ATIVIDADE DE VETERINARIA ENCONTROS
2 pág.

ATIVIDADE DE VETERINARIA ENCONTROS


DisciplinaRadiologia Veterinária162 materiais1.925 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividade de Veterinário 28/05/2020 5º SEMESTRE
1-De acordo com o artigo da pre aula, quais os sinais e sintomas da doença do trato urinário inferior felino ? 
o sinais clínicos como hematúria, disúria, estrangúria, polaciúria, periúria, alterações comportamentais, lambedura do pênis e presença ou não de obstrução uretral
2-Qual meio de contraste citado no artigo ?
O MCP mais utilizado é o sulfato de bário, de uso exclusivo para o TGI.
3-Conforme resolução do  CONTER Nº 11, DE 20-12-2017, quais atribuições o técnico e tecnólogo não pode exercer ? 
 a obtenção do acesso para a administração de contraste ou produto farmacológico"
4-Em Medicina Veterinária, o tipo de contenção do animal é fundamental para uma perfeita técnica radiográfica. Esse processo de contenção, entretanto, pode aumentar os riscos de exposição à radiação por parte da equipe, porque?
A) é necessário aumentar o tempo de exposição do filme à radiação, para compensar as possíveis movimentações do animal durante a realização do exame.
B) são necessárias outras pessoas ou profissionais na sala de exame para realizar a contenção física do animal.
C)não é possível fazer a contenção física do animal quando estão sendo utilizadas, pelos auxiliares, proteções como aventais e luvas de chumbo.
D) a contenção química dos animais aumenta a taxa de refração das ondas ionizantes pelos tecidos.
E) os exames radiográficos em animais devem ser realizados com esses sob efeito de sedativos ou anestésicos.
5-De acordo com o artigo quando foi intitulada as normas para atuação na area da radiologia veterinaria ? 
De acordo com a resolução do conter nº 2 ,de 10 de maio de 2005,em seu artigo 3º foram instituídas e normatizadas as atribuições dos profissionais técnicos e tecnólogos em radiologia.
6-De acordo com o artigo da pre aula a contenção química ou farmacológica em animais silvestres é empregada com qual finalidade ? 
é empregada para captura, transporte e tratamento.
7-Complete as lacunas da frase retirada do artigo da pre aula 
A qualidade da imagem radiográfica é afetada pelos fatores de exposição, tais como corrente, tempo de exposição, tensão e distância foco-filme Além desses fatores técnicos, envolve todas as variáveis relacionadas aos tecidos radiografados. Depende, pois,
Da, absorção dos raios X pelos tecidos, determinada pela quantidade e qualidade da radiação emitida,espessura  da região a ser radiografada ,posicionamento e ,peso   do animal, e pela composição química de seus elementos
9-De acordo com o artigo o que é A distrofia muscular de Duchenne ? 
é uma doença de origem genética, cuja principal manifestação clínica é enfraquecimento e atrofia progressiva dos músculos.
10-Quais as afecções ortopédicas citadas no artigo Afecções ortopédicas dos membros pélvicos em cães: estudo retrospectivo ?
fraturas dos ossos longos, displasia coxofemoral, luxação de patela, ruptura do ligamento cruzado cranial, fraturas da pélvis e luxação coxofemoral, tíbio-társica e tarsometatarsiana, a necrose asséptica da cabeça do fêmur, a osteomielite e os tumores ósseos, entre outras. As fraturas de tíbia/fíbula.
11-qual o agente etiológico  da peritonite infecciosa felina e quando foi descrita pela primeira vez ? 
O agente etiológico foi identificado como um coronavírus, denominado de vírus da peritonite infecciosa felina, que é uma mutação do coronavírus entérico felino.
foi descrita pela primeira vez na década de 60 e, desde então, foram relatados casos em felinos domésticos e selvagens em todo o mundo.
12-Qual contraste mais utilizado no TGI ? 
O MCP mais utilizado é o sulfato de bário, de uso exclusivo para o TGI
13-O que é o ligamento cruzado cranial e o que afeta ? 
É o limite a movimentação da articulação femorotibiopatelar (FTP), estabelecendo estabilidade craniocaudal. Afeta a hiperextensão do joelho e limitando a rotação interna da tíbia.
14-De acordo com o artigo da pré aula, qual a função dos seios nasais ? 
A função dos seios nasais é obscura.
15-Com relação ao pedido de exame quais os itens que devem conter ? E quais procedimentos de armazenamento devem ser realizados ?
Nome do proprietário, espécie animal, raça, sexo ,idade, numero de registro do exame e nome do profissional veterinário.todas as informações devem ser repassadas para o livro de registro, que exigido pelo departamento de vigilância sanitária.e que deve ainda conter a região a ser radiografada e a técnica utilizada no procedimento.
16-De acordo com o artigo da pre aula quando foi o primeiro relato sobre radioterapia veterinaria ? Segundo os relatos de radioterapia em medicina veterinária data de 1906
ENTREGA ATÉ DIA 04/06/2020 CASSIA BRITO