Buscar

ESTUDO DIRIGIDO A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ÈTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL José Paulo Netto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ÈTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL – José Paulo Netto
A obra busca compreender a dinâmica dos projetos societários e a dimensão política dos mesmos, esclarecendo sobre os elementos referentes aos argumentos do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.
O projeto ético-político apresentado por Netto é a favor da igualdade e justiça social com o intuito de unir forças para o acesso a bens e serviços além das políticas e programas sociais para todas as pessoas. Lembrando que o acesso aos programas sociais, ao crescimento e a consolidação da cidadania são colocadas como garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras.
O autor inicia a obra relatando que a discussão do Projeto Ético-Político é bem recente, surgiu nos anos 90-século XX, no mesmo período faltava um referencial teórico, causando um debate sobre o tema, assim as raízes deste recente projeto profissional se deparam com um processo de recusa e crítica ao conservadorismo, sendo então a base do que denominamos projeto ético-político.
O texto divide os projetos éticos sociais em projetos societários e projetos profissionais onde os societários são projetos coletivos com proposta para o conjunto da sociedade e os profissionais são mais específicos ligados diretamente às profissões de formação técnica ou superior.
O autor pontua acerca da construção do projeto ético-político do Serviço Social no Brasil, que se representa nos anos 80 e 90 do século XX, sendo um projeto que é um processo em contínuo desdobramento. Tendo em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central, liberdade esta concebida historicamente, com possibilidade de escolher entre alternativas concretas, a partir do que se conclui um compromisso com a autonomia, emancipação e expansão dos indivíduos sociais, assim o projeto profissional se vincula ao projeto societário se propondo a construir uma nova ordem social.
É colocado pelo autor que na segunda metade dos anos 90, o projeto conquista a hegemonia no interior do corpo profissional, tendo como aspectos contribuintes: um crescente envolvimento de segmentos cada vez maiores em fóruns, espaços de discussões e eventos profissionais, bem como a descentralização dos mesmos, ocorrendo também a sintonia das linhas fundamentais do projeto com as tendências dos movimentos das classes sociais da sociedade brasileira.
Pela conclusão do autor, no Brasil, ficam bem claros os resultados do projeto societário com inspiração no neoliberalismo, ficando claro também que o novo projeto ético-político do Serviço Social tem futuro, já que aponta de forma precisa o combate ao neoliberalismo, preservando a atualizando os valores que, enquanto projeto profissional, informa e torna solidário ao projeto de sociedade que interessa a nossa população.
O projeto ético-político do Serviço Social brasileiro possibilita ao profissional uma atuação mais determinante diante das demandas que são impostas para o mesmo.
O profissional do Serviço Social vai enfrentar barreiras diárias e estes impactos em relação à autonomia profissional são um desafio dentro do exercício de negociação política que pode acabar limitando a sua prática profissional, comprometendo o trabalho profissional, tornando instável o projeto-ético-político.
O artigo aponta várias questões, mas erra ao achar a ameaça do processo de formação profissional assistente social devido à baixa qualidade do ensino superior, provocando uma construção ética extremamente frágil e descaracterizando a profissão.
Embora o projeto no período atual se mantenha em condições adversas, ele depende da luta do corpo profissional e fortalecimento do movimento democrático e popular cujo projeto societário está inspirado no neoliberalismo, privatização do Estado, desemprego, falta de proteção social e concentração da riqueza. Desta forma entende-se que o projeto ético-político do Serviço Social possa progredir.

Continue navegando