Buscar

DISCURSIVA BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os marcadores tumorais são substâncias que podem ser encontradas em fluídos corporais como: Sangue, urina, líquido cefalorraquidiano e também em células e tecidos. Estes marcadores servem para diferenciar anomalias presentes em nosso organismo, onde seus níveis elevados podem indicar presença ou não de células cancerígenas em nosso corpo. Sendo necessário exames complementares para a confirmação do diagnóstico. Alguns dos exemplos práticos da utilização de marcadores tumorais no diagnóstico de neoplasias é o exame Antígeno carcinoembriônico (CEA), que tem como sua principal indicação Adenocarcinoma de pulmão e câncer colorretal. Não é apenas com um exame que o diagnóstico é feito, porém em pacientes que já estão com suspeita de câncer colorretal, os níveis alterados podem indicar também o estágio da doença.
2 - Laboratório Virtual - Dosagem de Bilirrubina] A icterícia, também conhecida como hiperbilirrubinemia, é definida como uma coloração amarelada dos tecidos do corpo resultante do acúmulo de bilirrubina em excesso. A deposição de bilirrubina ocorre apenas quando há excesso de bilirrubina, e isso indica produção aumentada ou excreção prejudicada.
A respeito da dosagem de bilirrubinas no setor de bioquímica clínica, explique a relação que existe entre esse pigmento e as hemácias, e como ocorre seu transporte no sangue.
A dosagem de bilirrubina é realizada no setor de bioquímica, para avaliar as condições do fígado, onde seus valores alterados podem ser indicação de disfunções hepáticas e biliares, podendo causar aparência amarelada da pele, mucosa e esclera nos olhos, devido a degradação da hemoglobina, que é a molécula presente nas hemácias que transportam oxigênio. A bilirrubina é um subproduto da degradação da hemoglobina, onde a mesma é desintegrada do interior de macrófagos do sistema retículo endotelial, em grupo heme, ferro e globinas. O grupo heme se decompõem no interior do macrófago, ligações se rompem e o círculo tetrapirrólico se abre, chamada biliverdina, se transformando em bilirrubina, formando um complexo com a albumina, que é a bilirrubina indireta. No fígado após sofrer conjugação, se transforma em bilirrubina direta.

Outros materiais