EXERCICIO 1 1 TEORIA GERAL DAS PROVAS
8 pág.

EXERCICIO 1 1 TEORIA GERAL DAS PROVAS


DisciplinaCivil e Processo Civil7.078 materiais26.207 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Iniciado em
	terça, 2 Jun 2020, 23:03
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 2 Jun 2020, 23:14
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na audiência de instrução e julgamento serão produzidas as provas orais, ouvindo-se:
Escolha uma:
a. Obrigatoriamente nesta ordem: o perito e os assistentes técnicos; o autor e o réu; e as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu.
b. Obrigatoriamente nesta ordem: o autor e o réu; as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu; e o perito e os assistentes técnicos.
c. Obrigatoriamente nesta ordem: o autor e o réu; o perito e os assistentes técnicos; e as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu.
d. Preferencialmente nesta ordem: o autor e o réu; as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu; e o perito e os assistentes técnicos.
e. Preferencialmente nesta ordem: o perito e os assistentes técnicos; o autor e o réu; e as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu.
Comentário: A ordem de depoimentos é a descrita na letra \u201cA\u201d, a qual não será obrigatória, mas sim preferencial. O julgador poderá alterá-la.
Feedback
A resposta correta é: Preferencialmente nesta ordem: o perito e os assistentes técnicos; o autor e o réu; e as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação ao direito à prova previsto no atual Código de Processo Civil, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A confissão realizada no processo é sempre revogável, desde que a vontade seja manifestada até o trânsito em julgado da sentença judicial.
b. A escrituração contábil é indivisível, e, se dos fatos que resultam dos lançamentos, uns são favoráveis ao interesse de seu autor e outros lhe são contrários, ambos serão considerados em conjunto, como unidade.
Comentário: A confissão pode ser anulada pelos seus herdeiros do confitente. Dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial. Os assistentes técnicos não estão sujeitos a impedimento ou suspeição. A confissão é irrevogável, embora possa ser anulada.
c. Dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos não poderão constar da ata notarial.
d. A confissão é irrevogável, mas pode ser anulada se decorreu de erro de fato ou de coação, por meio de ação cuja legitimidade é exclusiva do confitente e não pode ser transferida a seus herdeiros se ele falecer após a propositura.
e. Os peritos e assistentes técnicos estão sujeitos a impedimento ou suspeição.
Feedback
A resposta correta é: A escrituração contábil é indivisível, e, se dos fatos que resultam dos lançamentos, uns são favoráveis ao interesse de seu autor e outros lhe são contrários, ambos serão considerados em conjunto, como unidade..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o que prevê o CPC acerca das provas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A distribuição do ônus da prova está fixada nos termos da lei e não caberá às partes defini-lo de outra maneira em nenhuma hipótese, devendo o autor provar os fatos constitutivos de seu direito e o réu os fatos impeditivos, extintivos ou modificativos dos direitos do autor, salvo os casos em que se admite a inversão do ônus probatório.
b. A confissão é, em regra, divisível, podendo a parte que a quiser invocar como prova aceitá-la no tópico que a beneficiar e rejeitá-la no que lhe for desfavorável, porém cindir-se-á quando o confitente a ela aduzir fatos novos, capazes de constituir fundamento de defesa de direito material ou de reconvenção.
c. Todas as vezes que a parte alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário deverá provar-lhe o teor e o conteúdo, além de sua vigência.
d. No caso de litisconsórcio unitário, pode um dos litisconsortes, sem a anuência dos demais, promover a confissão sobre fato controvertido no processo e que venha a prejudicar a todos.
e. A existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião, sendo que dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial.
Comentário: O ônus da prova pode ser modificado por convenção entre as partes (negócio jurídico processual). Nem sempre será necessário provar conteúdo de norma municipal, estadual, estrangeira ou consuetudinária. Depende do convencimento do julgador. A confissão é, em regra, indivisível. Não há possibilidade de rejeitá-la parcialmente. A confissão de um dos litisconsortes não é admitida sem a anuência dos demais, pois poderá vir a prejudicá-los.
Feedback
A resposta correta é: A existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião, sendo que dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à prova, considere:
I. Somente os fatos jurídicos, os fatos simples e os fatos positivos podem ser objeto da prova, não podendo sê-lo os fatos negativos.
II. Quanto à forma, isto é, modalidade ou maneira pela qual se apresentam em juízo, as provas podem ser orais, documentais ou materiais.
III. O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório; a isso denomina-se prova emprestada.
IV. Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito, indeferindo, em decisão fundamentada, as diligências inúteis ou meramente protelatórias.
Está correto o que se afirma APENAS em:
Escolha uma:
a. II, III e IV.
Comentário: Há possiblidade de prova de fato negativo. Quanto à forma, pode haver prova oral, documental ou material (objeto diferente de documento). Há possibilidade de uso de prova emprestada no processo. O juiz poderá indeferir diligências inúteis ou meramente protelatórias.
b. I e III.
c. II e IV.
d. I e IV.
e. I e II.
Feedback
A resposta correta é: II, III e IV..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o Código de Processo Civil, as partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz. Então, referente à produção de prova pelas partes, é CORRETO afirmar que nos casos:
Escolha uma:
a. de prova por documento eletrônico, a sua utilização no processo convencional independerá de sua conversão à forma impressa e da verificação de sua autenticidade, na forma da lei.
b. de prova por documento eletrônico não pode ser utilizada no processo, em nenhuma hipótese.
c. de prova testemunhal, caberá ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha, por ele arrolada, do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo; a intimação deverá ser realizada por carta com aviso de recebimento.
Comentário: No caso de prova por documento eletrônico (admitida no processo), a sua utilização no processo convencional dependerá de sua conversão à forma impressa e da verificação de sua autenticidade, na forma da lei. No caso de prova produzida por ata notarial, a existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados não de ofício, mas a requerimento do interessado, mediante a ata lavrada pelo escrivão da serventia ou pelo tabelião. Nos casos em que a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito, a produção antecipada da prova será admitida.
d. em que a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito, a produção antecipada da prova não será admitida.
e. de prova produzida por ata notarial, a existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou