Buscar

Metabolismo Microbiano

Prévia do material em texto

Metabolismo Microbiano
Bioprocessos
Fatores que afetam a atividade enzimática
Produção de ATPs durante a respiração aeróbica
Fermentação
Láctica
Fermentação
Alcóolica
Os fotoautotróficos utilizam a luz como fonte de energia e o dióxido de carbono como sua fonte principal de carbono. Eles incluem bactérias fotossintéticas (bactérias verdes e púrpuras e cianobactérias), algas e plantas verdes. 
Os foto-heterotróficos utilizam a luz como uma fonte de energia, mas não podem converter dióxido de carbono em açúcar; em vez disso, eles utilizam compostos orgânicos como alcoóis, ácidos graxos, outros ácidos orgânicos e carboidratos, como fontes de carbono. 
Os foto-heterotróficos são anoxigênicos. As bactérias verdes não sulfurosas, como Chloroflexus, e as bactérias púrpuras não sulfurosas, como Rhodopseudomonas, são foto-heterotróficas
Os quimioautotróficos utilizam os elétrons provenientes dos compostos inorgânicos reduzidos como fonte de energia, e utilizam o CO2 como principal fonte de carbono.
Crescimento Microbiano
Alguns organismos, chamados de halófilos extremos, se adaptaram tão bem às altas concentrações de sais, que eles, de fato, necessitam dos sais para o seu crescimento. Nesse caso, eles podem ser chamados de halófilos obrigatórios. Os organismos de águas salinas, como o Mar Morto, requerem frequentemente cerca de 30% de sal, e a alça de inoculação utilizada para transferência deve primeiramente ser mergulhada em uma solução saturada de sal. 
Os halófilos facultativos são mais comuns e não requerem altas concentrações de sais, mas são capazes de crescerem em concentrações salinas de até 2%, uma concentração que inibe o crescimento de muitos outros organismos. Algumas espécies de halófilos facultativos podem tolerar até mesmo 15% de sal.
Pressão Osmótica
Câmara de cultivo de anaeróbicos
O tempo necessário para uma célula se dividir (e a sua população dobrar) é chamado de tempo de geração. Ele varia consideravelmente entre os organismos e com as condições ambientais, como a temperatura. A maioria das bactérias tem um tempo de geração de 1 a 3 horas; outras requerem mais de 24 horas por geração. 
O calor aparentemente destrói os microrganismos pela desnaturação de suas enzimas, o que resulta em mudanças na forma tridimensional dessas proteínas, inativando-as.
O ponto de morte térmica (PMT) é a menor temperatura em que todos os microrganismos em uma suspensão líquida específica serão destruídos em 10 minutos.
Outro fator a ser considerado na esterilização é o tempo requerido para o material se tornar estéril. Esse período é expresso como tempo de morte térmica (TMT), o tempo mínimo em que todas as bactérias em uma cultura líquida específica serão destruídas, em uma dada temperatura. 
O tempo de redução decimal (TRD, ou valor D) é um terceiro conceito relacionado à resistência bacteriana ao calor. TRD é o tempo, em minutos, em que 90% de uma população de bactérias em uma dada temperatura será destruída.

Continue navegando