Buscar

Prova II formação social

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:639526) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17315145
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O segundo mandato de Getúlio Dorneles Vargas, que vigorou entre 1950 e 1954, desenvolveu-se em um contexto de forte crise política com as forças armadas, crise que foi deflagrada ainda em 1946, quando ocorreu a deposição de Vargas. Logo, as condições de governabilidade de Vargas desestruturaram-se e novas alianças e acordos precisaram ser selados. Sobre as estratégias e as alianças políticas que Vargas lançou mão para galgar o seu segundo mandato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Vargas experimentou o caminho das urnas e obteve menos da metade dos votos válidos, o que deu margem de contestação aos grupos da oposição. 
(    ) Precisou compor seu governo a partir da ampla negociação com vários partidos, entre eles PSD, PTB, PSP e UDN.
(    ) O discuso de Vargas continuou sendo o do nacionalismo econômico e participação do Estado no desenvolvimento industrial.
(    ) Vargas obteve condições favoráveis de governabilidade quando aceitou que o governo brasileiro ficaria com a metade inferior, ou seja, 49%, da Petrobras. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	Getúlio Vargas governou o Brasil por um longo período de tempo e por meio de regimes políticos distintos. Antes da instauração do regime de "Estado Novo", no ano de 1937, foi publicado o Plano Cohen, que tinha por finalidade fornecer legitimidade às guinadas do governo de Vargas, em especial à implementação do Estado Novo que data do mesmo ano. Sobre o contexto em que foi aplicado e no que consistiu o Plano Cohen, analise as sentenças a seguir:
I- Pretendia intimidar um suposto plano comunista que promoveria atos e eventos de desordem política no Brasil.
II- Plano redigido por integrantes das forças armadas, da ala integralista, e que defendia a legalidade e a ordem nacional.
III- Existem interpretações de que se tratou de um documento forjado para estabilizar o governo de Getúlio Vargas.
IV- Plano redigido pelo grupos liderados por Luis Carlos Prestes e que possuía forte influência do modelo político soviético.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Entre os anos de 1930 e 1964 desenvolveu-se no Brasil uma prática política singular, denominada Populismo. Esta prática não ocorreu somente no Brasil, também foi implementada em países como a Argentina e o México. O populismo no Brasil ocorreu em um momento de forte crise das oligarquias e de passagem ao liberalismo. De maneira geral, tinha como finalidade fazer do representante político um líder popular em meio à população. Sobre esta prática, analise as seguintes sentenças:
I- No caso brasileiro, teve que se apoiar sempre em algum tipo de autoritarismo, seja o autoritarismo institucional da ditadura Vargas (1937-45), seja o autoritarismo paternalista ou carismático dos líderes de massa da democracia do pós-guerra (1945-1964).
II- Foi uma experiência política cujas relações de poder unidirecionais resultaram na total submissão das massas populares aos interesses de governantes estrangeiros.
III- Foi uma das manifestações das debilidades políticas dos grupos dominantes urbanos quando tentaram substituir-se à oligarquia nas funções de domínio político de um país tradicionalmente agrário, numa etapa em que pareciam existir as possibilidades de um desenvolvimento capitalista nacional.
IV- Foi uma estratégia lançada por parte das elites dominantes diante da necessidade de incorporação das massas populares em meio ao cenário político e no contexto do desenvolvimento urbano e industrial. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Entre os anos de 1946 e 1950, ocorreu o governo Dutra. Suas medidas políticas destoavam significativamente das que haviam sido implementadas ao longo dos mais de 15 anos anteriores, quando o país havia sido presidido por Getúlio Vargas, que havia sido de forte tom nacionalista e de políticas de nacionalização dos setores energéticos e produtivos. Com relação às principais medidas do governo Dutra, analise as sentenças a seguir:
I- Este governo desmantelou as políticas de desenvolvimento financiadas pelo governo anterior.
II- Favoreceu o avanço da iniciativa privada e a entrada do capital estrangeiro no país.
III- Foi responsável de manter o Brasil imparcial diante dos conflitos e negociações da Guerra Fria, que ocorria em nível internacional.
IV- Ocorreu a ampla participação de grupos americanos em meio às políticas e programas de governo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Jânio Quadros (1917-1992) foi empossado presidente do Brasil em janeiro de 1961 e em agosto do mesmo ano, em meio a uma forte crise partidária, com o Poder Legislativo e frustrando a expectativa das elites brasileiras, renunciou ao cargo. No momento de sua renúncia, deixou uma carta ao então ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, que continha o seguinte conteúdo: "[...] Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do país, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia [...]".  Com relação às circunstâncias desfavoráveis que se instauraram em meio ao governo de Jânio Quadros e à inusitada renúncia, analise as sentenças a seguir:
I- Faltava alimentos nas cidades, devido à forte migração da população do campo à cidade.
II- A concentração da maior parte da população no campo fazia com que a indústrias não produzissem por falta de mão de obra. 
III- Defendia as reformas de base e a reforma agrária, o que desagradava as elites políticas conservadoras.
IV- A renúncia ocorreu tendo em vista a expectativa de que o povo fosse às ruas reclamar pela permanência de Jânio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, J. Carta de renúncia. Brasília, 25 ago. 1961.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Na primeira metade do século XX, o Brasil passou por diversos momentos marcados por agitação política, que eram movidos por frentes partidárias e se remetiam e criticavam diretamente à conjuntura política e ao Governo Federal. Dentre eles, pode-se relacionar o caso da Aliança Nacional Libertadora, que foi fundada por Luis Carlos Prestes. Qual foi a ideologia política do movimento liderado por Luis Carlos Prestes?
	 a)
	Federalismo.
	 b)
	Populismo.
	 c)
	Socialista/comunista.
	 d)
	Nazi-fascismo.
	7.
	A Revolução de 1930, através da qual Getúlio Vargas chegou ao poder da presidência do Brasil, possui grande importância na trajetória derevoluções políticas pelas quais o país passou, em especial para a história do conturbado regime de República do país. Sobre os significados e os impactos da Revolução de 1930, analise as seguintes sentenças:
I- A Revolução teve um caráter social e econômico e contou com ampla participação das classes subalternas nos momentos de decisão.
II- A Revolução de 1930 atribuiu à industrialização elemento principal de desenvolvimento da nação soberana, atenuando a importância das elites agrárias.
III- Através da regulamentação da estrutura sindical se deu a inclusão de parcelas consideráveis de trabalhadores na vida política e econômica do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	As reverberações da Revolução Russa causaram impacto no movimento operário e um impulso nas manifestações de rua, ocasionando um receio por parte dos grupos mais conservadores. Em meio a estes acontecimentos, no cenário político-eleitoral, ocorre a aproximação das oligarquias de estados brasileiros. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ano de 1924 marca o surgimento do Tenentismo, a revolta da oficialidade intermediária contra os rumos assumidos pelo governo na política dos governadores. Contemporâneos de 1924 presenciam também a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), partido que viria a ter alcance nacional e cujo ideário chocava-se frontalmente com as práticas políticas vigentes no país. 
(    ) No plano cultural, o ano de 1922 é marcado pela disseminação de novas manifestações estético-políticas, materializadas de maneira clara na ?Semana da Arte Moderna?.
(    ) A Semana da Arte Moderna lançou ao proscênio três maneiras distintas de pensar o Brasil: a corrente ?verde amarela?, que pregava a reflexão da brasilidade, propondo o abandono de influências estrangeiras e sustentando a singularidade do país; a corrente ?antropofágica?, cuja proposta era a incorporação dessas influências através de um ?canibalismo cultural?; e, por fim, a corrente que previa incorporação, por parte do país, de valores culturais considerados universais.
(    ) O Tenentismo foi uma revolta da oficialidade intermediária contra os rumos assumidos pelo governo na política dos governadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Getúlio Dorneles Vargas (1892-1954) governou o Brasil em dois momentos distintos: de 1930 a 1945 e  de 1950 a 1954. Seu governo foi marcado por inúmeros momentos e situações polêmicas. Sem sombra de dúvida, o que persiste no imaginário e sugere especulações diz respeito ao fato de ter cometido suicídio. Vargas, em 24 de agosto de 1954, comete suicídio e deixa uma carta-testamento na qual procura justificar a atitude que tomava naquele momento. Com relação ao contexto político em que Vargas se encontrava nos últimos anos de seu mandato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foram marcados por forte oposição oriunda dos grupos militares, dos demais quadros políticos e da imprensa nacional.
(    ) Configurava-se um golpe político alinhado ao contexto internacional da Guerra Fria, que almejava depor o presidente. 
(    ) Configurava-se forte oposição mobilizada pelas lideranças políticas dos estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba.
(    ) Foram marcados pela participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, sendo que o Brasil deixou a guerra derrotado e com muitas dívidas.   
Agora, assinale as alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	A eclosão da Revolução de 1930 não pode ser compreendida sem uma análise mais detalhada do cenário político, econômico e social da década de 1920. Sobre os eventos de grande significação desta década, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A década de 1920 foi marcada economicamente pelo esgotamento do modelo agroexportador, calcado quase que exclusivamente no café. No plano social, a emergência definitiva da questão social trouxe em seu bojo novos segmentos e camadas sociais.
	 b)
	O início da chamada ?Política dos Governadores?, em 1930, inviabilizou o controle de São Paulo sobre as oligarquias regionais.
	 c)
	O ano de 1929 marca um ponto de inflexão na política brasileira, pois nele ocorre o fortalecimento do pacto político firmado entre as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais.
	 d)
	A Semana da Arte Moderna, de 1922, decretou o fim do sistema oligárquico que vigorava desde 1889.

Continue navegando