Buscar

Explique a teoria da biogênese e abiogênese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO MICROBIOLOGIA
1. Explique a teoria da biogênese e abiogênese.
R: A teoria da abiogênese foi a primeira a surgir, ela descrevia que a vida surgia de forma espontânea. Assim, surgiu a teoria da biogênese, a qual afirmava que todas as formas de vida só poderiam ser originadas a partir de outras preexistentes.
2. Cite exemplos de microrganismos utilizados na produção de alimentos.
R: As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.
3. Quais os principais métodos físicos e químicos de controle microbiano?
R: Métodos físicos: Temperatura, radiação, filtração, dessecação, remoção de oxigênio e Vibração ultrassônica.
Métodos químicos: Desinfetantes, antissépticos preservativos usados em alimentos.
4. Como ocorre a génese do processo de patogenicidade?
R: Para se estabelecer um processo infeccioso, o microorganismo deve penetrar no hospedeiro e iniciar uma infecção.
5. Defina assepsia bacteriostase e degeneração.
R: Assepsia são procedimentos feitos para impedir a entrada, permanência e proliferação de germes patogênicos, isto é, que provocam infecções, nos organismos, ambientes e objetos. Simplesmente são os cuidados de limpeza e higiene
6. Quais as principais características morfológicas dos vírus?
R: São Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com microscópio eletrônico. Alguns cientistas não os consideram seres vivos.
7. Explique o ciclo lítico e lisogênico da replicação viral.
R: Esses dois ciclos iniciam com o fago T aderindo à superfície da célula bacteriana através das fibras proteicas da cauda. Esta contrai-se, impelindo a parte central, tubular, para dentro da célula, à semelhança, de uma microsseringa. O DNA do vírus é, então, injetado fora da célula a cápsula proteica vazia. A partir desse momento, começa a diferenciação entre ciclo lítico e ciclo lisogênico.
No ciclo lítico, o vírus invade a bactéria, onde as funções normais desta são interrompidas na presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Esse, ao mesmo tempo em que é replicado, comanda a síntese das proteínas que comporão o capsídeo
No ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria ou a célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular.
8. Diferencie as colônias de fungos.
R: As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas. As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas.
9. Quais os principais microrganismos causadores de infecções do trato respiratório e gastrointestinal?
R: As infecções gastrointestinais podem ser causadas por muitos microrganismos, incluindo: Adenovírus, Campylobacter, Clostridium difficile, Escherichia coli, Escherichia coli O157:H7, Helicobacter pylori, Rotavírus, Salmonella e Shigella, Staphylococcus aureus, Yersinia enterocolitica.
10. Explique o processo de instalação da tuberculose.
R: A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.
11. Qual termo que melhor define biogênese?
R: Formação de um ser vivo a partir de outro ser vivo semelhante.
12. Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos presentes, como vírus, bactérias, fungos, protozoários e esporos, para um aceitável nível de segurança. O processo de esterilização pode ser físico, químico, físico-químico. Sobre a esterilização de materiais pelo calor, o que é correto afirmar?
R: É correto afirmar que o método de flambagem em chama direta é restrito, nos laboratórios, à esterilização de alças de platina e flambagem de bocas de tubos e pipetas. 
13. Qual nome recebe o método utilizado para a esterilização de meios de cultura, soluções, utensílios e instrumentos, utilizando vapor saturado, cuja temperatura equivale ao ponto de ebulição de água produzida pela combinação de energia que aquece a água a uma pressão atmosférica, acelerando o aquecimento e levando ao alcance de temperaturas propícias para esterilização em tempo mais rápido?
R: Autoclavação
14. As bactérias possuem o crescimento representado por fases. Neste processo, ocorrem sucessões de etapas que iniciam com um estabelecimento das bactérias no microambiente onde irão se desenvolver, passam por uma etapa exponencial de crescimento, entram em uma fase cuja quantidade de células viáveis é equivalente às células mortas e finalizam o processo em uma fase em que a quantidade de células mortas passa a superar a de células vivas. Estas etapas são denominadas respectivamente de fases:
R: lag, log, estacionária e declínio.
15. As toxinas bacterianas são substâncias capazes de causar danos ao organismo. Podem ser classificadas como endotoxinas e exotoxinas. As exotoxinas pertencem a uma classe de moléculas biológicas denominadas:
R: Proteínas.
16. Sobre a fermentação alcoólica é correto afirmar que:
R: A fermentação alcoólica é realizada por algumas bactérias e leveduras. O etanol e dióxido de carbono produzidos pela levedura Saccharomyces cerevisae, por exemplo, são resíduos metabólicos para as
leveduras.
17. É a capacidade que um antimicrobiano tem de matar ou inibir os patógenos causando o menor dano possível ao
indivíduo, está relacionado a qual item?
R: Toxicidade Seletiva.
18. Qual das bactérias são formadoras de esporos?
R: Clostridium botulinum.
19. Tendo em vista a citologia bacteriana, a estrutura que contém peptideoglicano e é responsável por conferir maior resistência às bactérias gram-positivas é denominada:
R: Parede celular.
20. Quais as práticas padrões em microbiologia do nível de biossegurança 1?
R: A lavagem das mãos deve ser feita após descalçar as luvas, para evitar a contaminação do profissional e do meio ambiente.
21. Em relação ao vírus Influenza, o que podemos dizer?
R: Pode haver mutações dos genes codificadores das espículas de Hemaglutinina e Neuraminidase.
22. Hans Cristian Gram conseguiu descobrir e nomear as bactérias como Gram positivas e negativas através de técnica de coloração como:
R: Somente Técnica de Gram.
23. O Reino monera compreende as bactérias de forma geral, tanto patogênicas quanto não patogênicas. Mesmo dentro deste reino, existem algumas particularidades. Assim sendo, quais características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?
R: Ausência de carioteca (membrana nuclear) e presença de síntese proteica.
24. A Salmonella é uma bactéria considerada aeróbia e mesófila. Isso significa que sua multiplicação acontece necessariamente:
R: Na presença de oxigênio e em temperatura próxima à ambiente.
25. A técnica de coloração de Gram é uma das mais importantes utilizadas em microbiologia. Foi desenvolvida no final do século XIX. Nessa técnica, utilizam-se vários reagentes. Em relação à técnica de Gram, quais reagentes são utilizados?
R: Cristal violeta, lugol, álcool e fucsina.
26. As soluções empregadas na coloração de Gram possuem finalidades distintas. Pode-se dizer que o LUGOL possui função de:
R: Mordente.
27. Chama-se microbiota o conjunto dos microrganismos que se encontram geralmente associados a tecidos (pele, mucosas etc.) do corpo humano. Com relação à microbiota normal do corpo humano, podemos dizer que, ao nascer, a mucosa vaginal é:
R: Estéril.
28. Qual o mecanismo de ação do sal na conservação dos alimentos, como carnes por exemplo?
R: Sua alta concentração em peixes de água salgada pode induzir o processo de plasmólise nas células bacterianas, portanto, inibea contaminação microbiana em pescado.
29. Os micro-organismos podem ser classificados de acordo com a temperatura ideal de crescimento. Diante disso, descreva em ordem CRESCENTE a temperatura ideal de crescimento microbiano?
R: Psicrófilo, Psicrotrófico, Mesófilo, Termófilo e Hipertermófilo.
30. A parede celular é uma estrutura externa à membrana plasmática e é importante para os organismos microbianos. Cada grupo de organismos tem peculiaridades na estrutura de sua parede celular. Assim, a opção que apresenta, respectivamente, os componentes exclusivos de parede de bactéria Gram-positiva, Gram-negativa é:
R: Ácido teicóico e lipopolissacarídeo.

Outros materiais