Buscar

A política de desenvolvimento de coleções questões abertas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A política de desenvolvimento de coleções deve ser elaborada de forma didática, com a finalidade de promover a sua compreensão. Além disso, a política pode ser proposta por uma equipe ou comissão composta por profissionais diversos e por representantes da própria comunidade, tudo isso, aprovada pelos órgãos competentes. Dias e Pires (2003, p. 25) afirmam a importância da representatividade da comunidade para a "expansão racional, equitativa e equilibrada do acervo". E ainda, sugerem que tal comissão deve se responsabilizar por algumas ações. Escreva cinco ações que são de responsabilidade da comissão. 
FONTE: DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: EdUFSCar, 2003. ( * Máximo 1000 caracteres )
Esse documento deve ser elaborado por uma equipe/comissão de seleção, visando garantir a representatividade da comunidade nas atividades do serviço de informação, contribuindo para uma expansão racional, eqüitativa e equilibrada do acervo. Essa comissão deve se responsabilizar por:
· analisar os objetivos gerais da organização à qual está inserida a biblioteca;
· definir a extensão e a profundidade na cobertura temática da coleção, segundo os diferentes níveis da comunidade a ser atendida;
· conhecer a situação da coleção a fim de elaborar o orçamento necessário para solucionar os problemas;
· proceder à análise quantitativa da coleção;
· cobrir áreas de maior demanda da comunidade, definindo as prioridades da seleção;
· determinar critérios para intercâmbio de material bibliográfico;
· determinar critérios para recebimento de doações e descartes;
· procurar atender a todas as sugestões, comunicando ao solicitador sobre a aquisição
ou não do item solicitado;
· determinar critérios para preservação e conservação dos materiais (encadernação e
restauração etc);
· definir critérios para avaliação do valor da coleção;
· definir critérios para duplicação de documentos;
· coordenar a reavaliação periódica da coleção, a fim de definir quando e sob quais condições o material será remanejado e descartado do acervo.
· 
O Dossiê CopySouth revela as controvérsias que rodeiam as leis de direitos autorais em diversos países. O dossiê denuncia os benefícios dos países desenvolvidos do Norte em relação aos países em desenvolvimento do Sul, visto que os primeiros, através das multinacionais, já possuem uma porcentagem esmagadora da propriedade intelectual mundial. Esse dossiê destaca as crescentes imposições e pressões institucionais internacionais na perspectiva de diminuição do Copyrigh. Nesse sentido, disserte sobre a diferença de Copyrigh e Copyleft. ( * Máximo 1000 caracteres )
Em suma: Copyright é uma licença fechada que assegura seus direitos apenas ao autor - que, se quiser, pode acrescentar termos de distribuição para torná-la Copyleft. Copyleft é uma licença aberta, passível de alteração e reprodução por qualquer pessoa, desde que seus direitos livres sejam mantidos.
· Copyright é uma licença fechada que assegura seus direitos apenas ao autor - que, se quiser, pode acrescentar termos de distribuição para torná-la Copyleft.
· Copyleft é uma licença aberta, passível de alteração e reprodução por qualquer pessoa, desde que seus direitos livres sejam mantidos.

Continue navegando