Buscar

Contabilidade societaria

Prévia do material em texto

1.
		Cia A sofreu um processo de cisão total para Cia B e Cia C. Sobre esse processo, pode-se afirmar que:
	
	
	
	a Cia A extinguiu-se transferindo todo o seu patrimônio para a Cia B;
	
	
	a operação foi absorvida por outra Cia, sucedendo-lhe todos os direitos e obrigações;
	
	
	ocorreu uma união de três Cias para formar uma nova, sucedendo-lhe todos os direitos e obrigações;
	
	
	a Cia A extinguiu-se transferindo para a Cia B suas obrigações e para a Cia C seus direitos.
	
	
	a Cia A extinguiu-se transferindo parcelas do seu patrimônio para as Cias B e C;
	
		2.
		Quando uma ou mais sociedades são absorvidas por outra sociedade que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. Este procedimento é conhecido como:
	
	
	
	Fusão
	
	
	Dissolução
	
	
	Integralização
	
	
	Cisão
	
	
	Incorporação
	
		3.
		As sociedades Silêncio Ltda. Bagunça Ltda. e a empresa Pancada Ltda. encerram suas atividades através de uma fusão, transferindo seu patrimônio para uma nova firma denominada Metralha.
Identificação das Sociedades
As empresas Silêncio Ltda. e Bagunça Ltda., aumentaram o valor do seu capital social mediante a transferência de saldo das contas lucros acumulados e reservas de lucro antes da fusão.
Após a fusão, o valor em R$ da participação no capital do sócio Olavo Albuquerque é de (em R$):
	
	
	
	480,00
	
	
	720,00
	
	
	180,00
	
	
	190,00
	
	
	240,00
	
	
		4.
		Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta: I. Na incorporação, uma empresa absorve todo o patrimônio de outra, trazendo seus ativos e passivos para dentro do patrimônio da incorporadora, não desaparecendo a incorporada; II. Em uma incorporação, compete à incorporada promover o arquivamento e a publicação dos atos da incorporação; III. A cisão é a operação na qual duas empresas se juntam, vertendo seus ativos e passivos para a constituição de uma terceira, desaparecendo as duas anteriores; IV. Na fusão, todas as sociedades fundidas são extintas, sem que haja sua dissolução e liquidação. V. Na fusão, incumbirá aos administradores das companhias fundidas promover o arquivamento e a publicação dos atos da fusão.
	
	
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	
	Somente a afirmativa IV é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
		5.
		Marque a opção correta: I-A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. II-A Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. III-A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida.
	
	
	
	I e II estão erradas
	
	
	Somente a I está correta
	
	
	Todas estão erradas
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	I e III estão erradas
	
		6.
		_______________ é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações.
	
	
	
	Consolidação.
	
	
	Cisão.
	
	
	Liquidação.
	
	
	Incorporação.
	
	
	Fusão.
	
		7.
		(INSS 2013-Questão 62) Quando a sociedade A é absorvida pela sociedade B, que a sucede em todos os direitos e obrigações, e quando as sociedades F, G e H se unem para formar uma nova sociedade, que também as sucederá em todos os direitos e obrigações, é correto afirmar que ocorreram, respectivamente, operações de:
	
	
	
	fusão e cisão.
	
	
	incorporação e reversão.
	
	
	incorporação e fusão.
	
	
	fusão e incorporação.
	
	
	cisão e incorporação.
	
		8.
		A transformação   é a operação pela qual a sociedade passa independentemente de dissolução e liquidação, de um tipo societário para outro.  A transformação obedecerá aos preceitos que regulam a constituição e o registro do tipo a ser adotado pela sociedade.  Dissolve-se a companhia:
	
	
	
	De pleno direito, Por decisão judicial, Por decisão de auditoria administrativa competente, nos casos e na forma prevista em lei especial.
	
	
	A requerimento do Ministério Público, à vista de comunicação da autoridade competente,
	
	
	A pedido do Conselho administrativo e Ministério Publico  
	
	
	A pedido de qualquer acionista, se os administradores ou a maioria de acionistas deixarem de promover a liquidação, a ela se opuserem, nos casos de dissolução da companhia de pleno direito;
	
	
	A requerimento da Assembleia Gral e Ministério Público
		
	
		1.
		A reorganização societária oferece as empresas permanência em um mercado altamente competitivo onde as empresa se unem com proposito de fortalecimento econômico-financeiro. Ferreira (2014) ressalta que a incorporação, fusão e cisão se enquadram no instituto da concentração de empresas, uma vez que a concentração permite a combinação de duas ou mais empresas numa única ou sua coordenação sob a direção de uma delas.
Considerando as formas de concentração de empresa marque a alternativa que corresponde a esse processo ...é a operação pelo qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucedem em todos os direitos e obrigações.
	
	
	
	Cisão
	
	
	Transformação
	
	
	Investimento
	
	
	Fusão
	
	
	Incorporação
	Explicação: Incorporação: ¿...é a operação pelo qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucedem em todos os direitos e obrigações.¿
	
		2.
		Alfa e Beta estão sob controle comum. Alfa não tem participação em Beta. Os acionistas decidem que Alfa incorpore Beta. O aumento do capital social em Alfa representará:
	
	
	
	O montante do acervo liquido de Alfa a valor contábil.
	
	
	O montante do acervo liquido de Beta a valor contábil.
	
	
	O montante do acervo liquido de Alfa a valor justo.
	
	
	Nenhuma das outras alternativas.
	
	
	O montante do acervo liquido de Beta a valor justo.
	
	
	
	
	
	
		3.
		(Contador Junior-Petrobras-2010-Cesgranrio) A nova redação da Lei no 6.404/76, com as alterações das Leis nos 11.638/07 e 11.941/09, estabelece que as operações de incorporação, fusão e cisão somente poderão ser efetivadas nas condições aprovadas, se os peritos nomeados determinarem que o valor do patrimônio ou dos patrimônios líquidos a serem vertidos para a formação de capital social é:
	
	
	
	limitado à soma das ações ordinárias das empresas envolvidas na operação.
	
	
	obtido, no mínimo, pela soma dos capitais de cada empresa envolvida na operação.
	
	
	igual, pelo menos, ao montante do capital a realizar.
	
	
	apurado pela adição do Patrimônio Líquido das empresas envolvidas na operação.
	
	
	calculado pelo valor de mercado das ações negociadas.
	
		4.
		Movimento de conversão das sociedades empresariais em que uma ou várias sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, devendo todas aprová-la, na forma estabelecida para os respectivos tipos. O texto acima se refere a
	
	
	
	Incorporação
	
	
	Falência
	
	
	Fusão
	
	
	Cisão
	
	
	Transformação
	
Explicação: O artigo 227 da Lei 6404/76 estabelece que a "incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações."
Assim, incorporação é a resposta que atende a esta questão.
	
		5.
		Grupo controlador, para efeito das operações previstas no Pronunciamento 15 R1 do CPC, refere-se a:
	
	
	
	Grupo de indivíduos e/ou sociedades unicamente em função de sua participação societária na investida, têm o poder para influenciar suas políticas financeiras e operacionais de forma a obter benefícios com suas atividades.
	
	
	Todas as alternativas são incorretas.
	
	
	Grupo de indivíduos e/ou sociedades que pelo resultado de acordo contratual e/ou participação societária detida na investida, têm o poder para governar suas políticas financeiras e operacionaisde forma a obter os benefícios de suas atividades.
	
	
	Grupo de indivíduos e/ou sociedades que unicamente em função de sua participação societária na investida, têm o poder para governar suas políticas financeiras e operacionais de forma a obter os benefícios de suas atividades.
	
	
	Grupo de indivíduos e/ou sociedades que pelo resultado de acordo contratual e/ou participação societária detida na investida, têm o poder para influenciar suas políticas financeiras e operacionais de forma a obter benefícios com suas atividades.
	
	
		6.
		Numa operação na qual o investidor incorpora sua subsidiaria integral, o valor do patrimônio líquido desse investidor, após a concretização da operação de incorporação, será representado pelo:
	
	
	
	Valor do patrimônio líquido desse investidor anterior à operação de incorporação.
	
	
	Valor de mercado das ações do investidor, após o processo de incorporação.
	
	
	Valor do patrimônio líquido da investida que foi incorporada pelo investidor.
	
	
	Não há resposta correta.
	
	
	Valor do somatório do patrimônio líquido do investidor e da investida existentes anteriormente à operação de incorporação.
	
		7.
		É a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes. Nas situações nas quais há a destinação de todo o patrimônio a companhia deixa de existir. Assinale a alternativa correspondente a essa afirmação.
	
	
	
	Extinção
	
	
	Fusão
	
	
	Incorporação
	
	
	Cisão
	
	
	Transformação
	
Explicação: Conforme Art. 229 da Lei 6404/76, a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.
	
		8.
		A propósito dos conceitos relacionados à reorganização societária, analise as afirmativas abaixo:
I - Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações.
II - Quando uma ou mais sociedades são absorvidas por outra que a elas sucede em todos os direitos e obrigações, ocorre a cisão total.
III - A incorporação é a operação pela qual a sociedade passa, independente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	II e III, apenas.
 
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
Explicação: A Lei 6404/76 em seu artigos 227, 228 e 229 define as operações de Incorporação, fusão e cisão. A seguir apresentamos estes artigos:
"Art. 227. A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.
Art. 228. A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
Art. 229. A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão."
Assim, a única afimativa correta é a primeira (I).
	
		1.
		(Contador Junior-Petrobras-2008-Cesgranrio-Adaptada) O valor dos ativos, nas operações de fusão realizadas entre partes independentes, deverá ser contabilizado pelo valor
	
	
	
	valor justo.
	
	
	contábil ou de mercado, o maior dos dois.
	
	
	contábil.
	
	
	de reposição.
	
	
	ajustado a valor presente.
	
		2.
		Quando das operações de reorganização societária (fusão, cisão ou incorporação) não resultarem alteração do controle da (s) sociedade (s) resultante (s), a avaliação dos ativos e passivos dessa (s) sociedade (s) poderá ser realizada com base no:
	
	
	
	Valor contábil dos ativos e passivos identificáveis.
	
	
	Valor Justo, ou valor de mercado líquido, dos ativos e passivos identificáveis.
	
	
	Valor realizável dos ativos e passivos identificáveis.
	
	
	Valor justo dos ativos e passivos identificáveis.
	
	
	Valor de mercado dos ativos e passivos identificáveis.
	 
		
	
		3.
		A pessoa jurídica que tiver parte ou todo o seu patrimônio absorvido em virtude de incorporação, fusão ou cisão, quando não houver a alteração de controle acionário, ao levantar o balanço específico na data desse evento, poderá avaliar os bens e direitos
	
	
	
	pelo valor de fluxo de caixa.
	
	
	pelo valor justo, de acordo com o fluxo de caixa de recursos obtidos por ativos.
	
	
	pelo valor contábil ou de mercado.
	
	
	somente pelo valor justo.
	
	
	por valor patrimonial, de reposição ou presente.
	
Explicação: Nas operações de reorganização societária, quando houver alteração de controle acionário, os ativos e passivos das empresas que tomarem parte neste processo deverão ter seus ativos e passivos avaliados a valor justo. Por outro lado, o Art. 21. da Lei 9249/95, determina que a pessoa jurídica que tiver parte ou todo o seu patrimônio absorvido em virtude de incorporação, fusão ou cisão deverá levantar balanço específico para esse fim, no qual os bens e direitos serão avaliados pelo valor contábil ou de mercado.
	
		4.
		Conforme preconiza as normas contábeis vigentes, as entidades devem contabilizar cada combinação de negócios pela aplicação do:
	
	
	
	Método do custo
	
	
	Método da equivalência patrimonial
	
	
	Método da média ponderada
	
	
	Método da venda
	
	
	Método de aquisição
	
		5.
		Quando a contabilização inicial de uma combinação de negócios estiver incompleta ao término do período de reporte em que a combinação ocorrer, o adquirente deve, reportar os valores provisórios para os itens cuja contabilização estiver incompleta, contudo, o período de mensuração não pode exceder:
	
	
	
	A um ano da data da aquisição
	
	
	A um semestre do pagamento
	
	
	A um trimestre da data da aquisição
	
	
	A um mês da data da operação
	
	
	A dois anos da data da operação
	
		6.
		De acordo com a Lei nº 6.404/76, a liquidação pode ocorrer:
	
	
	
	Destrato da sociedade ou falência.
	
	
	Pelos Órgãos da Companhia, Judicial ou Administrativa (extra-judicial)
	
	
	Decretação da CVM ou da SRF.
	
	
	Pedidos dos sócios ou falência.
	
	
	Decretação governamental ou falência.
	
Explicação: Art. 206. Dissolve-se a companhia:
I - de pleno direito:
II - por decisão judicial:
III - por decisão de autoridade administrativa competente, nos casos e na forma previstos em lei especial.
	
		7.
		Acerca da combinação de negócios, assunto evidenciado pelo CPC 15 (R1), marque a alternativa incorreta:
	
	
	
	No método de aquisição, os valores dos ativos e passivos são apurados com base no valor realizável líquido.
	
	
	No método de aquisição, os valores dos ativos e passivos são apurados com base no valor justo.
	
	
	Na combinação de negócios, o adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos pelos seus respectivos valores justos.
	
	
	Em uma combinação de negócios em andamento, o adquirente planeja a reestruturação das atividades da adquirida, com a demissão de 50% dos seus colaboradores. Na data de aquisição, os custos dessas demissões não devem ser reconhecidos como passivos assumidos na combinação de negócios.
	
	
	A combinação de negócios é uma operação ou evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independente da forma jurídica da operação.
	
	
		8.
		Todas as afirmações abaixo se referem ao método de contabilização das combinações de negócio (método da compra) exceto:
	
	
	
	Reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura ou do ganho proveniente de compra vantajosa
	
	
	reconhecimento e mensuração dos ativos identificáveis, passivos assumidos e participação dos acionistas não controladores da adquirida
	
	
	Determinação da data deaquisição
	
	
	Identificação do adquirente
	
	
	Classificação do negócio da empresa adquirida
		
	
		1.
		A aquisição reversa ocorre quando a adquirente legal é identificada como a adquirida para fins contábeis. (Item B19 do CPC 15) A propósito, identifique a alternativa CORRETA.
	
	
	
	O adquirente é a entidade que entrega os instrumentos de participação societária (ações), numa transação efetivada fundamentalmente pela troca de participações societárias.
	
	
	O adquirente é a entidade da combinação cujos proprietários tinham, a capacidade ou poder para eleger ou destituir a maioria dos membros do conselho de administração (ou órgão equivalente) da entidade objeto da combinação.
	
	
	O adquirente é normalmente a entidade da combinação cujo grupo de proprietários terá parte dos direitos de voto na entidade combinada.
	
	
	O adquirente é, normalmente, a entidade da combinação cuja alta administração (anterior à combinação) comandava a gestão da entidade que foi combinada.
	
	
	O adquirente é, normalmente, a entidade da combinação que paga um prêmio sobre o valor justo pré-combinação das ações (termo de troca das ações) das demais entidades da combinação.
	Explicação: Na aquisição reversa o adquirente é, normalmente, aquele que assume o controle da entidade resultante.
	
	
		2.
		Na incorporação reversa é exigido do adquirente que este divulgue aos usuários informações que lhes permita avaliar a natureza e os efeitos da combinação de negócios, de forma resumida, nas notas explicativas NÃO PRECISARÁ CONSTAR:
	
	
	
	A descrição quantitativa dos fatores que levaram ao goodwill.
	
	
	Nome e negócio da adquirida
	
	
	principais motivos da combinação de negócios e descrição de como o controle da adquirida foi obtido pelo adquirente.
	
	
	Data da aquisição
	
	
	Formas de cálculo dos custos da empresa.
	
		3.
		A aquisição reversa ocorre quando a adquirente legal é identificada como a adquirida para fins contábeis. (Item B19 do CPC 15) A propósito, identifique a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	O adquirente é normalmente a entidade da combinação cujo grupo de proprietários retém ou recebe a maior parte dos direitos de voto na entidade combinada.
	
	
	O adquirente normalmente é a entidade que recebe os instrumentos de participação societária (ações), numa transação efetivada fundamentalmente pela troca de participações societárias.
	
	
	O adquirente é a entidade da combinação cujos proprietários têm a capacidade ou poder para eleger ou destituir a maioria dos membros do conselho de administração (ou órgão equivalente) da entidade combinada.
	
	
	O adquirente é, normalmente, a entidade da combinação cuja alta administração (anterior à combinação) comanda a gestão da entidade combinada.
	
	
	O adquirente é, normalmente, a entidade da combinação que paga um prêmio sobre o valor justo pré-combinação das ações (termo de troca das ações) das demais entidades da combinação.
	
		4.
		Operação que ocorre quando a entidade que emite os títulos (adquirente legal) é identificada como a adquirida para fins contábeis. (Item B19 do CPC 15):
	
	
	
	Aquisição Reversa
	
	
	Nenhuma das Alternativas Anteriores-NDA
	
	
	Alienação Reversa
	
	
	Alienação Inversa
	
	
	Aquisição Inversa
	
		5.
		A combinação de negócios, prevista no CPC15, tem se tornado cada vez mais comum. A combinação de negócios ganhou um capítulo específico na legislação, dada a sua importância e a sua especificidade. O reconhecimento e a contabilização da combinação de negócios requerem a aplicação do método de aquisição, previsto na norma. Leia atentamente as alternativas a seguir, sobre as etapas do método de aquisição, e assinale a alternativa errada:
	
	
	
	Reconhecimento e mensuração do valor das ações negociadas, porque é importante para a determinação do valor do negócio
	
	
	Identificação do adquirente, pois uma das entidades envolvidas deve ser o adquirente
	
	
	Reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) ou do ganho proveniente de compra vantajosa
	
	
	Determinação da data de aquisição, porque é a base para os procedimentos contábeis e legais
	
	
	Reconhecimento e mensuração dos ativos identificáveis adquiridos, dos passivos assumidos e das participações societárias de não controladores na adquirida
	Explicação: A combinação de negócios, prevista no CPC15, tem se tornado cada vez mais comum. A combinação de negócios ganhou um capítulo específico na legislação, dada a sua importância e a sua especificidade. O reconhecimento e a contabilização da combinação de negócios requerem a aplicação do método de aquisição, previsto na norma. A aplicação do método de aquisição compreende quatro etapas: identificação do adquirente, pois uma das entidades envolvidas deve ser o adquirente; determinação da data de aquisição, porque é a base para os procedimentos contábeis e legais; reconhecimento e mensuração dos ativos identificáveis adquiridos, dos passivos assumidos e das participações societárias de não controladores na adquirida; reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) ou do ganho proveniente de compra vantajosa. Não inclui então o reconhecimento e mensuração do valor das ações negociadas, porque é importante para a determinação do valor do negócio, pois é irrelevante para a conclusão do negócio.
	
		6.
		A Combinação de negócios é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação, incluindo também as fusões.
I-    Identificar a adquirente;
II-   Determinar a data de aquisição;
III-  Reconhecer a mensuração os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e as participações societárias de não controladores na adquirida;
IV- Reconhecer e mensurar o goodwill (ágio) e o deságio (compra vantajosa).
V-  Ter influencia significativa, sem obtenção de controle.
Analise as afirmativas que correspondem ao reconhecimento e mensuração da combinação de negócios e marque a alternativa correta:
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Somente as alternativas I ,II
	
	
	Somente as alternativas I,II,III,IV
	
	
	Somente as alternativas I,II,IV
	
	
	Somente as alternativas I,II,III
	
		7.
		A operação que ocorre à medida que, numa combinação efetivada apenas pela troca de elementos patrimoniais, a entidade que emitiu os títulos (adquirente legal) e os entregou aos proprietários da outra entidade (adquirida legal) o faz em tal quantidade que dilui significativamente a participação relativa dos que eram proprietários da entidade que emitiu os títulos patrimoniais, permitindo que o controle passe para os ex-proprietários da adquirida legal, é conhecida como:
	
	
	
	Consórcio empresarial
	
	
	Equivalência patrimonial
	
	
	Incorporação reversa
	
	
	Aquisição reversa
	
	
	Compra vantajosa
	
	
		8.
		A Companhia São Tiago S.A. pagou R$ 78.000.000,00 por 60% do total de ações do capital social da Companhia Tomé S.A., que possuía patrimônio líquido a valor justo de R$ 140.000.000,00, na mesma data. Considerando que esse investimento deve ser avaliado pelo método de equivalência patrimonial, afirma-se que, nessa operação, ocorreu um
	
	
	
	compra vantajosa de R$ 6.000.000,00
	
	
	ágio de R$ 4.000.000,00
	
	
	compra vantajosa de R$ 4.000.000,00
	
	
	registro no investimento de R$ 56.000.000,00
	
	
	a operação foi nula, sem ágio e sem compra vantajosa
		1.
		Quando o investidor tem influência significativa sobre a investida, que significa o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas. Esta investida é denominada de:
	
	
	
	Controlada.
	
	
	controle em conjunto.
	
	
	Coligada.
	
	
	Controle individual.
	
	
	Equiparada a coligada.
	Explicação: Conforme a NBC - TG 18, do CFC, denomina-se coligada a investida na qual o investidortem influência significativa sobre ela. A influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
	
		2.
		O investidor deve contabilizar cada combinação de negócios pela aplicação do método da aquisição, que exige identificação do adquirente; a determinação da data de aquisição; o reconhecimento e mensuração dos ativos identificáveis adquiridos, dos passivos assumidos e das participações societárias de não controladores na adquirida; e o reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) ou do ganho proveniente de compra vantajosa.
A propósito, determine o valor do goodwill decorrente da operação a seguir:
O Investidor adquiriu 110.000 ações do capital social da Investida pelo valor de R$ 280.000,00, e o Patrimônio Líquido da investida apresentava, na data da aquisição, o valor contábil de R$ 300.000,00 e seu capital era formado por 200.000 ações. O valor justo dos ativos líquidos apresentava na data da aquisição o valor de R$ 350.000,00.
	
	
	
	R$ 192.500,00
	
	
	R$ 27.500,00
	
	
	R$ 87.500,00
	
	
	R$ 165.000,00
	
	
	R$ 40.000,00
	Explicação: O goodwill é definido como a diferença a maior entre o valor pago e o valor justo adquirido da participação societária, no caso, R$ 87.500,00.
	
		3.
		A Sociedade "A&CIA" adquiriu 100% da Sociedade "B&Bola" e obteve o seu controle, operação enquadrada como Combinação de Negócios.
As seguintes informações acerca da sociedade investida foram obtidas pela sociedade investidora:
· Diferença positiva entre o valor dos ativos da investida, mensurados a valor justo e o seu valor justo: R$ 3 milhões;
· Patrimônio Líquido contábil da investida: R$ 10 milhões; e
· Valor total do preço de aquisição: R$ 14 milhões.
Considerando-se as informações apresentadas e de acordo com a NBC TG 15 (R3) - COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS e desconsiderando-se os aspectos tributários, o valor do Ágio por Expectativa de Rentabilidade Futura (goodwill) a ser reconhecido na data de aquisição é de:
	
	
	
	R$4.000.000,00.
	
	
	R$ 14.000.000,00.
	
	
	R$1.000.000,00.
	
	
	R$7.000.000,00.
	
	
	R$3.000.000,00.
	Explicação: Valor Pago de R$ 14 milhões menos Ativo Líquido avaliado a valor justo de R$ 13 milhões, resulta no goodwill de R$ 1 milhão.
	
		4.
		A Lei nº 6.404/76, no art. 243, § 1º , defende que as sociedades coligadas são aquelas nas quais a investidora tenha influência significativa, afirmando ainda, no § 4º que essa influência existe quando a investidora detém ou exerce poder de participar nas decisões das políticas, financeiras ou operacional da investida, sem controlá-la. A referida Lei dispõe, ainda, que a influência é presumida quando a investidora, sem ter o controle da investida, tiver um investimento que represente 20% ou mais do:
	
	
	
	Capital total da investida.
	
	
	Capital votante da investida.
	
	
	Patrimônio líquido da própria investidora
	
	
	Patrimônio líquido da investida.
	
	
	Capital social realizado da investida
	
		5.
		Em que caso abaixo, mesmo a Sociedade Investidora tendo alcançado o percentual mínimo para ser presumida a Influência Significativa, ela não possuirá tal Influência ?
	
	
	
	Quando o investimento for feito apenas visando a especulação, sem interesse em participar da administração da Sociedade Investida.
	
	
	Quando não nomear nenhum cargo na Sociedade Investida.
	
	
	Quando nomear o Presidente da Sociedade Investida.
	
	
	Quando o investimento for realizado visando o controle da Sociedade Investida, por meio da detenção da tecnologia operacional.
	
	
	Quando nomear o Diretor Financeiro da Sociedade Investida.
	
		6.
		A Lei nº 6.404/76, no art. 243, § 1º , defende que as sociedades coligadas são aquelas nas quais a investidora tenha influência significativa, afirmando ainda, no § 4º que essa influência existe quando a investidora detém ou exerce poder de participar nas decisões das políticas, financeiras ou operacional da investida, sem controlá-la. A referida Lei dispõe, ainda, que a influência é presumida quando a investidora, sem ter o controle da investida, tiver um investimento que represente 20% ou mais do:
	
	
	
	Patrimônio líquido da própria investidora.
	
	
	Capital votante da investida.
	
	
	Capital total da investida.
	
	
	Capital social realizado da investida.
	
	
	Patrimônio líquido da investida
	
		7.
		Uma sociedade é _______________ por outra quando esta, diretamente ou indiretamente, tem os direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
	
	
	
	equiparada
	
	
	franqueada
	
	
	coligada
	
	
	controlada
	
	
	subsidiária
	
		8.
		Uma sociedade é _______________ a outra quando uma delas tem uma influência significativa sobre a outra empresa.
	
	
	
	subsidiária
	
	
	equiparada
	
	
	franqueada
	
	
	controlada
	
	
	coligada

Continue navegando