Buscar

Impacto da tecnologia da informação na pandemia do Covid-19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Nome do Acadêmico: Gabriel Henrique Nasatto
Disciplina: Informática e Sociedade 
Curso: Sistemas de Informação (INF0237)
Professora: Simone Cristina Alessio
Resenha sobre o impacto da tecnologia da informação na pandemia do Covid-19
Desde os tempos antigos a tecnologia vem auxiliando a vida dos seres humanos dando-nos praticidade para a realização de serviços, fazendo assim com que tenhamos resultados mais eficientes. 
“Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.”
Temos relatos de tecnologia desde a pré-história, como por exemplo o jeito de como os pré-históricos controlavam o fogo, um jeito novo de lascar uma pedra pra fazer a ponta de lança para suas caçadas e até mesmo a invenção da roda, todas essas tecnologias auxiliaram as pessoas da época trazendo resultados muito eficientes, exemplo disso se dá no aumento da disponibilidade de recursos aumentando também a capacidade de obter alimentos e no caso da roda o resultado foi um auxílio aos seres humanos em questão de locomoção.
Apesar de os primeiros registros da tecnologia serem datados de muito antigamente, seu ponto de partida para se tornar o que é hoje começou nas revoluções industriais, onde ocasionou mudanças no processo produtivo com a utilização das máquinas, aumentando a industrialização e consequentemente a capacidade produtiva e revolucionando a maneira das pessoas se comunicarem, consequência disso se dá na globalização.
Os meios de comunicação passaram por evoluções muito significativas no último século, proporcionando assim, uma difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo. Sem pensar nas revoluções industriais e no século XX, voltando um pouco pro passado, mais precisamente para a origem dos seres humanos, a arte rupestre é basicamente onde toda a história da comunicação se iniciou, já apontava ali sua importância. Depois, com o surgimentos da escrita, a comunicação enfim se mostrou mais importante do que nunca, permitindo assim com que os povos pudessem ter contato e um maior entendimento. Séculos se passaram, a tecnologia e a comunicação evoluíram lado a lado, chegando a um dos primeiros sistemas modernos de comunicação, o telégrafo, um instrumento ligado por fios e eletroímãs, baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, encarregado de enviar mensagens a longas distâncias, a mensagem era transmitida por código Morse e era utilizado pelos governos. Após isso, houve a invenção do rádio, que além de servir de entretenimento transmitindo músicas e novelas, serviu como meio de comunicação durante as guerras. A criação do telefone foi basicamente uma evolução do telégrafo, o que difere é o estilo da mensagem, passando a ser uma mensagem de voz, ao invés desenhos ou mensagens de texto do telégrafo. E finalmente chegamos aos mais importantes meios de comunicação da tecnologia moderna, a televisão e a internet. Com a invenção destes meios houve a principal revolução da comunicação, podendo assim se comunicar de qualquer lugar do mundo transmitindo imagens e áudio. A internet por sua vez, continua sendo o principal veículo de informações, necessitamos dela todos os dias para nos comunicarmos, além de outras funções que ela nos proporciona, como um meio de estudar, ouvir músicas, ver vídeos como forma de entretenimento e etc.
Fato é que a tecnologia mudou e muito nossas vidas para melhor. Automatizando nossas tarefas e aumentando nossa capacidade de retenção de informações. Em meio as maiores crises mundiais ela foi importantíssima para que superássemos cada problema. 
Atualmente, estamos passando por uma pandemia de um vírus chamado Covid-19, ele é oriundo da China e foi descoberto no último dia de 2019, até então muitas pessoas foram infectadas e outras morreram. Por outro lado, essa quantidade de pessoas atingidas pelo vírus só não foi ainda maior por conta da tecnologia da informação. Redes de televisão, sites, canais do YouTube, rádio e principais jornais, todos esses meios de comunicação estão se mobilizando e passando orientações de prevenção, como o jeito correto de lavar as mãos, uso de máscaras, isolamento social e etc. 
Porém, algumas pessoas de má índole utilizam dessa facilidade de divulgação das informações de maneira extremamente errada e maléfica para a população, um exemplo disso se dá na propagação das chamadas Fake News, que seriam ao pé da letra as notícias falsas. Além do próprio mal em passar a notícia de maneira desleal afim de prejudicar as pessoas, elas também podem desencadear problemas psicológicos nas pessoas. Tudo bem que as Fake News podem apenas serem desmentidas, porém, existem pessoas que sofrem de transtornos psicológicos como ansiedade e o fato de terem acesso a uma notícia falsa e extremista pode causar complicações na sanidade mental da mesma.
Visando isso, o Ministério da Saúde do Brasil, disponibilizou um número do WhatsApp para envio de mensagens da população, é um espaço exclusivo para receber informações virais que serão apuradas pela área técnica desmentindo qualquer falsa informação. 
Além disso, o SUS (Sistema único de saúde) foi a frente no combate ao coronavírus e criou um aplicativo para auxiliar no combate à pandemia. 
“A fim de facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.” 
Outro fator importantíssimo relacionado a tecnologia e a pandemia do Covid-19 está na educação e no trabalho. Antes a nossa rotina estava baseada nas ações presencias, tanto no trabalho quanto no estudo, mas com a chegada da pandemia tivemos que nos adaptar, agora para que seja possível a realização dos serviços e estudos devemos realiza-los pela internet, no caso do trabalho, muitas empresas adaptaram-no para home office, que seria uma espécie de trabalho em casa, a pessoa realiza os serviços que prestaria no escritório no conforto de sua residência, sem precisar se expor ao vírus, mas claro, não são todas as empresas que conseguem fazer isso, por exemplo empresas de serviços braçais não conseguem realizar. Já na parte dos estudos é um pouco mais fácil, basta apenas você ter um computador ou celular e acesso à internet, as aulas presencias foram substituídas pelas EAD (Ensino a distância), onde os professores passam seus conteúdos e dão suas aulas através da internet. Na maioria das instituições as aulas acontecem por vídeo conferência e os materiais são postados no ambiente virtual da instituição.
Os fatos apresentados anteriormente apenas realçam a importância da tecnologia nos dias atuais, não seria nenhuma surpresa se o mundo se adaptasse a essas tecnologias da informação, extinguisse algumas áreas de serviços presenciais das empresas e transformassem alguns setores em home office. O mundo passou por diversas mudanças profundas na última década e essa seria apenas mais uma delas. A tecnologia é excelente se utilizada da melhor maneira e têm apenas a acrescentar para a população mundial.
Referências: 
https://www.significados.com.br/tecnologia-2/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia
https://www.todamateria.com.br/meios-de-comunicacao/
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-da-saude-disponibiliza-aplicativo-sobre-o-coronavirus

Continue navegando

Outros materiais