Buscar

Trabalho contratos

Prévia do material em texto

Nome: Marcos Gregory Fernandes dos Santos
	Gabarito
	
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	Letra
	
	B
	A
	B
	C
	D
	D
	C
	E
	B
	D
Avaliação Parcial
Direito Contratual
Professor: Stanley Costa
_____________________________________________________________________________________
1
 
1) Assinale a alternativa correta:
(a) A liberdade de forma é princípio contratual básico que não admite exceções, vez que assegurada pela autonomia da vontade.
(b) A boa-fé objetiva é princípio contratual com diversas diferentes funções, não se limitando à regra de interpretação do negócio jurídico.
(c) Pelo princípio da liberdade contratual autoriza-se a celebração de qualquer tipo de contrato, desde que sua escolha recaia sobre um dos tipos contratuais previstos no Código Civil.
(d) O princípio da "pacta sunt servanda" não admite exceções, uma vez que qualquer revisão do contrato atentaria contra o princípio da boa-fé, atualmente consagrado no art. 422 da lei 10.406/2002.
----------------------------------------------------------------------
2) No que se refere aos contratos, é CORRETO afirmar: 
(a) Os princípios da probidade e da boa-fé estão ligados não só à interpretação dos contratos, mas também ao interesse social de segurança das relações jurídicas, uma vez que as partes têm o dever de agir com honradez e lealdade na conclusão do contrato e na sua execução.
(b) A liberdade de contratar no Direito Brasileiro é absoluta, pois há o princípio da autonomia da vontade, onde se permite às partes pactuar, mediante acordo de vontade, a disciplina de seus interesses.
(c) O contrato de adesão é um contrato paritário, pois o aderente é tutelado pelos Códigos Civil e de Defesa do Consumidor em relação ao ofertante.
(d) A compra e venda entre cônjuges, qualquer que seja o regime de casamento, está proibida para evitar a venda fictícia entre marido e mulher na constância do casamento, o que poderia levar à lesão de direitos de terceiros.
----------------------------------------------------------------------
3) Assinale a alternativa INCORRETA.
(a) O instituto da onerosidade excessiva está vinculado aos problemas relacionados com o sinalagma funcional do vínculo obrigacional.
(b) O instituto da onerosidade excessiva, positivado no novo Código Civil, pode ser verificado nos contratos de execução continuada ou diferida e sempre terá como consequência a revisão contratual.
(c) A cláusula geral contida no art. 422 do novo Código Civil impõe ao juiz interpretar e, quando necessário, suprir e corrigir o contrato segundo a boa-fé objetiva, entendida como a exigência de comportamento leal dos contratantes.
(d) A função social do contrato, prevista no art. 421 do novo Código Civil, constitui cláusula geral, a impor a revisão do princípio da relatividade dos efeitos do contrato em relação a terceiros, implicando a tutela externa do crédito.
(e) A boa-fé objetiva deve ser observada pelas partes na fase de negociações preliminares e após a execução do contrato, quando tal exigência decorrer da natureza do contrato.
----------------------------------------------------------------------
4) Sobre a boa-fé objetiva, é CORRETO afirmar:
(a) Como cláusula geral, exige do magistrado uma especial atenção para a interpretação da intenção das partes no momento da celebração do contrato.
(b) Como cláusula geral, apresenta abertura normativa tanto para as hipóteses de aplicação como para as diferentes consequências decorrentes de seu descumprimento.
(c) Como cláusula geral, apresenta abertura normativa para as hipóteses de aplicação, porém tem por consequência certa a nulidade.
(d) Como cláusula geral, exige sua expressa estipulação em contrato para aplicação pelo Poder Judiciário.
----------------------------------------------------------------------
5) A liberdade de contratar tem limite na função social do contrato. Assim, é CORRETO dizer que os princípios da probidade e da boa-fé:
(a) não autorizam às partes estipular contratos atípicos.
(b) são identificáveis apenas nas relações de consumo.
(c) autorizam renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
(d) devem ser observados na conclusão e execução do contrato.
----------------------------------------------------------------------
6) Não é correto afirmar que:
(a) a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
(b) os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.
(c) quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.
(d) nos contratos de adesão, não são nulas as cláusulas que estipularem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
(e) nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro.
----------------------------------------------------------------------
7) Assinale a alternativa INCORRETA. Quanto à classificação dos contratos, pode-se dizer que: 
(a) O contrato de compra e venda é consensual e principal, entre outras classificações possíveis. 
(b) O contrato de doação manual (bens móveis de pequeno valor), obrigatoriamente, será real. 
(c) O contrato de fiança é principal e sinalagmático, entre outras classificações possíveis. 
(d) O contrato de locação é principal, não solene e sinalagmático, entre outras classificações possíveis.
----------------------------------------------------------------------
8) Sobre os contratos considere: 
I. É ilícito às partes estipular contratos atípicos por expressa vedação legal. 
II. Nos contratos de adesão são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. 
III. A herança de pessoa viva pode ser objeto de contrato, cuja execução ficará condicionada à implementação de condição suspensiva. 
IV. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. 
De acordo com o Código Civil, é correto o que consta APENAS em: 
(a) I, II e III. 
(b) I, II e IV. 
(c) II, III e IV. 
(d) I e III. 
(e) II e IV.
----------------------------------------------------------------------
9) De acordo com a Lei n. 8.078/1990, o contrato de adesão se caracteriza como aquele:
(a) Em que não se admite a cláusula resolutória. 
(b) Cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. 
(c) Que contém cláusula estipulando execução de serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor. 
(d) Em cujas cláusulas prevalece-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe produtos ou serviços.
----------------------------------------------------------------------
10) É INCORRETA a seguinte assertiva sobre a classificação dos contratos: 
(a) Solene é aquele para cuja formação não basta o acordo das partes, exigindo-se a observância de certas formalidades, em razão das quais o contrato se diz, também, formal.
(b) Consensual é aquele que se forma exclusivamente pelo acordo de vontade.
(c) Real é o contrato para cuja perfeição a lei exige a tradição efetiva do objeto.
(d) Comutativo é o contrato em que a prestação de uma das partes não é precisamente conhecida e suscetível de estimativa prévia, inexistindo equivalência com a da outra parte.
(e) De execução instantânea é o contrato cuja prestação é cumprida por um único ato realizado logo após a sua celebração.
2
 
JUSTIFICATIVA DAS QUESTÕES
- Justifique as respostas de cada uma das questões acima.
- Não se limite a apresentar ou copiar artigos de lei. JUSTIFIQUE e EXPLIQUE as respostas, apresentando (quando houver) a fundamentação legal existente.
- Questões sem justificativasserão desconsideradas!!!
1 – A alternativa correta é a letra B, de acordo com o “Art. 420. Se no contrato for estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal terão função unicamente indenizatória. Sendo assim, quem as deu perdê-las-á em benefício da outra parte; e quem as recebeu devolvê-las-á, mais o equivalente. Em ambos os casos não haverá direito a indenização suplementar.” Sendo assim, possui coisas parecidas que podem ser aplicadas em toda fase contratual, principalmente na fase preliminar do contrato.
2 – A alternativa correta é a letra A, conforme nos Artigos 421 e 422 do CC. “Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”
 “Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.”
3 – A alternativa incorreta é a letra B, porque o Art. 478 do CC diz que nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.
4 – A alternativa correta é a letra C, visto que constitui uma regra de conduta, devendo ser aplicada a todo e qualquer negócio jurídico, ou seja, quando algumas das partes violam a boa-fé, consequentemente pode culminar em responsabilização civil objetiva, independente de culpa. 
5 – A alternativa correta é a letra D, de acordo com o Art. 422 do CC diz que os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. 
6 – A alternativa incorreta é a letra D, conforme no Art. 424 do CC. “Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.”
7 – A alternativa correta é a letra C, já que o contrato de fiança é Unilateral, ou seja, ele gera obrigações somente para o fiador, e a alternativa C afirma que o contrato de fiança é principal e Sinalagmático=Bilateral.
8 – A alternativa correta é a letra E. A assertiva II é o tema tratado no Art. 424 do CC e a assertiva IV é o tema tratado no Art. 427 do CC. “Art. 424 Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.” e “Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.”
9 – A alternativa correta é a letra B, uma vez que os termos do “Art. 54. Da Lei 8.078/90 Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.”
10 – A alternativa incorreta e a letra D, visto que o contrato Comutativo é Obrigação de coisa certa, as partes consentem entre si, devendo existir valores iguais entre ambas, caso não ocorra se torna um contrato abusivo.

Continue navegando