Buscar

Avaliação I - Individual Semipresencial - SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637454) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17252005
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Considerado o berço do novo homem, no Vale da Mesopotâmia, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam drasticamente. Uma das mudanças mais marcantes é a fixação do homem à terra, que dá origem à propriedade. Dessa maneira, deve-se aos mesopotâmicos vários elementos de nossa civilização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O círculo de 360 graus e o processo aritmético da multiplicação.
(    ) O ano de 12 meses, a semana de 7 dias e a divisão do dia em 24 horas.
(    ) A crença nos horóscopos e os 12 signos do zodíaco.
(    ) A descoberta das vacinas, diminuindo imensamente o caos sanitário decorrente da falta de saneamento.
(    ) O hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da Lua.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	2.
	Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
	 a)
	Fornos e roda.
	 b)
	Cerâmica e armas.
	 c)
	Cerâmica e roda.
	 d)
	Armas e roda.
	3.
	Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
	 a)
	Industrialização.
	 b)
	Socialismo.
	 c)
	Capitalismo.
	 d)
	Desenvolvimento sustentável.
	4.
	Ao longo da sua existência, as sociedades humanas evoluíram de aglomerados humanos de hábitos nômades para comunidades sedentárias, o que ocasionou uma série de mudanças comportamentais. Com relação ao período nômade, analise as sentenças a seguir:
I- O hábito nômade ocasionava mais impactos sobre o ambiente do que o sedentarismo, fato que levou à insustentabilidade desse modo de vida e à sua consequente substituição.
II- Durante esse período, as atividades relacionadas à alimentação baseavam-se na coleta de vegetais e na caça.
III- Um dos fatores que dificultou a manutenção do modo de vida nômade foi o desconhecimento do fogo, cujo uso só foi administrado quando o sedentarismo já era a prática dominante.
IV- O Vale da Mesopotâmia pode ser considerado o berço do sedentarismo, já que é onde se tem os primeiros registros desse modo de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	O modo de vida original do ser humano, de acordo com a antropologia, o nomadismo, foi substituído pelo sedentarismo devido à revolução neolítica. Com relação às diferenças entre nomadismo e o sedentarismo no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nomadismo.
II- Sedentarismo.
(    ) Modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência.
(    ) Economia coletora motivada pela deslocação das populações que, na procura constante de alimentos, acompanhavam as movimentações dos próprios animais que pretendiam caçar. 
(    ) Constituem a maioria da população mundial, ora vivem em cidades, onde têm trabalho e moradia fixos, ora vivem do campo, explorando os recursos naturais renováveis, como as fontes de água, a agricultura e a pecuária.
(    ) Data de aproximadamente 10 mil anos, quando a transformação climática permitiu o início da produção de alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - I - I.
	 b)
	II - II - I - II.
	 c)
	I - I - II - II.
	 d)
	II - I - II - I.
	6.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	 b)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 c)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	 d)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	7.
	Os resíduos sólidos urbanos são denominados como um conjunto de latas, garrafas, restos de comidas, jornais, entre outros, que caracterizam a vida cotidiana. Com o passar dos anos, a sociedade os viu como parte da vida diária, que não merece nenhuma atenção especial, basta colocá-lo na beira da calçada para ser recolhido (THOMAS; CALLAN, 2012). Com relação aos resíduos urbanos na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos problemas clássicos relacionados com os resíduos sólidos na Idade Média foi o surgimento da peste bubônica.
(    ) O rápido aumento no número de cidades, associado ao crescimento demográfico restrito à parte interna de muralhas, propiciou a contaminação hídrica.
(    ) Já na Idade Média, a preocupação com os resíduos sólidos está presente na cidades, existem postos de coletas e motivação para a reutilização de materiais.
(    ) No início da Idade Média, a cidade de Roma se destacava na área de saneamento básico, distribuindo água potável e realizando o escoamento dos resíduos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:    
FONTE: THOMAS, J. M; CALLAN, S. J. Economia ambiental: fundamentos, políticas e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	De acordo com o novo estilo de vida, o sedentarismo, o homem passa a provisionar a oferta de alimentos. Agora, as civilizações não estão mais a mercê da mãe natureza, e, assim, além da gestão das terras cultiváveis, passam a demarcar territórios, surgindo o conceito de propriedade. Com relação a esta nova era, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de propriedade implica um reconhecimento formal daquela extensão de terra, e de direito exclusivo ao uso da comunidade que a delimitou.
II- Desde as primeiras negociações, para que fossem delimitadas as terras, eram feitos acordos por escrito, para evitar conflitos entre os povos.
III- O mais famoso destes acordos para a definição de propriedades foi o código de Hamurabi.
IV- De acordo com historiadores, Hamurabi era um típico legislador, criando leis inéditas que orientassem as civilizações na conduta de suas ações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II,III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	O Nordeste foi a primeira região do país a ser ocupada pelos portugueses. Para explorar os recursos naturais brasileiros, fizeram com que o território fosse dividido em capitanias. A riqueza e a abundância dos recursos naturais da colônia atraíram, ainda, piratas e aventureiros de outros países da Europa, tais como franceses, espanhóis e ingleses. Qual foi o primeiro principal recurso explorado pelos portugueses nos primeiros anos da colônia?
	 a)
	Pau-Brasil.
	 b)
	Ouro.
	 c)
	Prata.
	 d)
	Mão de obra indígena.
	10.
	Após a Revolução Neolítica e a consequente adoção do sedentarismo, surgem as primeiras cidades a partir das primeiras aldeias, territórios onde foram construídas as primeiras habitações sólidas. A evolução da cultura urbana teve seu impacto para o meio ambiente. A falta de cuidados sanitários nos povoados teve consequências graves, principalmente na Idade Média. Mais uma vez se vê que o caos ambiental culmina com o caos social. Com relação a esses aglomerados humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As primeiras aldeias ou vilas humanas surgiram da necessidade da existência de centros de troca de produtos e da diversificação dos bens de consumo.  
(    ) Escavações realizadas demonstram que as primeiras cidades eram construídas em torno de um templo, onde o deus Sol era reverenciado.
(    ) Um fator primordial para a fundação das primeiras cidades foi o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente de irrigação.
(    ) A partir do desenvolvimento das cidades surgem as profissões de metalúrgico e ourives.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Pressione o

Continue navegando