MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS AVALIANDO APRENDIZADO 2
2 pág.

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS AVALIANDO APRENDIZADO 2


DisciplinaMicrobiologia e Imunologia I2.673 materiais26.839 seguidores
Pré-visualização1 página
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS   AVALIANDO APRENDIZADO 2
	
	
	
	
		
          1 Questão
	
	
	O quadro decorrente da ingestão de alimentos contaminados com microrganismos patogênicos que se multiplicam no trato gastrointestinal, agredindo o epitélio, é chamado de infecção. Normalmente é causado por:
		
	 
	Listeria monocytogenes
	
Compare com a sua resposta: As doenças de origem alimentar podem ser classificadas em duas categorias: - Infecções Alimentares : causadas pela ingestão de alimentos contendo células viáveis e microrganismos patogênicos. - Intoxicações Alimentares: causadas pela ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pré-formadas.
		
          2 Questão
	
	(Adaptação de CEPS-UFPA) As doenças transmitidas por alimentos (DTAs), de acordo com os mecanismos que as desencadeiam, provocam diferentes sintomatologias. As DTAs são classificadas em: toxinfecções, infecções e intoxicações. As infecções apenas são causadas pela ingestão de alimentos contendo:
		
	  Ingestão de alimentos contendo células viáveis de microrganismos patogênicos
	.
	:57
		
          3 Questão
	
	O estudo da microbiologia de alimentos é altamente relevante para a produção de alimentos. Conhecer os microrganismos que podem contaminar os alimentos carreados pelas mãos de manipuladores com hábitos de higiene insatisfatórios ou por insetos voadores ou rasteiros se faz necessário. A partir dessas informações, é correto afirmar que o microrganismo relacionado à contaminação de origem fecal é conhecido por
	
	  Escherichia coli
	
	
	
Compare com a sua resposta:
Várias situações que ocorreram durante o preparo desse alimento podem ter contribuído para o aparecimento dos sintomas, dentre as quais podemos citar a antecedência no preparo do alimento, levando em consideração a hora de servir, manipulação excessiva, armazenamento e transporte em temperatura inadequada, dentre outros. Esse alimento pode ter sido contaminado por Salmonella sp., Staphylococcus sp ou Eschericia coli.
	
		
          4 Questão
	
	
	Qual sintoma é mais comum em indivíduos afetados por DTA:
	
	
	 
	Diarréia
		
          5 Questão
	 
	
	A ocorrência dos surtos de DTA são considerados eventos de Saúde Pública, desta maneira:
	 
	É um agravo de notificação compulsória imediata
	20