Buscar

Prévia do material em texto

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
ACADÊMICO: Bruno Baruffi
OBSERVAÇÃO
Ao se passar um imã por dentro de uma bobina surge nessa espira uma tensão induzida. Notou-se também que a tensão induzida é proporcional à velocidade do imã.
Por que isto acontece?
Ao aproximar o ímã da bobina, é produzido uma variação do fluxo magnético no circuito, surgindo nele uma força eletromotriz induzida. A corrente induzida apresenta sentidos diferentes conforme a variação do fluxo magnético. Isso é explicado na Lei de Faraday e Lei de Lenz
Lei de faraday
De acordo com a lei de Faraday quando há variação de fluxo de campo magnético em algum circuito condutor, como em uma bobina, uma força eletromotriz induzida (tensão elétrica) surge nesse condutor.
 
Lei de lenz
Segundo Lenz a força eletromotriz induzida por uma variação de fluxo magnético será sempre formada em um sentido que se oponha a essa variação, ou seja, quando o ímã se aproxima da bobina ela tende a expulsá-lo e quando se afasta tende a atraí-lo.
 
Ímã se aproximando da bobina
Ímã se afastando da bobina
experimento
Para a hipótese ser verificada foi realizado um experimento envolvendo a aproximação e afastamento de um ímã com a velocidade variável em uma bobina. Com o auxílio de um multímetro foi medido a tensão gerada.
Funcionamento do experimento
Ao girar a manivela a caixa de transmissão multiplica a rotação que é transmitida para a polia maior que através de uma correia transfere a rotação para a polia menor que esta acoplada em um virabrequim. O virabrequim esta ligado a uma biela que segura o ímã e faz o movimento de aproximação e afastamento dentro da bobina.
Demonstração do experimento
O vídeo mostra o experimento realizado utilizando uma ponte retificadora para converter corrente alternada gerada naturalmente pela bobina para corrente contínua. Utiliza-se um multímetro para medir a tensão em corrente contínua em escala de 2000mV. Note a variação da tensão conforme a variação da velocidade do ímã.
Link do vídeo: https://youtu.be/6egtd0k46-w
Materiais utilizados
30 metros de fio de cobre esmaltado 28 awg
2 ímãs de neodímio de 10x4mm 
1 seringa de 5ml
2 pedaços de cano de pvc de 3cm de comprimento
15cm de fio de cobre 3mm
15cm de fio de cobre 4mm
2 pedaços de régua com 6cm de comprimento
1 polia pequena
1 polia grande 
1 elástico de dinheiro
1 caixa de transmissão 
1 ponte retificadora 
1 multímetro
conclusão
Ao realizar o experimento concluiu-se que a hipótese da tensão induzida ser proporcional à velocidade do ímã é verdadeira. Notou-se que a tensão aumenta à quantia que o fluxo magnético ocasionado pelo movimento do ímã também aumenta.

Mais conteúdos dessa disciplina