Buscar

Lei Nacional de Isolamento e Quarentena: Polêmicas e Controvérsias

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Lei nacional prevê adoção de isolamento e quarentena, mas medidas são polêmicas . 
 Direito Processual Penal II 
 Professor: Cristiano Gaspar
 Mônica Silva de Jesus 201408386501 Resenha
Está resenha é acerca da Lei Nacional que prevê adoção de isolamento e quarentena, mas suas medidas geram controvérsias.
Editou se, em 06 de fevereiro de 2020, em processo editada para regulamentar algumas das possíveis medidas que poderiam ser adotadas para enfrentar o aumento dessa doença que tem impacto mundial.
Isolamento e quarentena são medidas adotadas pela nova lei para evitar ou reduzir a propagação da doença. Em outras palavras a Lei Nacional da quarentena, veio criar barreiras à proliferação em massa dessa doença.
No artigo 268 do Código Penal Brasileiro, diz infringir determinação do poder público voltada ao impedimento da introdução ou propagação de doença contagiosa é crime.
Uma das razões dessas medidas serem tão polêmicas, é o contato humano, que faz parte da cultura e do estilo de vida do brasileiro, (abraços, aperto de mão, beijos no rosto). Esses contatos por sua vez são bem comuns no nosso dia a dia, outra medida é o direito de ir e vir.
Dividindo opiniões entre medidas sanitárias de isolamento social ou salvar a economia. O isolamento social é duro, não é fácil, não é simples. Mas é a única opção e o mundo inteiro adotou.
Todos nós queremos a volta da normalidade, a abertura do comércio, das demais atividades econômicas, poder ir em restaurantes, igrejas, composições esportivas, preservar empresas e emprego, ajudar enfermeiros e médicos. Mas isso só será possível se grande parte da população acatar o isolamento social.

Continue navegando