Buscar

RESPOSTAS DISCURSIVAS PROVA FINAL TOPICOS ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS DAS DISCURSIVAS
1. O nosso país está em um contraste de culturas e idades muito maior que outros países do mundo. A população com maior idade já passou pela ditadura e sabe como são as coisas no passado. A partir do momento em que é estabelecido o estado democrático, a população coletivamente passa a ter voz proativa na questão de escolha dos elementos, como a demanda social, a política, a cultura e a economia. A população, com o seu direito de escolha, pode não participar de uma escolha, como modo de protestar, contestar ou por indiferença no sistema atual. Embora no Brasil o voto seja obrigatório, você tem a opção da não escolha dos seus representantes por estar em desacordo com o modelo proposto. Com esse direito adquirido, são necessárias quatro condições básicas para instaurar a democracia. Cite-as e justifique. 
R=1)Escolher seu representante: é um direito da população à participação na definição dos representantes governamentais.
2)Direito às eleições: que sejam frequentes, de livre escolha, com direito à competição.
3)Direitos adquiridos e que sejam garantidos:expressão,reunião e organização, para que haja competitividade entre os partidos políticos em busca de poder.
4)Informações:o governo é obrigado a liberar os acessos e as fontes para a população identificar o que estão fazendo com o dinheiro dos impostos.
2. Segundo dados do IBGE, no Brasil, ao longo do século XX, o número de municípios cresceu de 1.121, em 1900, para 1.890, cinquenta anos depois. No início do século XXI esse número era de 5.507, em 2000, e passou para 5.565 municípios em 2010. Esse aumento acentuado no número de municípios acompanha o elevado percentual da população que reside em áreas urbanas, atualmente estimado em 85% na média nacional. Em algumas unidades da federação, como Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, o percentual da população urbana ultrapassa os 95%. Com base nessas informações, disserte sobre as implicações socioeconômicas e ambientais do crescimento desordenado das cidades.
FONTE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-
agencia-de-noticias/releases/14433-asi-atlas-do-censo- demografico-do-ibge-mapeia-mudancas-na-sociedade-brasileira.html. Acesso em: 17 jul. 2018.
Resposta Esperada:
R= O crescimento desordenado das cidades geralmente vem acompanhado do aumento da desigualdade social, ampliação da pobreza e periferia, problemas de desemprego, violência, falta de saneamento, doenças e violência. A lém disso, em nosso país o acúmulo de automóveis têm contribuído com o aumento da poluição do ar e causado transtornos com congestionamentos e estresse na população. Ambientalmente falando, a ampliação das cidades de modo desordenado causa desmatamento intenso e fragmentação dos biomas brasileiros.
R=O crescimento e desenvolvimento desordenado das cidades, vem gerando um aumento das desigualdades sociais, a ampliação da pobreza e periferias,problemas com desemprego, violência,falta de saneamento básico, doenças e etc. Além disso, em nosso país o acúmulo de automóveis têm contribuído com o aumento da poluição do ar e causado transtornos com congestionamentos e estresse na população. Ambientalmente falando, a ampliação das cidades de modo desordenado tem gerado o desmatamento intenso e fragmentação dos biomas brasileiros.

Continue navegando