Buscar

Trabalho Daniela Pedagogia PCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
POLO PRADO
Relatório de Prática como componente curricular - PCC, apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia, para a Disciplina Filosofia da Educação.
ALUNA: Daniela Silva Reis
Matricula: 201909225312
I – OBJETIVO
Este relatório tem o objetivo de discutir a importância das Relações Interpessoais no âmbito escolar, visando solucionar eventuais problemas na relação aluno-professor-gestor. Entendemos que o equilíbrio é a dose correta para que se obtenham os melhores resultados em tudo, e no ambiente de trabalho não é diferente, sabemos que a boa relação entre professor e aluno é um dos princípios fundamentais para se desenvolver equilíbrio no sucesso do ensino aprendizagem, intercedendo às inquietações e as dúvidas existentes.
Este trabalho visa demonstrar as relações interpessoais e intrapessoais na escola através de uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista de campo com um professor, com objetivo esclarecer alguns conceitos em torno do tema e discuti-los no âmbito escolar, como baliza norteadora usaremos os conceitos de Alarcão (2001) e Piaget (1954). 
Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os
conhecimentos nas aulas de Filosofia da Educação. Observar uma aula da Educação Infantil ou Ensino Fundamental I e buscar articulação com algum conceito estudado nas aulas.
II – INTRODUÇÃO TEÓRICA
A escola tem papel fundamental na formação do individuo, e o compromisso de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Propondo colaborar com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, tendo em vista que o homem é um ser ativo, social e histórico Bock (2002) enfatiza que a psicologia no âmbito da educação foi construindo formas de compreensão do ser humano, cujas condutas no espaço escolar são compreendidas a partir das relações que se estabelecem entre si, e dando atenção às diferentes subjetividades construídas na relação com a cultura e a sociedade. Para o autor é da psicologia que o sujeito começa a relacionar-se com o mundo, tendo em vista que a escola é responsável pela construção, elaboração e difusão do conhecimento, formando cidadãos críticos capazes de lidar com os desafios da época bem como com as influencias interpessoais deparadas em diferentes pessoas e situações.
  O processo de aprendizagem está ligado às relações interpessoais, no qual a figura do professor passa a representar um vínculo favorável ou desfavorável para determinados tipos de conhecimentos, onde na maioria das vezes alguns alunos não aprendem a disciplina porque passam a classifica-la devido à relação que tem com o professor. 
O Projeto Politico Pedagógico pode ser considerado como a concretização de uma boa comunicação entre toda a comunidade escolar, e necessário se faz que haja relações interpessoais saudáveis entre os envolvidos, objetivando resultados adequados e principalmente que comporte a realidade escolar. 
Segundo o autor Almir Del-Prette (2001):
O convívio social tem se tornado cada vez mais complicado, pois somos indivíduos diferentes uns dos outros tanto na forma quanto no pensamento, agimos e pensamos de forma diferenciada, e por este motivo, no intuito de melhorar a convivência e trabalhar de forma harmoniosa é que devemos aprimorar nossas Relações Interpessoais tentando entender que cada indivíduo é constituído de complexidades e personalidades próprias.
III – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 Nesta etapa, foi realizada uma entrevista de campo com um professor, o estudo de campo estuda um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação de seus componentes. Assim, o estudo de campo tende a utilizar muito mais técnicas de observação do que de interrogação. Procuram muito mais o aprofundamento das questões propostas.(GIL, 2008).
Nome da Professora: Joana Dark Almeida
Escola: Escola Estadual Professor Henrique Michel
Série: 1º ano Ensino Fundamental
Para você o que é ensinar? 
R: Ensinar é transmitir seu conhecimento, mas na relação professor/aluno vai muito além, ensinar se torna um processo de troca de experiências onde ocorre o crescimento de ambas as partes. 
Como você escolhe seus procedimentos de ensino? 
R: A escolha desse procedimento é de acordo com a realidade da turma de um modo geral, o aprendizado se torna mais fácil e agradável quando parte do meio em que o aluno vive. 
Você se baseia em algum teórico? Qual? Como? 
R: Sim, em Lev Vygotsky (A obra do psicólogo ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea) e no desenvolvimento sócio-histórico-cultural. Partindo deste princípio o meio onde os alunos vivem, a cultura e o histórico familiar e social vão influenciar no que é produzido em sala de aula. O professor deve ser o mediador na construção do conhecimento espontâneo e científico da criança. 
Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?
No processo ensino-aprendizagem a motivação é um elemento fundamental para que os alunos aprendam e obtenham resultados satisfatórios. Logo, o planejamento do professor é um fator imprescindível, pois a forma como ele planeja e conduz sua aula, desperta nos alunos interesse em aprender a temática desenvolvida. É necessário que o professor sempre repense suas atitudes, decisões e ações em sala de aula, pois estas são essenciais para criar um ambiente motivador que propicie oportunidades de aprendizado. Como a escola é um espaço social de grande número de pessoas, é normal que aconteçam os conflitos. O que não pode ser comum é o desprezo em relação aos incômodos, pois esses devem ser trabalhados a fim de tornar os sujeitos mais tolerantes com o seu próximo.
IV– RESULTADOS E CONCLUSÃO:
A escola é responsável pela formação do cidadão, tendo como desafio estimular o potencial do aluno, sem desvalorizar suas diferenças socioculturais, trabalhar e incentivar o trabalho em grupos e a realização de atividades coletivas enfatizando a necessidade e importância das relações interpessoais na vida de cada um. 
Para ensinar é preciso motivação, e planejamento para que as aulas se tornem interessantes e propiciem a oportunidade do aprendizado. Mesmo com pouca idade os alunos respondem as perguntas com interesse e muito a aprender. Sendo influenciados a cuidar das suas coisas, a respeitar os colegas para que possam respeitar as regras da sociedade. 
Sempre sendo incentivados a serem e fazerem o melhor, de uma maneira lúdica e de fácil entendimento e aprendizado. 
Ser professor é transferir aos alunos conhecimento de forma agradável para que assim possam adquirir um aprendizado significativo. A pedagogia em si é uma profissão para se ensinar e aprender de uma forma mútua, se preocupar com o que, e como o outro irá aprender o que foi ensinado. 
REFERÊNCIAS:
BOCK, Ana Mercês Bahia, Psicologia em Construção. In: Psicologia: Uma Introdução aos Estudos de Psicologia, Saraiva 2002
DEL PRETTE, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivência para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.
PIAGET, Jean. Intelligence and affectivity: their relationship during child development. Annual Reviews, Palo Alto-CA , 1954 [ed. USA, 1981].

Continue navegando