A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Sociedade da Informação e do Conhecimento

Pré-visualização | Página 1 de 1

Acadêmico:
	
	
	
	Disciplina:
	Sociedade da Informação e do Conhecimento 
	
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( ( peso.:1,50)
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	Para Domenico de Masi, a tecnologia tornou-se uma ferramenta indispensável nas relações de produção, obrigando o mundo da produção industrial a sofrer grandes mudanças, tanto no processo de regulamentação da empresa como na organização do trabalho, de forma a responder aos imperativos que a própria tecnologia trouxe para o aperfeiçoamento das condições de vida do homem. Sobre tais mudanças provocadas por esses imperativos, analise as sentenças a seguir:
I- Aumento da necessidade de capital para a produção.
II- Maior necessidade de mão de obra especializada.
III- O imperativo de planejamento decorrente de capitais e tempo investido por se utilizar de processo manufatureiro na produção. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	O século XX trouxe consigo mudanças no capitalismo, fazendo dele global. Suas características são a ênfase na técnica e na ciência e o vazio gerado pelas incertezas desta nova sociedade capitalista global. Esta mudança criou mudanças éticas e morais, ao passo que os processos foram se modernizando e automatizando. Sobre as consequências da autonomização da técnica com relação aos valores éticos e às normas morais, analise as sentenças a seguir:
I- Distribuição de renda de forma homogênea.
II- Acréscimo do concentrado de excluídos sociais.
III- O aumento da concentração de renda.
IV- Melhores condições para toda a população.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	O crescente aumento do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, com origem entre as décadas de 60 e 70, foi resultado de três processos independentes. Dentre esses processos, encontramos o apogeu de movimentos sociais e culturais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos movimentos sociais e culturais desse período:
	 a)
	Movimentos feministas.
	 b)
	Balaiada.
	 c)
	Movimento contra a escravidão.
	 d)
	Virada cultural.
	4.
	A partir do final do século XX e início do século XXI, as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram, por um lado, a formação de redes de capital, de informações, de trabalho e de mercados e, por outro, foram responsáveis pela desconexão de territórios e populações considerados sem valor para a lógica capitalista de mercado. Por estes motivos, houve uma transformação na organização social atual, promovendo uma revolução tecnológica na sua estrutura social. Sobre essas revoluções, analise as sentenças a seguir:
I- As novas tecnologias impactaram diretamente nos meios de comunicação, produzindo mudanças nas representações, nas opiniões e nos valores sociais, provocando tensão entre cultura local e cultura global.
II- As novas tecnologias produziram alterações no ambiente organizacional, possibilitando uma variedade de atividades interligadas e transformando as relações de trabalho, o que produziu um equilíbrio salarial entre as diferentes funções. 
III- As mudanças tecnológicas estão diretamente relacionadas com as habilidades de uma sociedade para difundir e trocar informações, assim como para promover seu desenvolvimento econômico.
IV- As Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam alterações estratégicas nas fontes de poder em cada sociedade, sejam elas instituições sociais, como governos, famílias, trabalho ou religiões. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Atualmente, as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) constituem ferramentas indispensáveis no processo de fortalecimento e integração das nações na nova cadeia global. Este processo conferiu dinâmica de redes das diversas esferas da atividade humana. Esta lógica em curso transformou todos os domínios da vida. Sobre esses domínios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Teológica.
	 b)
	Tecnológica.
	 c)
	Religiosa.
	 d)
	Social e econômica.
	6.
	O avanço das tecnologias da comunicação e informação deixou preocupados alguns estudiosos das áreas sociais quanto à questão da socialização humana. Dessa forma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos fatores preocupantes era a ocorrência da introspecção individual.
(    ) Fator preocupante era a acumulação de dinheiro e o pouco consumo, por ficar em casa.
(    ) O fator primordial se concentrava no fato de as tecnologias não surtirem efeito e ninguém aderir a elas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	7.
	Na sociedade da informação, é comum supor que todas as pessoas estejam inseridas nela, todavia, há pessoas que não se integram por não possuírem acesso às tecnologias de informação e comunicação, o que se deve a vários fatores. Por este motivo é que surgem os infoexcluídos. De maneira geral, há duas principais razões pelas quais se dá a infoexclusão. Quais são elas?
	 a)
	Pobreza e falta de conhecimento.
	 b)
	Ignorância e falta de cultura.
	 c)
	Despreparo técnico e científico.
	 d)
	Desigualdade social e étnica.
	8.
	A nova lógica, na qual se insere o novo capitalismo global, é caracterizada por uma aposta na técnica e na ciência. Tal aposta é resultante de três processos históricos. Sobre esses processos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Revolução da tecnologia da informação.
(    ) Renovação da ciência e dos ideais religiosos.
(    ) Crise econômica do capitalismo e do estatismo.
(    ) Redefinição dos padrões de vida, baseados em modelos alternativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	A Sociedade da Informação é resultante de alguns processos, que tornaram possível toda uma gama de fatores para sua consolidação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos processos que tornou possível tal mudança:
	 a)
	Globalização de mercados.
	 b)
	Comunismo.
	 c)
	Guerra Fria.
	 d)
	Socialismo.
	10.
	Manuel Castells nos traz o conceito de ?quarto mundo? ao falar das sociedades em rede. Sobre tal conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o conceito desenvolvido ao observar a política mundial e caracterizar os países que não se constituem como democracias.
	 b)
	O quarto mundo é o conceito formado para descrever as regiões que receberam bloqueios comerciais por sua posição político-econômica.
	 c)
	Quarto mundo são os países que deixaram de ser colônia e proclamaram sua independência.
	 d)
	São povos desconectados, territórios desprovidos de valor e interesse aos olhos do capitalismo global, deixando-os na periferia do processo.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.