Buscar

Linguagem oral

Prévia do material em texto

Linguagem oral, escrita e literatura
Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
Parte superior do formulário
1)
Um contexto leitor de qualidade que vislumbre múltiplas possibilidades de interação e interpretação na educação infantil tratam de práticas como:
Alternativas:
· 
Pedir para que as famílias leiam diversos gêneros textuais para as crianças.
· 
Leitura de diversos textos, sendo realizado um gênero semanal para garantir as múltiplas possibilidades de interação. 
· 
Leituras com entonação condizente, silêncios, clímax... com apresentação de versões originais e contemporâneas.
CORRETO
· 
Leituras aleatórias conforme os acontecimentos da semana, proporcionando a relação das vivências escolares com o cotidiano da criança.
· 
Leituras proferidas sempre da mesma forma, para que as próprias crianças possam identificar o tipo de narrativa realizada.
Resolução comentada:
As práticas para um contexto leitor com múltiplas possibilidades de interação comportam leituras com diferentes entonações, silêncios, momentos de tensão, de êxtase... trazendo vivências diferentes em relação as emoções de cada criança.
Código da questão: 18849
2)
Teberosky e Ferreiro (1999), através de seus estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita, contribuem significativamente na compreensão da aprendizagem da leitura e da escrita. Embora os estudos estejam implicados principalmente com a fase de alfabetização, as pequisadoras contribuíram com a aprendizagem na educação infantil, pois:
Alternativas:
· 
Propuseram uma formação pedagógica voltada para a alfabetização.
· 
Criaram um novo conceito sobre educação infantil.
· 
Identificaram metodologias capazes de intensificar o processo de alfabetização.
· 
Elaboraram um método de alfabetização para crianças pequenas.
· 
Trataram da compreensão da leitura e escrita como um processo de aprendizagem, em que elementos do cotidiano e anteriores a escolarização estão presentes nas experiências das crianças
CORRETO
Resolução comentada:
Ana Teberosky e Emilia Ferreira apresentaram a construção da leitura e escrita pelas crianças como um processo de vivências significativas, com intensa relação com o cotidiano.
Código da questão: 18622
3)
Miguel inicia suas vivências na creche aos seis meses de idade. Diante das observações que realiza, ora aponta o dedo para algo que deseja, ora emite balbucios e gorjeios e, por vezes sorri ao ver a professora se aproximar.
Diante desta situação, podemos perceber que Miguel exerce uma linguagem:
Alternativas:
· 
Elaborada, pois reconhece os adultos que lhe transmitem segurança
· 
Pré-linguística, pois se comunica através de uma construção inicial da linguagem (choro, balbucio, gorjeio, ecolalia, jargão)
CORRETO
· 
Linguística, pois o balbucio já é uma forma aplicada da linguagem.
· 
Linguística, pois a professora compreende sua forma de comunicação.
· 
Pré-linguística, pois ainda não consegue se comunicar.
Resolução comentada:
O bebê, desde a mais tenra idade vai construindo processos comunicacionais que, num primeiro momento são realizados através do choro, balbucio e outras expressões. Segundo Sampaio (2003), esta é a fase pré-linguística de comunicação do bebê.
Código da questão: 18620
4)
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, "as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira" (2010, p.25).
Podemos citar como vivências pertencentes à educação infantil:
Alternativas:
· 
Brincadeiras de faz-de-conta, múltiplas linguagens, contexto cultural, gêneros textuais.
CORRETO
· 
Avaliação classificatória de acordo com as aprendizagens realizadas pela criança.
· 
Linha do tempo inflexível.
· 
Planejamento centrado no professor.
· 
Início da alfabetização
Resolução comentada:
Os eixos que compõem o currículo da educação infantil são as interações e brincadeiras, que são percebidas nas brincadeiras de faz-de-conta, nas múltiplas linguagens, contexto cultural e gêneros textuais.
Código da questão: 18852
5)
Leia as seguintes afirmativas:
I. O professor de educação infantil precisa angariar possibilidades para tornar a leitura um contexto de interesse para a criança, como fonte de descobertas e surpresas.
II. As histórias devem ser apresentadas às crianças de forma prazerosa e levando em consideração os aspectos de emoção e sensibilidade.
III. As narrativas apresentadas devem ser aqueles que trazem um panorama pessimista e difícil da vida, para que a criança, desde pequena, vá se adaptando com a realidade.
IV. A utilização lúdica dos sons e a fruição da sonoridade constituem-se elemento relevante para o desenvolvimento linguístico da criança.
Estão corretas:
Alternativas:
· 
III e IV
· 
I, II e IV
CORRETO
· 
I, II e III
· 
I, III e IV
· 
II e IV
Resolução comentada:
As múltiplas possibilidades de vivências literárias devem ser uma prática constante na educação infantil, sendo um contexto lúdico, prazeroso e de sensibilidade. A sonoridade é um recurso muito importante para bebês e crianças.
Código da questão: 18848
6)
Os livros e demais portadores textuais devem ser apresentados ou disponibilizados para as crianças da seguinte forma:
Alternativas:
· 
No horário da entrada das crianças, enquanto espera-se que todos cheguem à escola.
· 
Exclusivamente nos espaços destinados à leitura: sala de leitura, bibliotecas ou “cantinhos de leitura”.
· 
A partir do interesse e curiosidade, sendo que os portadores textuais devem estar ao alcance das crianças para que manuseiem e interajam com os objetos de aprendizagem.
CORRETO
· 
Organizada, com horários específicos para as vivências com literatura.
· 
Dentro da linha do tempo, a partir de uma rotina estipulada pelo professor.
Resolução comentada:
Não há um momento específico para as vivências de leitura e escrita, sendo estes organizados a partir do interesse da criança. Para tanto, é necessário que os portadores textuais estejam a disposição para o manuseio e interações.
Código da questão: 18200
7)
O documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil deixa clara a condição articuladora entre a educação infantil e o ensino fundamental, apresentando alguns cuidados em relação a essa integração. São elas:
Alternativas:
· 
Vivências linguísticas que não antecipem os conteúdos do Ensino Fundamental e nem desconsiderem a criança em sua totalidade e no momento presente.
CORRETO
· 
Avaliação final com as dificuldades da criança a ser entregue para o professor do 1º ano.
· 
Comunicação do professor de educação infantil da criança com o futuro professor no ensino fundamental
· 
Visita à futura escola da criança.
· 
Tratar na linha do tempo da educação infantil sobre a linguagem musical e corporal, já que no ensino fundamental as crianças vivenciarão aulas de Educação Artística e Educação Física.
Resolução comentada:
A integração entre a educação infantil e o ensino fundamental deve levar em consideração os contextos linguísticos, porém, considerando o processo de aprendizagem na educação infantil e não a antecipação de conteúdos do Ensino Fundamental.
Código da questão: 19117
8)
A partir da concepção de leitura e escrita no contexto social, analise as afirmativas sobre linguagem.
I - As variedades linguísticas regionais devem ser consideradas no planejamento das vivências na educação infantil.
II - É compromisso da escola apresentar a linguagem formal, mas não desvalorizar a língua que a criança traz de casa.
III - Para ter competência leitora, basta conhecer as palavras e as regras que regem a combinação das palavras.
As afirmações corretas estão em:
Alternativas:
· 
I, II e III.
· 
I, apenas.
· 
I e II, apenas.
CORRETO
· 
II e III, apenas.
·II apenas
Resolução comentada:
A função da instituição de educação infantil diante das competências leitoras é apresentar e construir vivências a partir dos conhecimentos da sociedade, levando em conta os saberes que a criança já adquiriu no seu grupo familiar e social.
Código da questão: 19071
9)
Levando-se em consideração as vivências de uma criança autora em relação as suas aprendizagens, ou seja, que participa ativamente das interações com o outro, com o objeto de conhecimento e com o espaço, o papel e identidade do professor de educação infantil se configura como:
Alternativas:
· 
Facilitador: a função do professor é suprir as dificuldades das crianças.
· 
Cuidador: como adulto tem como função a segurança, higiene e alimentação das crianças.
· 
Coadjuvante: O professor deve realizar o mínimo de intervenções possíveis, deixando a criança livre para vivenciar suas próprias descobertas, mesmo possuindo dificuldades latentes.
· 
Observador participante: que possui um olhar atento para as interações das crianças, refletindo sobre as possibilidades de aprendizagem a partir de um espaço-tempo desafiador e que favorece experiências significativas.
CORRETO
· 
Detentor do saber: seu conhecimento precisa ser incorporado pelas crianças para que possam prosseguir os estudos.
Resolução comentada:
Num contexto em que a criança constrói seu conhecimento, o papel do professor é de observador que, para além da observação, reflete sobre maneiras de construir outras relação entre a criança e o conhecimento.
Código da questão: 18634
10)
Sobre a prática pedagógica com gêneros textuais, leia o texto a seguir:
"Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se até ensinar a ler, mas certamente não se formarão leitores competentes." (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 1996.)
A primeira coluna trata de gêneros textuais e a seguinte trata de características desses gêneros. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Carta pessoal
2 - Adivinha
3 - Anúncio publicitário
4 - Piada
( ) Tem por finalidade o desafio, a brincadeira, a possibilidade de descoberta e diversão..
( ) Possibilita a comunicação com um interlocutor. De construção simples, sem muitas regras, o assunto é livre e subjetivo.
( ) Refere-se a uma narração curta com o final divertido e/ou com algum elemento surpresa.
( ) Tem por objetivo a persuasão para o consumo ou aquisição de alguma ideia ou produto.
Marque a sequência correta.
Alternativas:
· 
2, 4, 1, 3
· 
2, 1, 4, 3
CORRETO
· 
3, 2, 4, 1
· 
4, 1, 2, 3
· 
3, 4, 1, 2
Resolução comentada:
Cada gênero textual possui características e funcionalidades próprias. Dentre elas: Carta pessoal – Comunicação; Adivinha – Contexto de desafio; Anúncio Publicitário – persuasão para o consumo ou posse; Piada – Narração com final divertido.
Código da questão: 18828
Parte inferior do formulário

Continue navegando