Buscar

Após a leitura cuidadosa das Unidades I e II da música

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após a leitura cuidadosa das Unidades I e II da música “O meu Guri”, de Chico Buarque (1981):
Quem fala na música O Meu Guri, fala sobre é uma mãe que se dirige ao “seu moço”, o qual parece representar a comunidade em geral. Esse povo pode ser também uma pessoa apenas, como por exemplo, um policial que aparece no desfecho da história.
 E há passagens que comprovam que se trata de uma mãe, “Nasceu meu rebento” e “Ai o meu guri, olha aí!”. Nos dois trechos, revela que se trata de uma mãe a falar do filho. Significa que, no momento em que o guri nasceu à mãe não estava preparada para recebê-lo nem para cuidar dele. Com isso, pode-se perceber que ela teve uma gravidez não planejada e sem a presença do pai da criança.
Provavelmente o eu-lírico possui condições socioeconômicas precárias. Nessa questão, o professor deve levar os alunos a problematizarem a postura dessa mãe, ou seja, julgarem se ela agia corretamente, se ela sabia, de fato, ou não das coisas que o filho fazia e se, hoje. A exclusão social, os meios de se ascender socialmente hoje, o que leva algumas pessoas a roubarem, como se pode resolver essa situação hoje.

Continue navegando