Buscar

AVALIANDO DIR PROC CIV II 3

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em relação ao ônus da prova, considere: (0,5) I - Não é possível juridicamente convencionar-se o ônus probatório de modo diverso ao distribuído pela Lei Processual Civil. II - O juiz poderá, de ofício, determinar as provas necessárias ao julgamento da causa. III - O novo CPC prevê o cabimento da prova emprestada. IV - As provas servem para provar fatos, dessa forma, em nenhuma hipótese, haverá necessidade de se provar a existência de leis. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	I e II
	
	III e IV
	
	I e IV
	 
	II e III
	
	II e IV
	Respondido em 02/06/2020 13:39:11
	
Compare com a sua resposta: Considerando a impossibilidade da tutela específica, ou seja, o pedido de troca do veículo pelo mesmo modelo o magistrado poderá sentenciar o feito de forma diversa da pedida, sem violação ao princípio da congruência. É que, nos casos de obrigação de fazer e não fazer, o próprio CPC, em seu artigo 499, permite a conversão da tutela específica em perdas e danos.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em relação às provas no Código de Processo Civil (CPC/2015), assinale a afirmativa correta.
		
	
	Ao juiz incumbe-lhe determinar, a qualquer tempo, o comparecimento pessoal das partes, para inquiri-las sobre os fatos da causa; havendo silêncio ou recusa em depor, incidirá a pena de confesso.
	
	A produção antecipada da prova previne a competência do juízo para a ação que venha a ser proposta.
	 
	A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.
	
	A prova exclusivamente testemunhal só se admite nos contratos cujo valor não exceda o décuplo do maior salário mínimo vigente no país, ao tempo em que foram celebrados.
	
	O Código de Processo Civil consagrou a posição jurisprudencial, adotada pelo Superior Tribunal de Justiça, segundo a qual o ônus da prova é regra de julgamento.
	Respondido em 02/06/2020 13:39:47
	
Compare com a sua resposta: Incumbe ao réu se manifestar precisamente sobre os fatos constantes na petição inicial, sob pena de serem presumidos verdadeiros aqueles não impugnados, conforme disposto no art. 341, do NCPC.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quanto à produção da prova testemunhal, é correto afirmar: FCC - PROCURADOR PREFEITURA DE CAMPINAS/SP
		
	
	A intimação da testemunha só será feita pela via judicial quando ela houver sido arrolada pelo Ministério Público ou pela Defensoria, ou ainda quando se frustrar a intimação por via postal.
	
	É lícito à parte contraditar a testemunha, arguindo-lhe a incapacidade, o impedimento ou a suspeição, bem como, caso a testemunha negue os fatos que lhe são imputados, provar a contradita, somente com documentos.
	
	Cabe ao Juízo informar ou intimar a testemunha arrolada pela parte do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação postal.
	 
	As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, começando pela que a arrolou, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com as questões de fato objeto da atividade probatória ou importarem repetição de outra já respondida.
	
	O juiz inquirirá as testemunhas separada e sucessivamente, primeiro as do réu e depois as do autor, e providenciará para que uma não ouça o depoimento das outras; o juiz poderá alterar essa ordem, a seu livre arbítrio.
	Respondido em 02/06/2020 13:40:30
	
Compare com a sua resposta: a) Conforme o caso concreto e o art. 357, §5º do CPC, as partes devem apresentar o rol de testemunhas na audiência de saneamento, sob pena de preclusão. b) Em regra, compete ao advogado da parte realizar a intimação da testemunha por ela arrolada do dia, da hora e do local da audiência. Essa intimação deverá ser realizada por carta com AR e juntada aos autos do processo com antecedência de pelo menos 03 dias da data da audiência, conforme art. 455, §1º do CPC. A intimação é importante para garantir o direito à condução coercitiva, conforme §5º do art. 455 do CPC. c) Acolhida a contradita fundamentada na suspeição ela não poderá depor na qualidade de testemunha, conforme art. 447, §1º do CPC, porém poderá ser ouvida como informante atribuindo o Juiz o valor que possa merecer, conforme art. 455, §5º do CPC.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Márcia trafegava regularmente a 40 km/h em uma rua da cidade de Salvador/BA quando seu carro foi abalroado pelo veículo de Tânia que, ao atender a uma ligação do telefone celular enquanto dirigia, perdeu a direção e invadiu a pista contrária de rolamento, causando o acidente. Acalmados os ânimos, as partes não chegaram a um acordo, pelo que Márcia ajuizou, perante a 2ª Vara Cível de Salvador/BA, uma ação de reparação de danos materiais, danos morais e lucros cessantes contra Tânia, que, após ser regularmente citada, contestou todos os pedidos autorais, alegando não ter dado causa ao acidente. Em sentença, após o tramitar processual em que foram cumpridas todas as exigências procedimentais, o magistrado julga procedentes os pedidos de danos materiais e de danos morais, rejeitando, porém, o de pedido de lucros Cessantes, por entender inexistirem provas desse dano alegado, tendo tal sentença transitada em julgado em 19/10/2012. Sobre os fatos descritos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Admitindo-se a hipótese de que Tânia descobrisse que o juiz é irmão de Márcia, ela poderia se valer de uma ação anulatória para fazer cessar os efeitos da sentença, haja vista a falta de imparcialidade do julgador.
	
	Márcia poderá propor uma nova demanda com o objetivo de obter os lucros cessantes, desde que apresente, nesse novo processo, as provas da ocorrência desse dano.
	
	NDA
	
	Se Tânia quiser se valer de uma ação rescisória, terá somente até o dia 19/10/2013 para fazê-lo, sob pena de decadência
	 
	Eventual ação rescisória proposta por Tânia não impede a execução da decisão da sentença por parte de Márcia, ainda que Tânia demonstre que a sentença foi injusta.
	Respondido em 02/06/2020 13:41:20
	
Compare com a sua resposta: a) A audiência de conciliação e mediação deve ser realizada ou não? Resposta: A audiência deve ser realizada porque o litisconsorte César apresentou a petição em prazo inferior ao previsto no artigo 334 (10 dias). b) Qual o prazo para apresentação das contestações? Resposta: O prazo é autônomo, contando a partir do protocolo da respectiva petição por cada um dos réus.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Com o NCPC é correto afirmar que:
		
	
	A contestação e a reconvenção serão oferecidas, simultaneamente, na mesma peça.
	
	a ata notarial está formalizada como meio probatório, mas não houve previsão de prova emprestada.
	
	as provas documentais somente podem ser juntadas na audiência de instrução e julgamento.
	 
	no ambito do procedimento comum e de acordo com o princípio da concentração dos atos processuais, em regra as provas devem ser requeridas e produzidas em momentos pontuais, sob pena de preclusão, salvo casos especificados em lei.
	
	no ambito dos juizados especiais cíveis estaduais será agora possível provas mais complexas, além de documental, depoimento pessoal e testemunhal.

Continue navegando