Buscar

Prévia do material em texto

COMPLEXO DE GOLGI
- Armazena, modifica e exporta as proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e realiza a função de sintetizar carboidratos do tipo polissacarídeos. Essas proteínas sofrem a reação da adição de um açúcar (glicosiladas) no retículo endoplasmático e no Golgi. E assim que o processo se completa, caso contrário, essas proteínas podem se tornar inativas. Além disso, são responsáveis por produzir o acrossomo (cabeça do espermatozoide).
 VACÚOLOS
- Os vacúolos atuam no processo de digestão intracelular. Os vacúolos, assim como os plastídios é a parede celular são importantes estruturas que diferenciam uma celular vegetal de uma celular animal. Os vacúolos, são estruturas características da célula envolvidas por uma membrana única, chamada de tonoplastos, inicialmente muitos pesquisadores acreditavam que essa estrutura era vazia e oca, entretanto, com o tempo descobriu-se cheio de um liquido que recebeu o nome de suco celular. O suco celular pode ser formado por uma diversidade de substancias, sendo encontradas principalmente em água, sais, açúcares e proteínas dissolvidas. 
 LEUCOPLASTOS
- Leucoplastos são plastídeos apigmentados, ou seja, incolores, cuja função mais importante é armazenar substâncias de reserva, das quais a mais importante é o amido. Daí o nome amiloplastos ou grãos de milho que também recebem. Os amiloplastos são frequentes em órgãos subterrâneos (raízes e caules) e em sementes e frutos. É conhecido, também, que muitas vezes os amiloplastos expostos à luz ficam estimulados para a produção de clorofilas e se transformam em cloroplastos. Tal fenômeno pode ser observado na batata. Incluem: amiloplastos (reserva de amido, principal função), proteoplastos (reserva de proteínas), oleoplastos (reserva de óleos) e estatólitos (amiloplastos modificados responsáveis pelo geotropismo).
 CLOROPLASTOS
- Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde. É um dos três tipos de plastos pigmentados, ou cromoplasto, sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Os plastídeos não pigmentados são chamados leucoplastos, podendo ser amiloplastos (armazenam amido), oleoplastos (armazenam lipídeos), ou proteoplastos (armazenam proteínas).
- Cloroplasto é aonde se realiza a fotossíntese. Eles distinguem-se bem dos restantes organelas da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomas, podendo assim sintetizar proteínas e multiplicar-se. A organela possuem nas suas delimitações duas membranas lipoproteicas. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacoides e as lamelas. Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena, que capta a luz. Os fotossistemas possuem outras substâncias além da clorofila que também participam da fotossíntese.
•https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/complexo-de-golgi
•https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/leucoplasto
•https://www.infoescola.com/citologia/leucoplasto/
•https://www.todamateria.com.br/cloroplastos/