Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tauana Maroso Nogueira (2592582)
	
	Disciplina:
	Marketing (MKT23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637250) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18675959
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	(ENADE, 2018) O consumo incontrolável e compulsivo vem trazendo consequências negativas para o ambiente, como no caso da superexploração dos recursos naturais, que pode levar ao esgotamento e à escassez desses recursos e a uma intensa produção de resíduos e comprometendo o equilíbrio ambiental. Na contramão de uma ideia de consumo compulsivo, a postura de consumo consciente envolve a busca de produtos e serviços ecologicamente corretos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem ou a reutilização dos materiais residuais, o que tem impactado a relação entre o consumidor e as empresas. Nesse contexto, formulou-se o conceito de marketing ambiental, ou marketing verde, que prioriza estratégias de marketing com foco nos benefícios - ou na ausência de malefícios - dos produtos e do seu modelo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação às ações afeitas à preservação ambiental. A partir dessas informações, disserte sobre a relação entre o consumo consciente e o marketing ambiental.
	Resposta Esperada:
No estabelecimento da relação entre consumo consciente e marketing ambiental, o estudante deve demonstrar que compreende os dois conceitos envolvidos.
*Consumir conscientemente é ter em mente como um produto ou serviço foi produzido e distribuído e quais recursos naturais foram utilizados para isso. Implica, também, saber para onde vai o que foi consumido e que tipo de prejuízo que isso pode trazer. É preciso conhecer as atitudes e os valores da empresa responsável pelo produto.
*O markerting ambiental informa ao mercado que a empresa tem ações ambientais e também é um elemento que influencia os consumidores e os próprios colaboradores (endomarketing). A marca deve focar em ações que impactem seus clientes, mostrando a eles que se preocupa, de forma ampla, com a atitude daqueles que consomem seus produtos. O marketing ambiental deve comunicar os processos de produção, de distribuição e de descarte de seus produtos.
*Desse modo, ao estabelecer a relação entre consumo consciente e marketing ambiental, o estudante deve apresentar o entendimento de que uma empresa que procura estimular o consumo consciente não pensa apenas no seu produto, mas na sua postura e na de seus clientes, o que impacta diretamente suas estratégias de marketing ambiental. A relação também pode ser considerada no sentido inverso, ou seja, a sociedade com práticas de consumo consciente cobra das empresas um comportamento ambientalmente consciente, o que levará a um trabalho de marketing que busque atender às exigências de tal sociedade.
	2.
	O mix de marketing é um poderoso aliado das organizações que observam e dedicam seus esforços a áreas específicas que estão em contato com o mercado. Ele deve ser cuidadosamente planejado, observando-se as características dos consumidores a serem atendidos. Descreva como as empresas devem utilizar o mix de marketing e descreva um exemplo real para explicar como funciona cada um dos quatro Ps.
	Resposta Esperada:
* O mix de marketing é composto por quatro áreas que devem ser observadas e gerenciadas pelas organizações, para que consigam ter competitividade em um mercado. * São eles: produto (algo que será ofertado a um mercado, com características que atendam a necessidades e desejos), preço (valor monetário cobrado de um bem, que pode definir a estratégia da empresa em atender a todo o mercado ou apenas parte dele), promoção (estratégias definidas para a divulgação de produtos e serviços utilizando-se de mídias e outras ferramentas de comunicação) e praça (análise de como fazer com que o produto chegue ao mercado consumidor, além de decisões no ponto de venda para facilitar o encontro do produto com o cliente). * Por exemplo: uma empresa que comercializa uma nova pasta de dentes com sabor diferenciado e que traz na embalagem uma escova de dentes de um personagem de desenho animado (produto), com preço mais elevado que a concorrência para demonstrar que pagando mais, o cliente estará levando de brinde a escova de dentes e não apenas a pasta de dentes (preço), utilizando-se de mídia televisiva em TV fechada para atingir as crianças e mídias digitais, como blogs e redes sociais, para atingir os adultos (promoção), sendo distribuída apenas na região Sudeste por meio da rede de transporte próprio da empresa e com colocação no ponto de venda por um profissional de marketing, que utilizará um posicionamento deste produto em local de destaque perto dos concorrentes e produtos correlatos como hastes de algodão, pastas de dente e lenços umedecidos (distribuição).
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais