Buscar

Educação Inclusiva (EDU04)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512907) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18488165
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação Inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Para isso, há uma série de termos específicos destinados a esta modalidade. Assim, mesmo que sejam termos parecidos e possam confundir, cada um tem um significado específico para a Educação Inclusiva. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exclusão: ocorre quando separamos os alunos com necessidades especiais, não considerando a diversidade e limitando a participação de todos. 
(    ) Segregação: ocorre quando as crianças com necessidades especiais são isoladas e separadas em grupos, em instituições de atendimento especializado, sem frequentar a escola comum. 
(    ) Integração: insere o aluno no contexto escolar, mas não o inclui. Trata-se do aluno especial na educação. 
(    ) Inclusão: considera a diversidade e as necessidades de todos os alunos, garantindo o acesso, a permanência e a participação deles em salas de aulas comuns.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A Educação Inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Sobre o processo de Educação Inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola, como a utilização de recursos e apoios especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
(    ) A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade.
(    ) O respeito aos direitos e liberdades humanas é um passo desnecessário para a construção da cidadania. Por isso deve ser praticado somente quando possível. 
(    ) Educação inclusiva significa educar as crianças em um contexto escolar específico, respeitando as limitações de alguns para que não se prejudique o outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio. Acesso em: 6 set. 2018.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Vygotsky (1995), ao afirmar que a deficiência do indivíduo passa a ser determinada de acordo com suas relações sociais, propõe-nos uma nova visão sobre a deficiência, a noção de deficiência primária e secundária. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria de Vygotsky vai além de fatores biológicos para compreender a deficiência, busca relacionar a vida e o histórico social do indivíduo.
(    ) A deficiência primária ocorre sempre na primeira gestação, e a secundária ocorre nas demais.
(    ) A deficiência primária tem origem biológica, correspondendo a lesões orgânicas, cerebrais, malformações e alterações cromossômicas.
(    ) A falta de estímulos durante o desenvolvimento da criança pode converter a deficiência primária em secundária.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VYGOTSKY, Levy S. Fundamentos da defectologia. Obras Completas, tomo cinco. 2. ed. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1995.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	A Idade Moderna marcou a passagem de um período de extrema ignorância para o nascer de novas ideias. Foi nesta fase que se iniciaram os estudos das necessidades especiais. A descoberta de patologias, pela Medicina, trouxe outras abordagens à questão, o que, mais tarde, também contribuiu para a educação das pessoas com deficiências. É desta fase também o pensamento de John Locke, que revolucionou as doutrinas vigentes sobre a mente humana. Com base nessa teoria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Locke definiu o recém-nascido e o idiota como tábula rasa (o comportamento como produto do ambiente, que possibilita as experiências) e via, então, a deficiência como a carência de experiências.
PORQUE
II- Conforme o pensamento de Locke, a educação poderia suprir as carências, pois a mente humana era entendida como uma página
branca, apta a receber informações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, O. M. P. R.; MARANHE, E. A. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. (Org.). Prática em Educação Especial e Inclusiva. Bauru: MEC/FC/SEE, 2008. Disponível em:   http://www2.fc.unesp.br/educacaoespecial/material/ Livro2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2016.
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
	5.
	A Declaração de Salamanca foi constituída na Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade, em junho de 1994, em Salamanca, na Espanha. O evento foi realizado pela Unesco e teve como objetivo formalizar a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. Foi a primeira vez que se discutiu o direito à educação de forma tão organizada e nesta magnitude, no âmbito da educação especial. Sobre os fundamentos dessa Declaração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação e a elas deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos.
(    ) Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprios.
(    ) Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda a gama dessas diferentes características e necessidades.
(    ) As pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas comuns, que deverão integrá-las numa pedagogia centralizada na criança capaz de atender a essas necessidades.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	O Processo de Inclusão passou por várias fases ao longo da história da humanidade. Cada fase apresenta seu tempo específico e suas características próprias. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Processo de Separação, Processo de Segregação, Processo de Integração e Processo de Inclusão.
	 b)
	Processo de Exclusão, Processo de Segregação, Processo de Integração e Processo de Integralização.
	 c)
	Processo de Integralização, Processo de Segregação, Processo de Alternação e Processo de Inclusão.
	 d)
	Processo de Exclusão, Processo de Segregação, Processo de Integração e Processo de Inclusão.
	7.
	A Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade, que ocorreu na Espanha em 1994, realizada pela UNESCO, teve como objetivo principal a atenção educacional aos alunos com necessidades especiais. A partir desta conferência, iniciou-se a luta pela inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais, que resultou em um documento muito importante para a educação. A que documento essa descrição se refere?
	 a)
	Declaração dos Direitos Humanos.
	 b)
	Declaração de Jontiem.
	 c)
	Política da Educação Especial.
	 d)
	Declaração de Salamanca.
	8.A educação na perspectiva escolar é uma questão de direitos humanos, e os indivíduos com deficiências devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos. Esta é a mensagem que foi claramente transmitida pela Declaração de Salamanca/Espanha (1994, Conferência Mundial Sobre Educação Especial, UNESCO) em defesa de uma sociedade para todos, partindo do princípio fundamental de que todas as pessoas devem aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Um ensino significativo é aquele que garante o acesso ao conjunto sistematizado de conhecimentos como recursos a serem mobilizados. As verdadeiras escolas inclusivas são conhecidas pelas suas características únicas. Sobre essas características, analise as seguintes opções:
I- Inacessibilidade, liderança pelo sistema burocrático, padrão de excelência em educação.
II- Acessibilidade, ambientação flexível, estratégias organizadas.
III- Parceria incondicional com os pais, padrão de excelência em educação.
IV- Avaliação direcionada, liderança, senso de pertencer, responsabilidade, desenvolvimento dos professores, colaboração e cooperação de todos os atores pedagógicos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	9.
	Para fundamentar a Educação Inclusiva, temos a contribuição de áreas como o Direito, a Filosofia e a Psicologia para a Educação. Esses fundamentos nortearão a prática efetiva, para além da história e da legislação, teoricamente prevista. Considerando os fundamentos filosóficos da Educação Inclusiva, analise as sentenças a seguir:
I- O fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes.
II- Não importa o grau da deficiência, somos humanos e esse é o primeiro preceito para convivermos juntos.
III- Estar em uma sala de aula com outras crianças, com ou sem deficiência, é igualmente natural. 
IV- Podemos afirmar que a escola é independente, não uma amplificação da família.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	Sartoretto (2011 p. 1) argumenta que "o fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes", ou seja, não importa o grau da deficiência, somos humanos e este é o primeiro preceito para convivermos juntos. Algo tão natural que nem precisaria constar em uma Constituição, por exemplo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Estar em uma sala de aula com outras crianças, com ou sem deficiência, é igualmente natural. O direito da criança e do adolescente de estar numa sala de aula é um direito que decorre do fato de ele ser cidadão. 
PORQUE
II- Ninguém pode revogar o direito à convivência e à educação. Principalmente quando, em certo sentido, a escola é a continuação e a amplificação da família. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SARTORETTO, M. L.  Os Fundamentos da Educação Inclusiva. 2011. Disponível em: http://assistiva.com.br/Educa%C3%A7%C3%A3o_Inclusiva.pdf. Acesso em: 20 ago. 2016.
	 a)
	As duas asserções são proposições falsas e não têm relação entre si.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, sendo a segunda, um complemento correto da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
Parte inferior do formulário

Continue navegando