Buscar

Questionário embriologia 4º bim

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ESTUDO - BIOQUÍMICA E HISTOLOGIA ORAL
· ESMALTE:
1. Defina sua constituição:
O esmalte é constituído por hidroxiapatita (94 a 97%), água (2%) e composto orgânico (proteínas, fibras, lipídios e carboidratos) (1%).
2. Descreva as etapas da Amelogênese:
A amelogêne ocorre em fazes, onde os ameloblastos passam por mudanças morfológicas e funcionais. A 1° fase é a morfogenética onde surgem dobras no epitélio interno que vão estabelecer a forma do elemento dentário. A 2° fase é a de diferenciação onde a célula passa a ser alongada, o núcleo fica polarizado em direção ao estrato intermediário e ocorre o aumento do retículo endoplasmático e complexo de golgi que ficam voltados para a papila dentária. A 3° fase é a secretora onde os ameloblasto possuem todas as características de células secretoras. No início desta fase os ameloblastos possuem a superfície distal plana e fazem a secreção uniforme de proteínas, onde o esmalte que tem contato com a dentina do manto é chamado de aprismático. Devido a secreção de elemento do esmalte (proteínas Amelogeninas e Enamelinas que são hidrofóbicas pois não absorvem água com facilidade), os ameloblastos migram em direção ao estrato intermediário e inicia-se a mineralização onde os cristais de hidroxiapatita integram-se a dentina do manto e a Enamelina integra-se ao colágeno da dentina. Após a secreção de um pouco de proteínas o ameloblasto desenvolvem uma projeção cônica - processo de tomes. Assim a porção plana ocorre a secreção, na porção côncava não há secreção, o esmalte produzido é prismático, no final da secreção a porção distal volta a ficar plana e se tem esmalte aprismático novamente. A 4° fase é a de maturação onde os ameloblastos diminuem de altura, diminui as organelas de secreção e ocorre a remoção dos elementos orgânicos. 
3. Diferencie esmalte prismático de aprimático:
O esmalte prismático é o 1° a ser liberado em pedaços retos, sendo ele mais forte e resistente devido a forma que foi produzido e depositado, já o esmalte aprismático é liberado posteriormente em pedaços desiguais, sendo esse mais susceptível a danos.
4. Justifique a presença das proteínas secretadas pelos ameloblastos:
Por que as proteínas Amelogenina e Enamenina são importantes para formar o esmalte.
5. Diferencie tufo e lamela:
O tufo é uma falha na formação do esmalte devido uma hipomineralização (pouco), ocorrendo partes do dente, alcançando no máximo 1/3 da espessura do esmalte. Já a lamela é uma falha que ocorre pela hipermineralização (muito) que ocorre de fora a fora, sendo assim mais longas que os tufos (até a superfície), dando um aspecto de rachadura. 
· POLPA:
1. Defina sua constituição: 
A polpa é constituída por fibroblastos (células jovens), fibróticos (já mais velhas) e fibras. Entre uma fibra e outra há matiz extracelular. 
2. Diferencie zona pobre em células de zona ricas em células:
A polpa é dividida em zona pobre em células que é rica em vasos sanguíneos e apresenta citoplasmas, e apresenta a zona rica em células que apresenta células indiferenciadas e a porção funcional da célula (núcleo). 
3. Descreva a importância dos macrófagos e linfócitos presentes na polpa:
Pois os macrófagos fagocitam e os linfócitos dão imunidade, sendo assim responsáveis pela defesa da polpa. 
· DENTINA 
1. Defina sua constituição:
A dentina é composta por uma matriz orgânica (fibras + proteínas) (18%), minerais (70%) e água (12%).
2. Diferencie os tipos de dentina de acordo com sua localização e estrutura:
A dentina do Manto é a primeira camada de dentina a se formar, sua consistência é espessa e sua espessura é grossa, em seguida vem a dentina Circumpulpa (circunda a polpa), onde suas fibras estão dispostas ao redor dos túbulos dentinários. A dentina Peritubular se apresenta ao redor da parede do túbulo dentinário, sendo quase desprovida de fibras colágenas (mais susceptível a danos), hipermineralizada (mineralização muito rápida) e mais homogênea. A dentina Intertubular se localiza entre os túbulos dentinários e apresenta uma maior quantidade de fibras colágenas e menos minerais, sendo mais heterogênea. Já a dentina Interglobular está logo abaixo da dentina do manto e apresenta regiões hipomineralizadas (pouco) por apresentar muitas fibras e por estar em um local menos susceptível a danos. 
3. Explique como ocorre a formação dos túbulos dentinários:
Os túbulos dentinários são tuneis resultante da permanência dos prolongamentos odontoblásticos na dentina.
4. Justifique a presença da dentina primária, secundária e terciária:
A dentina primária é formada durante a odontogênese pelos odontoblastos, antes da formação radicular (raiz), a dentina secundária desenvolve-se após a completa formação da raiz, sua deposição é mais lenta, já a dentina terciária se forma apenas em resposta a lesão (reparativa), produzida nas áreas afetadas.
5. Explique a função da pré dentina:
A pré dentina é a dentina ainda não mineralizada que está em contato com a polpa, sua presença é importante para a integridade da dentina (tecido duro do dente).
· CEMENTO
1. Descreva a formação do cemento:
O processo de formação do cemento é chamado cementogênese, onde o momento mais marcante desse desenvolvimento é a formação da raiz, logo depois é depositado uma camada hialica formando a bainha de Herting. Com sua formação completa a bainha sofre fragmentação e diferenciação, no apse desse processo é sintetizado fibras colágenas do tipo I que atrai ions, onde é mineralizada e formando o cemento. 
2. Justifique sua função no tecido periodontal:
O cemento no periodonto tem a função de inervar as fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.
3. Relacione o desenvolvimento do cemento com a saúde do dente:
Como o cemento é um tecido mineralizado com uma matriz orgânica de fibras colágenas do tipo I, ele é responsável pela sustentação, caso ocorra a formação inadequada, essa característica fica comprometida. Em pessoas idosas por exemplo, ocorre a perca das fibras colágenas com o passar do tempo, consequentemente perdendo a sustentação.

Continue navegando