polícia para obrigar o dono do estabelecimento a aceitar o pagamento em cheque 
	se o dono do estabelecimento não aceitou o pagamento em cheque, Tício poderia ir embora, pois na esfera cível não caberia nenhuma indenização
Certo		tendo em vista o princípio da legalidade, o dono do estabelecimento não é obrigado a aceitar o pagamento em cheque, pois não há lei que obrigue esta prática
 	
4.
São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que cabe ao poder Executivo, tipicamente:
Certo		exercer as funções de Governo e Administração
	indicar os Governadores dos Estados
	nomear os Juízes de 1ª Instância
	processar Deputados e Senadores
	indicar os Prefeitos das capitais
 	
5.
Analise as afirmativas abaixo:
I) Os poderes da União são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário
II) Os poderes da União são o Executivo, a Igreja e as Forças Armadas
III) Os poderes da União são a Marinha, o Exército e a Aeronáutica
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	a opção I é falsa
Certo		a opção I está correta
	a opção III está correta
	as opções II e III estão corretas
	a opção II está correta
Explicação:
A pergunta nos remete a afirmações sobre quais seriam os poderes da União ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal em seu artigo segundo que dita - Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - Assim a resposta correta é a opção I está correta.
 	
6.
Considerando que no Título I, Dos Princípios Fundamentais, da Constituição da República Federativa do Brasil, determina que são poderes da União o Legislativo, Executivo e o Judiciário. Essa divisão funcional consiste em atribuir:
Certo		Independência entre os poderes
	mais poder no âmbito do Executivo
	ao Presidente da República maior poder sobre o Judiciário
	mais poder no âmbito do Judiciário
	mais poder no âmbito do Legislativo
 	
7.
Estado é uma organização de um grupo de pessoas em determinado território, visando o bem comum. Para existência do Estado, é necessário existir um conjunto de regras que possibilitem sua existência. Há um ramo do Direito com o objetivo de criar regras de organização do Estado e distribuição das esferas de competência do poder político. Este ramo do Direito é determinado como:
Certo		
Direito Constitucional.
	
Direito Civil.
	
Direito do Consumidor.
	
Direito Penal.
	
Direito do Trabalho.
Explicação:
Direito Constitucional é o ramo do Direito que incide em uma série de princípios, conceitos e instituições que constam em vários direitos positivos ¿ Direito Penal, Civil, Trabalho, Consumidor etc ¿ classificando e sistematizando-os para uma visão unitária. Assim, a resposta correta é: Direito Constitucional.
 	
8.
A Constituição Brasileira determina que o Estado Brasileiro tem como um de seus fundamentos o valor social
do trabalho e a livre iniciativa e que, em consequência disso, este configura-se obrigatoriamente capitalista; determina também que nas relações entre capital e trabalho será sempre reconhecido o valor social do trabalho.
 Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
Certo		estes são fundamentos da República
	estes são fundamentos do Socialismo
	estes são fundamentos das Teocracias
	estes são fundamentos do Comunismo
	estes são fundamentos da Monarquia
Explicação:
Para uma melhor resposta vamos nos socorrer do texto da Constituição Federal que trata da questão do trabalho e da livre iniciativa - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - o próprio texto em caput dita em sua parte final ...¿ tem como fundamentos¿¿ - que, como citada acima tem como determinação ¿ os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa¿ - assim a resposta correta é: estes são fundamentos da República.
A Constituição Brasileira ao ditar que a liberdade de expressão é um direito fundamental, proibindo o anonimato. Isso significa que cada pessoa é que decide que informações divulgar. A proibição do anonimato esta ligada a todos os meios de comunicação; esta regra constitucional é refletida apenas junto apenas às:
	
Atividades Jurisdicional.
	
Atividades jornalísticas.
Certo		
É de grande amplitude e não tem destinatário específico.
	
Atividades ligadas ao magistério.
	
Atividades Políticas.
Explicação:
A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu Artigo 5º, IV: - e livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; A liberdade de expressão tem seu ônus, tal como o de se manifestar, e, ao assumir a autoria da manifestação pode eventualmente responder por danos a terceiros. O veto constitucional ao anonimato, busca impedir a consumação de abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento, assim exigindo-se a identificação de quem se vale dessa prerrogativa, sem destinatário específico. Assim, a resposta correta é: É de grande amplitude e não tem destinatário específico.
 	
2.
O Artigo 5º da Constituição Federal, em seu Inciso II determina que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei...". A este princípio dá-se o nome de:
	princípio do contraditório
	princípio da territorialidade
	princípio da maioridade penal
Certo		princípio da legalidade
	princípio da capacidade legal
 	
3.
São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que ao Poder Judiciário atribui-se:
	nomear Ministros de Estado
	exercer as funções de Estado
Certo		o exercício da jurisdição, significando dizer qual o direito a ser aplicado ao caso concreto
	elaborar as leis
	executar a política econômica
 	
4.
É garantido no art. 5, XIV, Capítulo I, Dos Direitos Individuais e Coletivos, da CRFB, a inviolabilidade de qual direito não absoluto:
	o direitos civil
Certo		o direito a informação
	o direito a informática
	o direito penal
	o direito a proteção jurídica
	Gabarito
Coment.
 	
5.
A Constituição Federal é um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que dentre outras funções regula os direitos fundamentais. O Artigo 5º da Constituição Federal determina : ¿Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:...¿; neste, estão definidos e enumerados parte dos direitos fundamentais; um destes direitos protegidos é o direito à vida, que possui dois aspectos importantes: sob a ótica biológica o direito a integridade física e psíquica e, em outra face, significa o direito e condições materiais e espirituais para existência com dignidade. Esta forma de dignidade é determinada como princípio da:
	
Acesso a Informação.
	
Igualdade.
	
Liberdade de Expressão.
Certo		
Dignidade Humana.
	
Liberdade de Pensamento.
Explicação:
O Direito à Vida é considerado o mais fundamental de todos os direitos; - é o primeiro entre todos, considerado um pré-requisito para a existência dos demais direitos, como o princípio da Dignidade da Pessoa Humana, que é fundamento da República, que se associa, por exemplo, a erradicação da pobreza e redução de desigualdades sociais. Assim, a resposta correta é: Dignidade Humana.
 	
6.
O direito fundamental à vida, determinado pelo Artigo 5º da Constituição Federal, não é um direito absoluto, pois, no caso do aborto terapêutico, que é o caso em que se tenta salvar a vida da gestante, ou chamado humanitário, no caso de gravidez resultante de estupro, ele é permitido.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	o direito à vida é absoluto, não consagrando as possibilidade relatadas
	em nenhum caso se pode fazer um aborto no Brasil
	a prática do aborto é permitida nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo
Certo		os abortos ditos terapêuticos e humanos demonstram que o direito constitucional à vida não é absoluto
	no Brasil não há a necessidade de autorização judicial para prática do aborto
Explicação:
A questão nos remete a um direito constitucional que é o direito a vida ¿ relatando na pergunta o caso da possibilidade de aborto de cunho terapêutico; para uma melhor resposta vamos nos socorrer de duas legislações; primeiro a legislação constitucional citada pergunta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - este artigo cita vários direitos ligados aos direitos a garantias fundamentais ¿ mas no caso específico sobre o direito a vida, e importante se socorrer de outra legislação estudada, o Código Penal: Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: Aborto necessário I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal; chamados terapêuticos; - demonstrando assim que este direito não é absoluto. Assim, a resposta correta é: os abortos ditos terapêuticos e humanos demonstram que o direito constitucional à vida não é absoluto.
 	
7.
São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que:
Certo		a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos
	existe uma dependência entre os Poderes
	o Poder Judiciário cria legislações para a Administração Federal
	o Poder Executivo interpreta as leis
	o Poder Legislativo tem eleições indiretas para seus membros - Deputados e Senadores
Explicação:
A pergunta nos remete a definição sobre os poderes da União, sua harmonia e independência - Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - e qual a conclusão, dentre as respostas, se enquadra na definição ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal e seu Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos
termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Assim a resposta correta é: a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos
	Gabarito
Coment.
 	
8.
Analise as afirmativas abaixo:
I) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à segurança e à propriedade
II) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido apenas aos brasileiros a inviolabilidade do direito à segurança
III) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido somente aos estrangeiros a inviolabilidade ao direito à segurança e à propriedade
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	a opção III está correta
Certo		a opção I está correta
	as opções II e III estão corretas
	a opção I é falsa
	a opção II está correta
Explicação:
A questão nos remete a legislação estudada no conteúdo da disciplina, a Constituição Federal, em informações contidas no seu artigo 5º ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada e reproduzir o artigo, passando posteriormente a análise das afirmativas: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:¿ - Afirmativa I) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à segurança e à propriedade; afirmativa correta; afirmativa II) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido apenas aos brasileiros a inviolabilidade do direito à segurança, afirmativa falsa; afirmativa III) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido somente aos estrangeiros a inviolabilidade ao direito à segurança e à propriedade, afirmativa falsa; Assim, pela combinação de respostas, a correta é: a opção I está correta.
O inciso XI, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável. Esta afirmação determina que:
	o ingresso à casa por familiares é livre em qualquer situação
	o ingresso à casa ou apartamento é liberado pelo condomínio
Certo		só se pode ingressar na casa de outrem com o consentimento do morador
	o ingresso à casa é livre para a autoridade policial
	o consentimento para ingressar na casa do morador não precisa ser prévio
Explicação:
A questão nos remete a possibilidade de acesso a casa de um cidadão, na questão esta citado o art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, a resposta correta é, em análise a contrassenso: só se pode ingressar na casa de outrem com o consentimento do morador.
 	
2.
A Constituição Federal consagra a casa, o domicílio, com asilo inviolável do indivíduo ¿ cito: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - Neste âmbito o conceito de casa ou domicílio é mais amplo, não se tratando apenas da moradia, a habitação com intenção definitiva de residência, mas todo local determinado que alguém ocupa com exclusividade. Este conceito de casa como asilo inviolável pode também ser aplicado:
	
Local público.
	
Aposento não ocupado.
	
Casas de jogos.
Certo		
Recintos fechados, não abertos ao público, mesmo os de cunho profissional.
	
Aposentos não coletivo.
Explicação:
O domicílio delimita um espaço físico em que o indivíduo desfruta da sua privacidade, significando a proibição da intrusão material em uma habitação privada, compreendendo também, ressaltando que esta inviolabilidade não alcança somente a casa, o domicílio, qualquer outro recinto fechado, não aberto ao público, mesmos de cunho profissional.
 	
3.
Assinale a alternativa que corresponde o termo "Contrafação" de marcas:
	
Ação que consiste na violação ou alteração de leis
	Infração penal considerada como "crime menor"
	Obra inovadora que ainda não obteve patente
	Obra idêntica a obra original com autorização do autor.
Certo		Obra que imita ou reproduz fraudulentamente outra
Explicação:
Para adquirir a propriedade da marca é necessária a concessão do pedido de registro pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), assegurando ao seu proprietário a proteção e o uso exclusivo de tal marca no território nacional. Contrafação ou atos de contrafação de marca nada mais é do que toda prática ilícita que consista no desrespeito ao direito de exclusividade do titular de determinada marca registrada perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
 	
4.
Um estrangeiro residente no Brasil comprou um imóvel. Ao tentar registrá-lo no Registro de Imóveis, foi informado pelo responsável pelo cartório de que este registro não seria possível, pois, no Brasil, o estrangeiro não tem direito à propriedade.
Com relação ao que foi afirmado pelo responsável pelo cartório, assinale a opção correta:
	o direito à propriedade não é extensivo aos estrangeiros
	apenas os herdeiros de estrangeiros têm o direito à propriedade
	para ter direito à propriedade o estrangeiro terá que estar domiciliado há pelo menos 10 anos no Brasil
Certo		o responsável pelo cartório agiu de forma incorreta, pois o estrangeiro residente ou não no Brasil tem o direito à propriedade
	o responsável pelo cartório está correto, pois no Brasil apenas os cidadãos brasileiros tem o direito à propriedade
Explicação:
A pergunta nos remeta aos direitos de propriedade, sendo ele de brasileiro e estrangeiro ¿ com o não reconhecimento de um cartório pela compra de um imóvel ¿ ou seja, a prioridade do mesmo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal de 1988 em seu Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
assim a resposta correta é o responsável pelo cartório agiu de forma incorreta, pois o estrangeiro residente ou não no Brasil tem o direito à propriedade
	Gabarito
Coment.
 	
5.
Analise as afirmativas abaixo:
I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras
II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra
III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
Certo		a opção I está correta
	a opção III está correta
	a opção II está correta
	as opções II e III estão corretas
	a opção I é falsa
Explicação:
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas - I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação
ou reprodução de suas obras ¿ a opção esta correta pois é o que determina o Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. - a opção II cita, II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra ¿ opção falsa, pois os autores não tem apenas o direito exclusivo de utilizar a obra; opção III, III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra ¿ opção falsa, pois o autor tem outros direitos exclusivos, além o de publicar a obra ¿ assim a resposta correta, pela combinação de opção é: a opção I está correta.
 	
6.
(CESPE/OAB/2010 - adaptada) - De acordo com a Lei da Propriedade Industrial, poderá ser registrado como marca:
	
termo técnico que, usado na indústria, na ciência e na arte, tenha relação com o produto ou serviço a distinguir.
	
sinal de caráter genérico comum, necessário ou simplesmente descritivo, quando tiver relação com o produto ou serviço a distinguir, vedada a utilização de forma distintiva.
Certo		
símbolo ou sinal específico formado por cores e denominações que estejam dispostas ou combinadas de modo peculiar e distintivo.
	
termo técnico genérico ou científico que, usado na indústria, na ciência e na arte, tenha relação com o produto ou serviço a distinguir.
	
reprodução ou imitação de título, de moeda ou cédula de curso forçado da União, dos estados, do DF, dos territórios e dos municípios.
Explicação:
As marcas são um sinal distintivo, que serve para diferenciar produtos e serviços ¿ uns dos outros. Isso significa que a marca é o meio pelo qual uma empresa se comunica com os seus clientes no mercado, já que, por meio dela, eles serão capazes de distinguir seus produtos e serviços dos concorrentes, além de reconhecer o valor e a qualidade do seu produto.
O que pode ser registrado como marca?
De acordo com a Lei. 9.279, de 1996, que regulamenta o registro de marcas no Brasil, qualquer sinal visualmente perceptível pode ser registrado como marca. Isso inclui símbolos, figuras, palavras, emblemas, dentre muitas outras opções.
Além disso, a marca a ser registrada deve ser dotada de distintividade, o que significa dizer que o sinal escolhido não pode ser algo genérico, de uso comum. Ele deve ser diferenciado o bastante, para que possa ser registrado como propriedade de uma única empresa.
 	
7.
Analise as afirmativas abaixo:
I) a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem consentimento do morador
II) a casa é um asilo inviolável, podendo a polícia , sem o consentimento do morador, nela penetrar, em caso de flagrante delito ou desastre
III) a casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
Certo		a opção III é falsa
	a opção II é falsa
	as opções I e II são falsas
	a opção III está correta
	a opção I é falsa
Explicação:
A pergunta nos remete a afirmações referentes a possibilidade ou impossibilidade de acesso a casa de um cidadão ¿ para isso vamos nos reportar as afirmações: afirmação I - I) a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem consentimento do morador ¿ afirmativa verdadeira pois corrobora com o texto legal, reproduzo; Art. 5º Constituição Federal, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - afirmativa II - II) a casa é um asilo inviolável, podendo a polícia , sem o consentimento do morador, nela penetrar, em caso de flagrante delito ou desastre, afirmativa correta; - afirmativa III - III) a casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial ¿ afirmativa falsa em confronto com o texto legal - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, pela combinação de resposta ¿ a correta é: a opção III é falsa.
 	
8.
Analise as afirmativas abaixo:
I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras
II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes
III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	a opção III é falsa
Certo		as opções I e II são falsas
	a opção I esta correta
	a opção II está correta
	as opções I e II estão corretas
Explicação:
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas ¿ opção I: I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras ¿ a afirmativa é falsa, pois a proteção dos inventos industriais, como por exemplo a patente é de 20 anos; opção II, II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes - opção falsa, pois as obras literárias, musicais e filmes são protegidas pela legislação autoral, pelo critério da originalidade; opção III, III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção, opção verdadeira, pois cada obra industrial tem um prazo específico para sua proteção ¿ assim, pela combinação de opção de respostas, a opção correta é as opções I e II são falsas.
A Propriedade Industrial é o conjunto de direitos que visa assegurar o monopólio sobre determinadas invenções, modelo de utilidade, desenhos industriais e marcas. Para proteção destes direitos relativos a uma patente, esta se efetua mediante:
	
Usucapião do Estado.
	
Desimpedimento do autor.
	
Com a devida autorização do empregador.
	
Doação do Estado.
Certo		
Concessão do Estado.
Explicação:
A patente assegura a direito exclusivo sobre invenções ou modelos de utilidade via um contrato temporário entre o Estado e o Autor para obtenção do reconhecimento de divulgação pública, da produção e da comercialização da invenção. Para tanto, a propriedade industrial protege os bens materiais, considerando o interesse social e o desenvolvimento tecnológico, por via, de uma concessão de patentes de invenção e modelo de utilidade. Assim, a resposta correta é: Concessão do Estado.
 	
2.
O inciso XII, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina a inviolabilidade do sigilo das correspondências. Além das correspondências, outras formas de comunicação protegidas são:
	apenas as de dados
	apenas aquelas transmitidas oralmente
Errado		as comunicações telegráficas, de dados e telefônicas
Errado		apenas as telegráficas
	apenas as telefônicas
Explicação:
A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: as comunicações telegráficas, de dados e telefônicas.
 	
3.
A Constituição Federal pressupõe a existência de um catálogo de direitos fundamentais para sua existência e legitimidade, ressaltando que o direito estar constitucionalizado não garante, a este, condição de fundamental. A inviolabilidade da correspondência
tem sempre o caráter de confidencialidade e reserva, considerada como um segredo e direito que não existe somente se tratando de cartas reservadas ou confidenciais. Esta inviolabilidade pode ser quebrada:
	
Por ordem administrativa de um delegado de polícia.
	
Apenas nos crimes contra liberdade de expressão.
	
Apenas nos casos de crimes contra a honra.
	
Em qualquer caso pois não é um direito absoluto.
Certo		
Em último caso por ordem judicial.
Explicação:
A inviolabilidade possui o sentido de proteção contra abusos indevidos cometidos pelo Estado. Assim, a inviolabilidade de correspondência cederia um espaço a um interesse maior, por exemplo em situação de um justificado interesse público. Dita a Constituição Federal de 1988 - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - e inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: Em último caso por ordem judicial.
 	
4.
O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. Estes direitos podem ser transmitidos:
	aos empregados pelo tempo que a lei fixar
	aos herdeiros sem período de tempo fixado por lei
	aos estados pelo tempo que a lei fixar
Certo		aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar
	mesmo com herdeiros, a obra, após a morte do autor entra em regime jurídico de Domínio Público
Explicação:
A questão nos remete a transmissão dos direitos de autor e a para quem podem ser transmitidos ¿ já na pergunta há reprodução do texto legal que cita: O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer a outra legislação estudada no conteúdo, Constituição Federal: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; - assim a resposta correta é: aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
	Gabarito
Coment.
 	
5.
Tício, ao ter sua intimidade e vida privada violada por um famoso programa de TV, que fez imagens suas de dentro de sua casa, foi a uma delegacia e apresentou uma queixa-crime contra o citado programa. Ao receber a queixa-crime, o delegado informou a Tício que ele não teria sucesso em seu pedido, pois, por ser um programa de TV não haveria como processá-los. Com relação ao que foi afirmado pelo delegado, assinale a opção correta:
	o programa de TV poderia filmar Tício, pois se trata de imagem atributo
Certo		o delegado agiu de forma incorreta, pois a violação da privacidade e da imagem sem autorização pode acarretar uma indenização de cunho material ou moral
	o programa de TV poderia filmar Tício, pois as imagens são públicas
	o programa de TV poderia filmar Tício, pois não há diferença entre imagem pública ou privada
	Tício deveria se preocupar e manter suas portas e janelas trancadas para não ser filmado
Explicação:
A questão nos remete ao instituto constitucional da privacidade e intimidade ¿ a pergunta está centrada na suposta impossibilidade de reparação por esta invasão; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada: A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Assim, a resposta correta é: o delegado agiu de forma incorreta, pois a violação da privacidade e da imagem sem autorização pode acarretar uma indenização de cunho material ou moral.
 	
6.
Um policial, ao passar em frente a uma casa, percebe que um dos cômodos está pegando fogo. Ele penetra na casa e apaga o fogo. Ao ser surpreendido pelo morador, é informado pelo mesmo que não tinha autorização para penetrar na casa e que irá processá-lo.
Com relação ao que foi dito pelo morador, assinale a opção correta:
	O morador poderá processar o policial por flagrante delito
	O policial teria obrigatoriamente de esperar que o morador chegasse em casa
	O policial poderia adentrar a casa, pois era caso de flagrante delito
Certo		O morador não terá sucesso caso processe o policial, pois este, ao penetrar na casa, o fez como determina a lei, em caso de desastre, no caso, o incêndio
	O policial não poderia penetrar na casa, pois, em caso de incêndio só o corpo de bombeiros poderia fazê-lo
Explicação:
A pergunta nos remete a situações em que o direito a asilo inviolável da residência pode ser relativizado ¿ para uma melhor responta vamos nos socorrer da Constituição Federal, em seu artigo que trata dos Direitos e Garantias Individuais e Coletivas - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - fica claro que a situação poderia ser enquadrada nas situações de desastre, ou para prestar socorro ¿ assim a resposta correta é: O morador não terá sucesso caso processe o policial, pois este, ao penetrar na casa, o fez como determina a lei, em caso de desastre, no caso, o incêndio.
 	
7.
O artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que é direito exclusivo do autor a utilização, publicação ou reprodução de sua obra. Esta afirmação determina que:
	apenas o cônjuge pode reproduzir a obra sem a autorização do autor
	os herdeiros podem a qualquer momento reproduzir a obra do autor
	não há a necessidade de autorização prévia e expressa do autor para se reproduzir uma obra
Certo		para se reproduzir uma obra é necessário a autorização prévia do autor
	qualquer autor pode reproduzir a obra de outro autor
 	
8.
Em uma festa infantil, Tício coloca imagens referentes aos mais diversos super-heróis, para agradar seu filho Cícilo. Um dos pais de uma criança convidada pergunta a Tício se ele teria autorização dos criadores dos personagens para reproduzi-los na festa. Tício alega que os personagens, por estarem na TV, podem ser utilizados e reproduzidos livremente:
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta:
	como a reprodução das imagens foi feita parcialmente, não haveria a necessidade de autorização
Certo		Tício, ao reproduzir as imagens dos super-heróis na festa de seu filho, o faz indevidamente, pois não tem autorização dos autores para reproduzi-los
	só seria necessária autorização se a reprodução fosse feita em tamanho natural
	Tício pode realmente reproduzir os personagens,
pois, além de estarem na TV, também estão na Internet
	como as imagens são cópias, não é necessário nenhuma autorização para reproduzi-las
Explicação:
A pergunta nos remete a possibilidade de reprodução de imagens ¿ no caso, imagens de super-heróis. Primeiro devemos lembar que a utilização de imagens, sejam imagens retratos ou atributos, ou de personagens de desenhos animados só podem ser reproduzidas no todo ou em parte com a devida autorização das pessoas ou dos ciadores dos personagens ¿ tal afirmação é pautada na Constituição Federal, no Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVIII - são assegurados, nos termos da lei: a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; - assim, a resposta correta é: Tício, ao reproduzir as imagens dos super-heróis na festa de seu filho, o faz indevidamente, pois não tem autorização dos autores para reproduzi-los.
O Artigo 5º, inciso XI, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nele penetrar sem o consentimento do morador. Uma das exceções é o caso da concessão de uma ordem judicial, que só poderá ser cumprida:
	durante a noite
	durante o expediente do policial
	apenas na presença do morador
Certo		durante o dia
	durante a madrugada
Explicação:
A questão nos remete ao cumprimento de ordem judicial que pode afastar a inviolabilidade de residência do cidadão; na questão esta reproduzido ao art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, a resposta correta é: durante o dia.
	Gabarito
Coment.
 	
2.
Artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, determina que, em caso de violação da intimidade, da vida privada, da honra ou da imagem das pessoas, o ofendido pode pleitear, em juízo, uma indenização. Esta afirmação determina que:
	o ofendido pode ter violada sua vida privada pelo cônjuge
	o estrangeiro não tem direito a pleitear indenização pela violação de sua intimidade
Certo		a indenização pode ser de âmbito material e moral
	o ofendido só pode pleitear indenização caso ele seja brasileiro nato
	o ofendido pode ter violada sua intimidade em caso de subordinação trabalhista
Explicação:
A questão nos remete a proteção a privacidade e intimidade contido na Constituição Federal, legislação estudada no conteúdo ¿ para uma melhor resposta vamos no socorrer desta legislação: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; Assim, a resposta correta é: a indenização pode ser de âmbito material e moral.
 	
3.
O Artigo 5º, inciso X, do título Dos Direitos e Garantias Fundamentais, determina que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Em caso de violação de algum desses direitos fica assegurado ao ofendido:
	Ingressar em juízo com uma ação Penal
	Ingressar em juízo com uma denúncia
	Ter assegurado direito copiar sua imagem
Certo		Ter assegurado direito à indenização
	Ingressar com um mandado de segurança
Explicação:
A pergunta nos remete a inviolabilidade de direitos fundamentais - intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. - A questão nos remete a que tipo de direito fica assegurado quando há inviolabilidade destes direitos ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer do citado artigo - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; - no corpo do texto fica determinada a resposta correta: Ter assegurado direito à indenização.
	Gabarito
Coment.
 	
4.
A Constituição Federal garante às pessoas o direito à propriedade. Esse direito à propriedade deverá ceder, quando necessário:
	aos interesses dos empregadores
	ao interesse dos herdeiros
Certo		à tutela do interesse público, nas hipóteses legais de desapropriação
	aos interesses dos particulares
	aos interesses da comunidade
Explicação:
 A pergunta nos remete a questões referentes só direito de propriedade que esta garantido e regulado na Constituição Federal nos seguintes dispositivos - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXII - é garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; como este direito não é um direito absoluto, já que deverá atender a sua função social, em caso de abuso a própria Constituição determina: XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição; - assim a resposta correta é: à tutela do interesse público, nas hipóteses legais de desapropriação
 	
5.
(TRT 1ª Região/ 2013 - FCC) - Ao disciplinar o direito de propriedade como um direito fundamental, a Constituição da República prevê que:
	
o direito de herança é garantido, sendo a sucessão de bens de estrangeiros situados no País sempre regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros.
	
a desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, procede-se, em regra, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
Certo		
no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização posterior, se houver dano.
	
a pequena propriedade rural, assim definida em lei, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.
	
a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio vitalício para sua utilização, além de proteção temporária para criações industriais, propriedade das marcas, nomes de empresas e outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País.
Explicação:
A Constituição Federal de 1988, assegura a proteção ao direito de propriedade desde que atendida sua função social. Nesse sentido, assim se fez expressamente consignar, especialmente em relação à urbana:
¿Art. 5º: (...)
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
XXIV - a lei estabelecerá

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais