Buscar

Atividade 1 - Desenvolvimento Humano e Social 2020.2

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
3 em 3 pontos
	
	
	
	Orientações para a realização da atividade: 
1) Dê a sua contribuição sobre o tema. É proibida a cópia de textos da internet, sem a adequada citação da fonte;
2) Caso você opte por usar alguma citação de outros autores, faça as devidas referências: coloque o trecho entre aspas e indique sua fonte;
3) Você terá apenas uma oportunidade de enviar essa atividade;
4) Escreva de forma clara e coesa, utilizando a norma culta da língua portuguesa e a ABNT. Não utilize abreviações, gírias e/ou linguagem coloquial.
***                                                                                                                                  
Atividade 1: 
Conforme estudamos no conteúdo da Unidade 1, a história do Brasil não é uma história de integração étnica, cultural ou social. Ao contrário, esse processo de formação foi repleto de violência e exclusão social, tanto no passado quanto no presente. Para lidar com o problema, a Constituição de 1988 é um marco importante, na medida em que responde a tais padrões excludentes. Também chamada de Constituição Cidadã, ela foi construída a partir da intensa mobilização da sociedade civil, tornando-se símbolo da abertura democrática e da restituição de direitos e garantias constitucionais ameaçados pela Ditadura Militar. Nesse âmbito, o Estado brasileiro assegura o direito à cultura, material e imaterial, dos indígenas e afro-brasileiros. O que teriam esses povos de diferente para justificar tal proteção? 
Elabore um texto buscando responder a pergunta acima, levando em consideração os aspectos históricos do desenvolvimento do Estado e da sociedade brasileira que perduram até os dias atuais. 
Boa atividade! 
Profa. Dra. Fernanda Bastos Barbosa
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Não seria uma proteção e sim, um direito e reconhecimento histórico que passou a constar na constituição de 1988 (A constituição cidadã). A colonização dos portugueses no Brasil, tinha como principal objetivo: explorar, povoar, exterminar, conquistar, civilizar e dominar.  Os portugueses não descobriram o Brasil. O Brasil era povoado pelos indígenas que sofreram uma colonização forçada. Os índios não foram escravizados. Então os Portugueses trouxeram de outras colônias pessoas que eram escravizadas, onde elas não tiveram nenhuma escolha. As pessoas que eram trazidas para a escravidão, vinham normalmente de colônias africanas. Os índios e os Afro-brasileiros sofreram muito com a perca da sua cultura ou quase exterminação da mesma. E a constituição de 1988 de Ulysses Guimarães e tinha como as principais características: Direitos Trabalhistas (A nova constituição consolidou diversas conquistas aos trabalhadores.), Direitos Humanos, Determinou que os índios teriam a posse das terras que ocupavam bem como aquelas que ocupavam anteriormente, também garantindo à União o direito de legislar sobre os índios e garantir a preservação dos seus costumes, línguas, crenças e tradições e também para os quilombolas reconheceu o direito a posse às terras ocupadas por eles. Esse direito que eles obtiveram através dessa constituição foi de suma importância para seus descendentes, para manter os resquícios culturais, que faz parte da história do Brasil.
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]
	
	
	
Domingo, 31 de Maio de 2020 18h43min02s BRT

Mais conteúdos dessa disciplina