Buscar

Didática - BNCC

Prévia do material em texto

Didática
Analise das questões já respondidas da BNCC
 Professor: Ediney Gusmão
Nome: Evandro Ramos de Siqueira RA: 201851001271
Carapicuíba 2020
1. Como a BNCC define competência? 
 A BNCC Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação, para vida e o mundo do trabalho.
2. De acordo com a BNCC qual a diferença entre competência e conteúdo?
Na BNCC, a competência é aplicada conceitos, procedimentos, habilidades ,práticas, cognitivas e socioemocionais, o trabalho proposto é desenvolver o aluno para o mundo.
O conteúdo é aquilo que deve preencher e envolver o plano ou a proposta que esta sendo aplicada por exemplo em sala de aula.
3. Que aspectos importantes a BNCC traz no seu olhar para a educação infantil?
A BNCC trás diversas mudanças em relação á compreensão da etapa da educação infantil, seu objetivo é transformar a educação brasileira para que todos possa ter igualdade no ensino , é importante apontar a importância do desenvolvimento infantil favorecendo os aspectos biológicos.
4. Como a BNCC pode auxiliar na prática da sala aula, no que diz respeito à ação do professor?
A BNCC da respaldo para o professor , em que o mesmo pode interagir teoricamente e na prática , utilizando da tecnologia e o professor pode utilizar de estratégias como plano de aula, decidir de que forma de organização para sua aula, contextualizar os conteúdos identificando estratégias para a sua aula, assim o aluno tem mais oportunidades dentro da sala de aula para absorver conhecimento. 
5. Como podemos entender a colaboração da BNCC em relação aos desafios da educação e da escola no momento atual da educação?
A BNCC é o ponto de partida para a construção de um currículo, ao organizar e articular as habilidades a serem ensinadas ao longo da educação básica, Ela serve, assim, para orientar os professores sobre quais devem ser os objetivos de suas aulas e quais conteúdos os alunos devem dominar ao fim de um ciclo pedagógico, de modo que ela é o documento norteador dos currículos e da tarefa pedagógica, mas não é, ela mesma, um currículo, que só pode ser construído localmente por cada uma das unidades escolares do país - é só então que a base se torna, efetivamente, um currículo.

Continue navegando