Buscar

Fundamentos de Rede - Aula 10 - Redes sem fio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de Redes de Computadores / Aula 10 - Redes sem fio
As redes sem fio e os serviços moveis relacionados que elas possibilitam vieram para ficar. Do ponto de vista de rede, os desafios proposto por essas redes, particularmente nas camadas de enlace e de rede, são diferentes dos desafios de redes de computadores cabeadas. Quando falamos de redes sem fio pensamos logo em mobilidade, existe porém muitos ambientes de redes nos quais os nós da rede são sem fio, mas não móveis (por exemplo, redes de residências sem fio ou redes de escritórios onde se desejou evitar o custo da instalação do cabeamento.
Host sem fio ou cabeadas são os sistemas finais que executam aplicações.
Enlaces sem fio são a ligação entre hosts e um ponto de acesso. Diferentes tecnologias de enlace sem fio possuem taxas de transmissão distintas, bem como área de cobertura de tamanhos diferentes.
Ponto de acesso ( access point) é parte fundamental de uma rede sem fio. Ele é responsável pelo envio e recebimento de dados. (Por exemplo, pacotes) para hosts sem fio que estão associados com ele. Um host sem fio está associado a um ponto de acesso quando está dentro do alcance de comunicação sem fio do ponto de acesso e o utiliza para retransmitir dados entre ele e o resto da rede.
Infraestrutura de rede é a rede maior com o qual um host sem fio pode querer se comunicar.
Redução da força do sinal ocorre quando radiações eletromagnéticas são atenuadas quando atravessam algum tipo de matéria (por exemplo, um sinal de rádio ao atravessar uma parede) o sinal se dispersará mesmo ao ar livre, resultando na redução de sua força (ás vezes denominada atenuação de percurso) à medida que aumenta a distância entre emissor e receptor.
Interferência de outras fontes de rádio transmitido na mesma banda de frequência sofrerão interferência umas das outras.
Propagação multivias ou multicaminhos ocorre quando partes da onda eletromagnéticas se refletem em objetos e no solo e tomam caminhos de comprimentos diferentes entre um emissor e um receptor. Isso resulta no embarlhamento do sinal recebido no destinatário. Objetos que se movimentam entre o emissor e o receptor podem fazer com que a propagação multivias mude ao longo do tempo.
Utilizam CSMA/CA como protocolo de acesso ao meio.
Um BSS contém um ou mais hosts sem fio e um ponto de acesso (Access Point - AP).
IEEE 802.11 também podem se agrupar e formar uma rede ad hoc - rede sem nenhum controle central e sem nenhuma conexão com o "mundo exterior".
Em 802.11, cada estação sem fio precisa se associar com um AP antes poder enviar ou receber dados da camada de rede.
O protocolo MAC 802.11
Após realizada a associação ao AP, o host pode começar a enviar e receber quadros de dados de e para o ponto de acesso. No entanto, como várias estações podem querer transmitir quadros de dados ao mesmo tempo é preciso um protocolo de acesso múltiplo para coordenar as transmissões. De forma similar ao CSMA/CD da Ethernet, "CSMA” de CSMA/CA quer dizer "Acesso Múltiplo por Detecção de Portadora", o que significa que cada estação sonda o canal antes de transmitir e abstém-se de transmitir quando percebe que o canal está ocupado. Primeiro, em vez de usar detecção de colisão, 802.11 usa técnicas de prevenção de colisão.
Prevenção de colisão ao contrário do protocolo ethernet 802.3, o padrão 802.11 não implementa detecção de colisão.
WPA (WI-FI Protected Acces) ele usa chaves de criptografia de 64 bits até 256 bits. No entanto, o WPA, ao contrário do WEP, gera novas chaves dinâmicas, cada vez que um cliente estabelece uma conexão com o AP. por esse motivo, o WPA é considerado mais seguro do que o WEP, pois é significativamente mais difícil de burlar.
O protocolo utilizado em redes sem fio para a confirmação da transmissão em redes sem fio é o: Automatic Repeat reQuest (ARQ), é um método para controle de erros em transmissão de dados que utiliza reconhecimento positivo (acknowledgements ou ack), que se constitui no envio ao transmissor de uma mensagem informando que o quadro foi recebido corretamente. Se o transmissor não receber o ack dentro de um determinado limite de tempo, ele retransmite o quadro.
O elemento básico da arquitetura de LAN sem fio 802.11 denomina-se:  os componentes da arquitetura de LAN sem fio 802.11 que tem como elemento básico o conjunto básico de serviço (Basic Service Set - BSS). Um BSS contém um ou mais hosts sem fio e um ponto de acesso (Access Point - AP).

Outros materiais