Buscar

Atividade 1 - Estilo de vida, saúde e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROPOSTA:
Olá Estudante!
Começando nosso processo avaliativo, nessa unidade focaremos a dissertação. Uma questão dissertativa é um convite para que você articule de maneira mais formal os conteúdos vistos na unidade. Vamos ao trabalho?
Proposta: As disparidades na saúde podem ser consideradas como “diferenças na saúde relacionadas à desvantagem social ou econômica”. Existem diversos fatores sociais e econômicos que influenciam na saúde de um indivíduo ou de um grupo de pessoas, de modo que o conjunto de condições de vida de uma pessoa possui grande relevância à saúde desta.
Escreva um texto dissertativo sobre quais são os fatores sociais e econômicos que podem influenciar na saúde de uma pessoa. Considere em seu texto:
1. De que modo esses fatores influenciam a saúde de uma pessoa ou de um grupo?
2. Escolha um desses fatores e pesquise sobre doenças e condições de saúde que são influenciadas pelo fator escolhido.
3. Utilize em seu texto os conceitos de equidade e igualdade. Orientações e critérios de avaliação: I. Leia o conteúdo do material referencial desta unidade, desta forma terá mais embasamento nos seus textos. II. Leia com atenção e fique atento(a) aos itens solicitados. TODOS eles serão cobrados em sua resposta. Lembre-se que é um texto dissertativo, sua resposta NÃO deve vir em tópicos, mas em um texto único. Uma resposta completa ajudará a obter uma boa nota. III. Esboce seu texto previamente, releia antes de enviar e confira se tudo o que foi pedido foi respondido de maneira clara. Ao finalizar clique em “Salvar e Enviar”.
Orientações importantes: 1. Observe que esta atividade propõe uma reflexão sobre o tema estudado, portanto, o autor é você (elabore um texto de sua autoria). Textos copiados integralmente da internet terão a nota zerada. Lembrem-se que temos acesso aos sites de busca assim como vocês. 2. Utilize uma linguagem objetiva e clara, para que não fiquem dúvidas sobre a sua percepção crítica e analítica. 3. Atenção, também, à correção gramatical e à coerência. A ausência desses elementos refletirá na diminuição da nota.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	A idéia de igualdade e equidade  infelizmente se apresenta muitas vezes de forma utópica, uma vez que a sociedade se depara diariamente com situações onde se privilegiam  pequenos grupos de maior poder aquisitivo e por outro lado, exclui todo uma gama de indivíduos .          
Para elucidar o que foi dito, farei um comparativo:
Quando falamos de saúde publica e de quem a utiliza, automaticamente
associamos a  situação sócio econômica do mesmo para justificar essa escolha, mas, apesar de termos um numero elevado de brasileiros utilizando o SUS, encontramos falhas como nos fatores de prevenção e tratamento de doenças, uma vez que  atualmente faltam médicos e medicamentos. Por outro lado  temos um grupos que detém uma situação financeira diferente da citada anteriormente e com isso possuem  acesso a médicos e hospitais especializados. Por exemplo, num tratamento oncológico, aqueles que dispõe de  aparatos médicos, hospitalares adequados  para seu tratamento, assim como médicos 24h, nutricionistas e  psicólogos dentre outros e podem custear todo esse tratamento, saindo assim em vantagem. Deste modo podemos observar a discrepância entre as realidades socioeconômicas do pais, problemas como A falta de saneamento básico não se resumem a situações em que dejetos são depositados em céu aberto, a falta de limpeza das estações de tratamento, negligência na manutenção de fossas e contaminação de córregos são alguns exemplos de perigos com esgoto que infelizmente podem ser encontrados com frequência, trazendo consigo a facilitação do foco de doenças como:
Hepatite A, Giardíase, Amebíase,Febre Tifóide,Cólera, Doença bacteriana que causa diarréia e desidratação intensas, geralmente disseminada no inverno.
Levando em consideração que governo não investe em na saúde, saneamento, habitação  e nem tão pouco na educação. Podemos concluir que além de condições inadequadas de higiene  também á falta de conhecimento por parte do cidadão carente dificulta a prevenção e o tratamento de doenças, sendo elas de caráter publico.
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]

Continue navegando