Buscar

Resumo Tomografia --Mayra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro universitário planalto do Distrito Federal
Curso: Enfermagem
Professora: Rafaela
Aluna: Mayra Danielle Paiva Magalhães
Bases Diagnósticas
Tomografia Computadorizada (TC)
Resumo
A tomografia computadorizada é uma técnica assistida por computador em que dados de diferentes perfis são combinados e calculados para formar imagens "em fatias" e obter um diagnóstico, o uso dessa tecnologia permitiu visualizar estruturas que não eram identificadas pela radiografia convencional, sua capacidade de reproduzir os detalhes da anatomia humana é surpreendente. O equipamento de tomografia computadorizada associa a informática ás técnicas de produção de imagem por raios-X, gerando assim imagens digitais do corpo humano. Desde sua descoberta tem havido constantes avanços tecnológicos nesse campo e os aparelhos de última geração permitem imagens d e maior qualidade em menor tempo. A tomografia computadorizada como método de diagnóstico por imagem surgiu no ano de 1971 quando foram realiz adas as primeiras imagens de crânio por esse método, porém só foi apresentada a sociedade científica no ano de 1972 por Godfrey N. Hounsfield (28 agosto de 1919; Newark, Gran Bretaña – 12 de agosto de 2004), engenheiro eletrônico que trabalhava para a empresa fonográfica EMI na Inglaterra. Paralelamente nos Estados Unidos outro pesquisador, Dr. Allan M. Cormak desenvolvia pesquisas nesta área, ambos foram agraciados como prêmio Nobel de medicina no a no de 1979 por suas contribuições no surgimento e desenvolvimento da tomografia computadorizada.
 A introdução desta técnica revolucionou o diagnóstico neurológico, e em pouco tempo foi a mpliada e passou a ser utilizada nos demais sistemas e órgãos do corpo humano, passando a fazer parte dos principais centros de diagnósticos por imagem do mundo. No Brasil o primeiro equipamento de tomografia foi instalado no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Desde a sua introdução na medicina, na década de 1970, a TC tornou-se uma importante ferramenta no diagnóstico de diferentes patologias. Recentemente, este exame tem sido amplamente utilizado na medicina preventiva.
Durante o exame, o paciente permanece deitado e imóvel na mesa de exame que desliza lentamente através de uma abertura na unidade de TC. Concomitantemente, o anel de raio-X encontrado no interior do tomógrafo vai rodando envolta da mesa na qual o paciente se encontra, capturando imagens altamente detalhadas que podem, em um instante seguinte, serem exibidas em três dimensões. Sendo assim, este exame é capaz de analisar extensas áreas do corpo durante um único exame. Todavia, comumente são analisadas entre uma a duas regiões do corpo. Pode haver a necessidade do uso de contraste, objetivando aumentar a capacidade de diagnóstico de uma provável anormalidade na região estudada. O contraste consiste em uma substância líquida, administrada por via intravenosa durante a realização do exame. Certas vezes, o paciente pode sentir um gosto metálico na boca e calorões, que desaparecerão em seguida.
 
 
 
 
 
 
de 15 páginas
rotate_leftzoom_inzoom_out

Outros materiais

Outros materiais