Buscar

prova_historia_avaliacao 1

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A concepção de mundo conhecida como histórico-crítica concebe a história humana de maneira  heterogênea. Dentro desta concepção, a história humana passa a ter nova roupagem a cada movimento histórico. Assim sendo, podemos dizer que a história humana é:
	 a)
	Um lugar de muita harmonia, onde tudo o que foi produzido pelo homem é validado como conhecimento para a história.
	 b)
	Um cenário onde os personagens encontram-se estáticos, sem mobilidade social, política e isso possibilita a reprodução da história.
	 c)
	Um cenário onde as ações humanas são representadas pelos personagens principais da história.
	 d)
	Um palco de muitos conflitos, que são a fonte de transformações sociais.
	2.
	Há 20 mil anos, as sociedades coletoras da Antiguidade tinham acumulado uma ampla bagagem material. Os homens pré-históricos já distinguiam os tipos de animais e plantas a serem consumidos pelas comunidades. Novos instrumentos passaram a ser construídos e o trabalho de transformação das pedras ganhou maior sofisticação. As primeiras manifestações religiosas começaram a se desenvolver com a criação das primeiras divindades. No desenrolar de milênios, as comunidades neolíticas sofreram uma importante mudança. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Com isso, o homem passou a aperfeiçoar os instrumentos através da utilização da pedra, transformando-a em objetos que ele desejava. Temos como exemplo deste período a invenção da roda. Outra forma de avanço que se deu neste período foi a agricultura e o pastoreio.
PORQUE
II- Com o domínio das técnicas agrícolas, o homem passa de nômade a ser sedentário, pois com o cultivo da terra, os homens buscam construir suas moradias próximas de seu plantio e desenvolvem também a domesticação de animais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-neolitico.htm Acesso em: 8 jul. 2018.
	 a)
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira é  uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	 c)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições falsas.
	3.
	O trabalho com conceitos históricos já vem sendo considerado como parte substancial no ensino de História. Alguns livros didáticos, por exemplo, têm proposto que isto seja feito sob a forma de exercícios, do tipo "assimilando conceitos", ao final de cada capítulo estudado. Neste caso, trata-se de uma atividade de aplicação do conteúdo estudado, em que o conceito é visto apenas como produto do conhecimento adquirido pelo aluno e não como uma construção sistemática, que pode ocorrer em várias situações, tendo como referência o próprio conhecimento prévio do educando. Quando o professor, no cotidiano da sala de aula, tem como objetivo um ensino renovado de História, procurando diferenciar a sua prática com a utilização de documentos e diferentes linguagens, ele precisa ter, como um dos pressupostos do seu trabalho, a aquisição, a construção e a utilização dos conceitos históricos pelos alunos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A construção de conceitos dentro do ensino de História requer que sejam observadas e valorizadas duas questões básicas, a primeira refere-se ao respeito pelo conhecimento do aluno, o qual a criança já traz de seu mundo uma bagagem que deve ser valorizada.
PORQUE
II- Os educandos ao chegar na escola já vêm com uma carga de conhecimentos vivenciados em seu cotidiano, de seu mundo social, e o ensino deve ser centralizado a partir desta realidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCHMIDT, Maria Auxiliadora. CONSTRUINDO CONCEITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: "A CAPTURA LÓGICA" DA REALIDADE SOCIAL. Londrina, 1999. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/viewFile/12443/10933. Acesso em: 8 jul. 2018.
	 a)
	A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	4.
	Na década de 60, foram apresentados a algumas escolas os Estudos Sociais. Haviam matérias que formavam esta disciplina. Estas matérias tinham como objetivo atender aos problemas da sociedade moderna. Sobre essas matérias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As matérias eram Geografia Humana e Antropologia Cultural.
(    ) As matérias eram Matemática Aplicada e Ciências Humanas.
(    ) As matérias eram Língua Portuguesa e História Antiga.
(    ) As matérias eram Sociologia, Economia e História.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos as diferentes formas de vida das sociedades, que devem ser trabalhadas nas aulas de História com as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Frente a isso, o que orientam os PCN relativo ao ensino de História?
	 a)
	Deve tratar o homem como um ser que possui ou não cultura, pois possui cultura quem vive em uma sociedade  letrada.
	 b)
	Deve preocupar-se com os ensinamentos relativos à construção do julgamento das demais culturas, enfatizando a sua como superior.
	 c)
	Deve tratar do indivíduo, seu papel no espaço em que vive e sua cultura, além de seu papel com a sociedade em que vive e no mundo.
	 d)
	Deve determinar a cultura e a sociedade como elementos homogêneos, sendo todos iguais, sem diferenças em sua cultura e sociedade.
	6.
	O trabalho com conceitos no ensino deve ter como referência a concepção de História com que se trabalha e que servirá de orientação para o tratamento metodológico dos conteúdos. Além disso, é preciso levar em consideração os objetivos que se pretendem alcançar, os interesses dos alunos e a inserção destes e do professor na realidade em que vivem. Nessa perspectiva, o professor pode empregar alguns critérios norteadores na primeira seleção de conceitos para serem trabalhados no ensino de História, como:
I- Selecionar uma quantidade pequena de conceitos extraídos do conteúdo a ser ensinado e
do material didático utilizado.
II- Escolher conceitos que possuem caráter o mais individual possível para poderem ser usados em circunstâncias e contextos históricos diversos.
III- Valer-se de tratamento didático que facilite a aprendizagem do aluno, pois conceitos
históricos são de difícil apreensão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Todas as sentenças estão corretas.
	7.
	Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. Essa perspectiva é hoje um consenso entre estudiosos da Educação Infantil. A interação não é uma interação genérica. Trata-se de interação social, um processo que se dá a partir e por meio de indivíduos com modos histórica e culturalmente determinados de agir, pensar e sentir, sendo inviável dissociar as dimensões cognitivas e afetivas dessas interações e os planos psíquico e fisiológico do desenvolvimento decorrente. Nessa perspectiva, a interação social torna-se o espaço de constituição e desenvolvimento da consciência do ser humano desde que nasce. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Assim o desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliaçãodos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para o reconhecimento do outro e da constatação das diferenças entre as pessoas, que sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
PORQUE 
II- Isso pode ocorrer nas instituições de Educação Infantil que se constituem, por excelência, em espaços de socialização, pois propiciam o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens  socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica - Brasília. DF Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf Acesso em : 8 jul. 2018.
	 a)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 b)
	A primeira é  uma proposição verdadeira , e a segunda é falsa.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	8.
	A linha divisória entre a pré-história e a história é atribuída ao tempo em que surgiram os registros escritos. A importância da escrita para a história e para a conservação de registros vem do fato de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos, mas também por gerações. Em relação às formas de comunicação estabelecidas pelo homem na pré-história é CORRETO afirmar:
	 a)
	O homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas.
	 b)
	Os primeiros códigos de escrita sistematizada encontrados na pré-história diz respeito aos escritos do Mar Morto.
	 c)
	Os primeiros códigos de escrita sistematizada encontrados na pré-história foram códigos de leis, entre eles destaca-se o Código de Hamurabi.
	 d)
	A tradição oral foi a forma mais eficiente e difundida entre os primeiros grupos humanos na pré-história.
	9.
	Dentre os períodos históricos vivenciados pelos povos, encontramos o período Paleolítico e Neolítico. Estes momentos históricos trouxeram muitas mudanças e ricas experiências. Sobre as conquistas dos grupos humanos, na Pré-história, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Período Paleolítico.
II- Período Neolítico.
(    ) Nesse período, os povos viviam da caça, da pesca e da coleta.
(    ) Nesse período, a grande maioria dos grupos humanos era nômade.
(    ) Nesse período, houve a descoberta de novas formas de obter alimentos: a agricultura e o pastoreio.
(    ) Nesse período, o "homo habilis" havia evoluído para o gênero "homo erectus".
(    ) Nesse período, aos poucos, o uso da pedra é substituído pelo metal, que se apresentava mais resistente às atividades cotidianas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - I - I - II.
	 b)
	I - I - II - I - II.
	 c)
	II - I - I - II - I.
	 d)
	I - II - II - I - II.
	10.
	Os gregos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, acreditando que esses deuses tinham forma humana, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, imortais e possuidores de poderes mágicos. Os deuses gregos revelavam também qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam, conheciam aventuras e desventuras e os gregos falavam deles como se fossem pessoas: contavam a história da sua vida, as suas lutas, sentimentos etc. O conjunto das histórias maravilhosas da vida dos deuses e heróis gregos chama-se mitologia. Para os gregos, os deuses eram descendentes da terra - Gaia - e do céu - Urano - e tinham grandes semelhanças com os homens. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Desta maneira, o período mitológico nos deu uma riqueza imensurável de mitos, histórias que os gregos acreditavam ser real. 
PORQUE
II- Para os pais da historiografia ocidental, os acontecimentos históricos são os que existem testemunhas da situação e que são relatados pelas pessoas que realmente viram o ocorrido, transformando-se em sujeitos oculares da História.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.sohistoria.com.br/ef2/mitologiagrega/. Acesso em: 8 jul. 2018.
	 a)
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 c)
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	 d)
	Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando