Buscar

(resposta) ED Giulia BIoquímica Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Bioquímica Clínica F (FFC304)
 1) O gráfico mostra os níveis de glicose medidos no sangue de duas pessoas, sendo uma saudável e outra com suspeita de diabetes mellitus, imediatamente após uma refeição e nas cinco horas seguintes:
 a) Identifique a curva correspondente às medidas da pessoa com suspeita de diabetes, justificando sua resposta. 
resposta: A curva A corresponde às medidas da pessoa com suspeita de diabetes, imediatamente após uma refeição o indivíduo apresenta 150 mg de glicose no sangue, essa quantidade de glicose vai aumentar até quase 400 mg e depois mesmo essa quantidade abaixando, mantém os níveis altos chegando no máximo a 200mg o que indica que o indivíduo é diabético.
b) Indique quais exames laboratoriais podem ser realizados para ter certeza que o paciente está diabético, neste caso. 
resposta: o diagnóstico da diabetes mellitus se dá através de 3 exames ( avaliação da glicose em jejum, teste oral de tolerância a glicose e Hemoglobina glicada)
O paciente faz uma dosagem de glicose, alguns podem estar com glicose normal e outros um pouco acima, nesses que estão um pouco acima o clínico solicita um TTG para ver se foi um valor esporádico ou vai solicitar um segundo teste em outro momento para ver se esse nível ainda está aumentado, se depois de certos cuidados ainda apresentar valores altos ele pode pedir um TTG e uma hemoglobina glicada para CONFIRMAÇÃO DO DIAGNÓSTICO.
2) Caso clínico: um senhor de 45 anos, comerciante e com história pregressa de alcoolismo crônico, após ser encontrado desmaiado na rua, foi transportado imediatamente para um pronto socorro. No exame físico, foi constatado um estado semicomatoso, hálito alcoólico, desidratação, debilidade física, edema de membros inferiores e fígado aumentado. 
Exame laboratorial: AST = 100 U/mL (normal = até 42 U/L), ALT = 470 U/mL (normal = até 41 U/L), Bilirrubina total = 4,8 mg/dL (normal = até 1,0), O paciente recebeu líquido endovenoso (contendo KCl e glicose) para reidratação e 20 horas depois, respondia a estímulos e conversava normalmente. Queixava-se de dores abdominais e apresentava tremores.
 Com base no caso clínico, responda as questões abaixo: 
a) Explique as alterações das dosagens bioquímicas plasmáticas do paciente.
resposta: o valor de AST e ALT estão alterados o que indica lesão nas células hepáticas. Essas lesões levam ao aumento da bilirrubina, uma vez que o dano celular será prejudicial na etapa da conjugação.
 b) Indique um possível diagnóstico para o paciente. 
resposta: De acordo com todos os dados apresentados possivelmente o paciente tem uma doença hepática alcoólica, como cirrose ou hepatite alcoólica.
3) Diferencie doença hepatocelular de doença colestática e indique quais os exames são essenciais para realizar essa diferenciação.
resposta: doenças hepatocelulares: são decorrentes de danos celulares e acarretam o aumento da bilirrubina insolúvel, uma vez que o dano celular será prejudicial na etapa da conjugação.
doenças colestáticas: ñ acontece dano celular, é acarretada por alguma coisa que inibe o fluxo biliar.
 4) Caso Clínico: Um senhor de 62 anos com diabetes tipo I diagnosticada e realizando tratamento com insulina foi atendido em uma clínica para diabéticos para realizar acompanhamento. 
Seus exames laboratoriais indicaram os seguintes resultados: 
 Exames laboratoriais acusaram 9 % de hemoglobina glicada (meta para acompanhamento =< 7%) e glicemia de jejum 109 mg/dL (meta para acompanhamento = <110mg/dL)
 O paciente está realizando de forma adequada o seu tratamento? Explique sua resposta com base nos exames laboratoriais. 
resposta: não, mesmo a glicemia em jejum dentro da meta o fato da hemoglobina glicada está alta indica que o paciente não estava se comportando antes do exame da glicemia de jejum, talvez por não estar seguindo a dieta ou o medicamento não estava mantendo os níveis glicêmicos.
5) Considerando a avaliação e interpretação do EAS: 
a) Como o EAS pode ser dividido e o que se avalia em cada etapa?
resposta: o EAS pode ser dividido em três etapas: 
1- exame físico que avalia cor, odor, aspecto, depósito, presença de espuma e densidade.
2-exame químico que avalia a quantidade de bilirrubina, corpos cetônicos, densidade, glicose, Hemoglobina, leucócitos, nitrito, pH, proteínas e urobilinogênio.
3- análise do sedimento que analisa o que tem de células (células epiteliais, leucócitos, hemácias, cilindros, cristais, bactérias e leveduras)
b) Qual componente que pode estar presente na urina que invalida toda a leitura da fita reativa? 
resposta: Ácido ascórbico. algumas tiras tem numa região ác. ascórbico presente e se o paciente faz uso pode alterar dando um resultado falso negativo (glicose, esterase, bilirrubina, nitrito e hemoglobina). então tem que pedir que o paciente suspenda por 48h para refazer o exame e confirmar o resultado
6) Um paciente de 30 anos de idade apresentando pele e mucosas ictéricas, ascite, vômitos, tontura e febre procurou o médico que lhe pediu alguns exames laboratoriais. 
O paciente relatou ter passado uma temporada em um local com saneamento básico precário. Os resultados dos exames seguem abaixo: 
ALT e AST (↑↑↑) 
Bilirrubina direta, total e indireta (↑↑↑)
 a) Indique um possível diagnóstico para o paciente. Justifique sua resposta.
resposta: Provavelmente o paciente apresenta hepatite viral aguda causado pelo vírus da hepatite A, devido ao local com saneamento básico precário, pois a contaminação é feita pela água ou alimentos.
b) Diferencie bilirrubina conjugada de bilirrubina não conjugada. Indique qual bilirrubina é dosada e qual não é, além de demonstrar o cálculo utilizado para definir os valores de bilirrubina total, indireta e direta. 
resposta: a bilirrubina indireta ou ñ conjugada é a substância que se forma no momento da destruição dos glóbulos vermelhos que vai para o fígado onde será conjugada com o glucoronil formando a bilirrubina direta ou conjugada que é solúvel e pode ser eliminada na urina. A bilirrubina direta ou conjugada é dosada, já a bilirrubina indireta ou ñ conjugada não é usada, para definir o valor precisa dosar a quantidade da bilirrubina total e depois diminuir a direta. Cálculo: Bilirrubina Indireta = Bilirrubina Total - Bilirrubina Direta
7) Na coleta e no armazenamento da urina até a realização do EAS, alguns cuidados devem ser tomados. Quais são esses cuidados?
resposta: O frasco deve ser lacrado, descartável e estéril entregue ao paciente com as seguintes indicações para a coleta correta: ( lavar bem as mãos, abrir o frasco sem tocar na parte interna, desprezar o primeiro jato de urina, lavar a região genital, coletar a urina, desprezar a parte final, levar imediatamente ao laboratório ou manter em geladeira em até 8 hs.)

Continue navegando