Buscar

Suplementação com suco de beterraba no exercício físico

Prévia do material em texto

Suplementação com suco de beterraba no exercício físico
Suplementação com suco de beterraba no exercício físico
Introdução: O interesse pela suplementação de nitrato através do suco de beterraba vem crescendo. Alguns estudos demonstram benefícios como redução da pressão arterial sanguínea e melhora no desempenho do exercício físico. O objetivo desse trabalho é identificar o referencial teórico para a suplementação com suco de beterraba antes do exercício com o intuito de melhorar o desempenho de atletas e desportistas. Métodos: Foi realizada uma busca de estudos nas bases de dados eletrônica PubMed e MEDLINE com os termos e combinações: “nitrate supplementation and exercise”, “inorganic nitrate supplementation”, “beetroot juice and exercise”, “beetroot juice and performance”, “beetroot juice and endurance” e “beetroot juice supplementation”. Os artigos foram considerados elegíveis quando apresentavam dados relacionando suplementação de nitrato inorgânico com suco de beterraba e prática de exercício físico em pessoas saudáveis, treinadas ou não. Resultados: Os efeitos benéficos do suco de beterraba encontrados foram a redução no gasto de oxigênio e do tempo de realização dos protocolos, o aumento da potência e do tempo para alcançar a exaustão. Além disso, redução dos valores da pressão arterial sanguínea. Discussão: os resultados científicos encontrados discutem a possibilidade de que o suco de beterraba, um alimento, pode ser utilizado como uma forma natural de intervenção para prevenção da hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Além disso, possibilita melhorar o consumo de oxigênio refletindo na qualidade de vida dos indivíduos saudáveis ou com estas patologias. Também foi demonstrado que o uso do suco por indivíduos fisicamente ativos, aumenta a tolerância ao exercício e melhora o desempenho destes.
AS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA BETERRABA E SEUS BENEFÍCIOS1
Resumo: este artigo objetiva comprovar as propriedades benéficas da beterraba, bem como conscientizar as pessoas a inserirem na sua refeição alimentos saudáveis como a beterraba. Pois muitas pessoas não sabem o quanto o consumo de legumes, bem como uma alimentação saudável é eficaz na prevenção de inúmeras doenças possibilitando uma longevidade maior e de melhor qualidade. Esse legume apresenta em sua composição vitaminas: A, do Complexo B e vitamina C e, em sais minerais, como sódio, potássio, zinco, e magnésio, Ferro. Para comprovar algumas propriedades benéficas da beterraba foi inserido um consumo diário de 400 mL de suco de beterraba (Beta vulgaris) ou placebo por cinco dias consecutivos a oito pessoas. E por meio deste foi possível observar algumas propriedades benéficas que a beterraba proporciona ao ser humano como: a diminuição da pressão arterial, a diminuição das dores musculares após o exercício físico, um aproveitamento maior do raciocínio, uma melhora no sistema digestivo por sua propriedade diurética. Já por meio da enquete, conseguimos descobrir até que ponto a população tem ciência das propriedades benéficas da beterraba e os problemas causados pela sua deficiência, tentamos ainda conscientizá-las sobre as propriedades benéficas e as interrogamos sobre a possibilidade de inserir em sua alimentação diária. Palavras-chave: beterraba, pressão arterial, diurética, atividade física, conscientizar.
1 INTRODUÇÃO
“Se cuidássemos melhor da nossa alimentação, viveríamos mais, e acabaríamos de vez com esse câncer embutido que há em todo esse lixo comestível” (KRETUS, [s.d], [n.p.]).
É crescente a preocupação em nossa sociedade com uma alimentação cada vez mais saudável. Uma das razões deste fenômeno é devido a uma maior veiculação pelos meios
1 Artigo elaborado na disciplina metodologia da pesquisa cientifica ministrada pelo professor Jackson. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 2 Aluna de Licenciatura em Química 3 Aluna de Licenciatura em Química 4 Aluno de Licenciatura em Química 5 Professor Metodologia da Pesquisa Científica.
de comunicação de informações referentes à alimentação e aos hábitos alimentares. Torna-se claro que a inserção de nutrientes, vitaminas e sais minerais, presentes em alimentos naturais: legumes, frutas, verduras e cereais, são importantes para o bom funcionamento do metabolismo humano.
O objetivo do nosso trabalho é comprovar as propriedades benéficas da beterraba, bem como conscientizar as pessoas a inserirem na sua refeição alimentos nutritivos como a beterraba e os problemas causados pela sua deficiência. Pois muitas pessoas não sabem o quanto o consumo de legumes, bem como uma alimentação saudável é eficaz na prevenção de inúmeras doenças possibilitando uma longevidade maior e de melhor qualidade.
1.2 A BETERRABA E SUAS QUALIDADES
“A beterraba, nome científico – (Beta vulgaris L.), é uma planta herbácea da família das Quenopodiaceae, tem origem sua origem na Costa do Mediterrâneo e Oeste da Ásia. Na Roma Antiga, suas folhas e raízes eram consumidas” (EMBRAPA, [s.d.], [n.p.]). Segundo Wikipédia ([s.d.], [n.p.]) as principais espécies da beterraba são:
• Beta adanensis A. Pamukc. ex Aellen • Beta maritima Lineu
• Beta atriplicifolia Rouy • Beta vulgaris Lineu
• Beta cicla Lineu • Beta macrocarpa Guss.
• Beta corolliflora Zossimovic • Beta trojana Pamukc. ex Aellen
• Beta patellaris Moq. • Beta nana Boiss. & Heldr.
• Beta procumbens Lineu • Beta patula Aiton
• Beta trigyna Waldst. & Kit. • Beta vulgaris Lineu
De acordo com Grangeiro et al, (2007, p. 267), no Brasil, as principais regiões produtoras de beterraba estão nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde se encontram 42% das propriedades produtoras dessa hortaliça tuberosa. No Nordeste, seu cultivo é reduzido, pois as altas temperaturas reduzem a pigmentação e conseqüentemente a qualidade do produto.
Para Saúde Alternativa (2008, [n.p.]):
	se extrai o açúcar; e vermelha, que é utilizada na alimentação
	Além do
[...] a beterraba é uma raiz que aparece em duas colorações: branca, de onde açúcar, esse legume é muito rico em vitaminas: A, do Complexo B e vitamina C e, em sais minerais, como sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos; potássio, necessário para a atividade muscular normal; zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais; e magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas. Esta hortaliça é recomendada para anêmicos por sua riqueza em Ferro.
Os principais compostos químicos da raiz da beterraba são saponiside, fitosterol, betaina, leucina, tirosina, betacianina, betaxanatina e beta caroteno. A cor da beterraba vem da combinação de dois tipos de pigmentos presentes nesses compostos: betacianina (roxo) e betaxanatina (amarelo) (MEDICINA POPULAR, [s.d.], [n.p.]).
Além de conter um carboidrato natural D-manitol, usado para a indústria alimentícia, indústria farmacêutica, na medicina como diurético, e na síntese orgânica (OLIVEIRA, 2009).
2 MATERIAL E MÉTODO
Para comprovar a veracidade de algumas propriedades benéficas da beterraba, submetemos 8 pessoas ao consumo diário de 400 mL de suco de beterraba (Beta vulgaris) ou placebo durante 5 dias. Esses voluntários tinham entre (19-26) anos, praticavam alguma ou nenhuma atividade física. Nenhum deles era fumante de tabaco ou usuário de suplementos dietéticos. Essas pessoas aceitaram s ser submetidas à realização de provas físicas e psicotécnicas, sendo instruídos a chegar ao local da prova no Parque da Sementeira, descansados e hidratados.
Foi dividido em dois grupos: grupo experimental com cinco pessoas que tomariam 400 mL de suco de beterraba com um pouco de essência e um grupo de controle com três pessoas que tomariam 400 mL de essência de groselha com uma concentração insignificante de beterraba. Nenhum dos participantes soube quem estava tomando o placebo ou suco de beterraba.
Houve uma separação em duas fases, a primeira antes do consumo do suco e a segunda fase depois de tomarem o suco por cinco dias. Os voluntários foram numerados, o grupo experimental e o grupo controle,de um a oito, para sua identificação na pesquisa, e tratados a partir daquele momento como números.
2.1 A PRIMEIRA FASE DA PESQUISA ANTES DO CONSUMO
Iniciamos pela medição da pressão arterial em cada individuo em estado de repouso, com ajuda de uma auxiliar de enfermagem, usando um aparelho esfigmomanômetro. Os testes foram realizados as 09h30min da manhã.
Após a medição da pressão, aplicamos a primeira prova de resistência, esta consistia em dois minutos de aquecimentos, e logo após iniciou-se a corrida limitada a resistência de cada individuo. Conforme cada indivíduo chegasse ao seu limite físico, aferimos novamente a pressão arterial e aplicávamos o teste psicotécnico com trinta questões subjetivas e objetivas.
2.2 SEGUNDA FASE DA PESQUISA APÓS O SUCO
Os grupos foram submetidos a tomarem durante cinco dias o placebo suco de groselha com uma pequena concentração de beterraba ou o suco de beterraba com uma pequena concentração de essência de groselha, assim ambos teriam o gosto parecido, o que não alterou suas propriedades.
Realizada no mesmo local e horário, com condições climáticas semelhantes ao da primeira fase da pesquisa. Medimos a pressão de cada indivíduo em estado de repouso do grupo experimental e do grupo controle.
Após a medição da pressão arterial, aplicamos a segunda prova de resistência, esta consistia em dois minutos de aquecimentos, e logo após iniciou-se a corrida limitada a resistência de cada individuo. Conforme cada indivíduo chegasse ao seu limite físico, mediamos novamente à pressão arterial dos grupos e aplicávamos o teste psicotécnico com trinta questões subjetivas e objetivas.
Além disso, desenvolvemos uma enquete com o objetivo de descobrir até que ponto a população tinha ciência das propriedades benéficas da beterraba e conscientizá-las a inserir a beterraba além de outros legumes e verduras na sua alimentação diária. Esta enquete foi realizada no centro da cidade, no mercado central, em pontos de comercialização e no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Formulário da enquete. Apêndice( 1).
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foram obtidos resultados satisfatórios com a inserção do suco de beterraba na alimentação diária dos indivíduos, comprovando as propriedades benéficas da beterraba relacionada ao bom funcionamento do metabolismo humano.
	
	3.1.1 Dores Musculares
3.1 COMPROVAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA BETERRABA
Todas as pessoas relataram dores musculares ao decorrer da semana, após o 1º teste prático. Na 2º prova prática 80% do grupo experimental constatou uma diminuição significativa das dores musculares. Em contrapartida o grupo controle não apresentou melhoras. As dores musculares são o resultado de micro traumas que desencadeiam um processo inflamatório a partir do rompimento de membranas celular presentes no músculo. O que ocorre no organismo a cerca de 24 horas após a atividade física. O ácido lático também tem sua parcela de culpa, que são as dores imediatas (BARROS, 2007).
Esses microtraumas por sua vez são originário do consumo de oxigênio durante o exercício físico que promove o aumento de radicais livres do oxigênio ou somente radicais livres como são conhecidos (SCHNEIDER; OLIVEIRA, 2004).
Radicais livres são átomos ou moléculas que contém oxigênio com um elétron não pareável em sua orbita externa. O excesso de radicais livres no corpo ocasiona uma série de danos, já que eles ávidos por emparelhar seu elétron solitário atacam compostos como proteínas, lipídeos e até o material genético, ocasionando problemas como envelhecimento precoce, doenças cardíacas, diabetes, cataratas e alguns tipos de câncer (SABA, 2008; FERREIRA; MATSUBARA, 1987).
De acordo com WEBER; RAMOS (2009, p. 3) os antioxidantes podem ser classificados como de prevenção (impedem a formação de radicais livres), varredores (impedem o ataque dos radicais livres as células) e de reparo (favorecem a remoção de danos da molécula de DNA e a reconstituição das membranas celulares danificadas.
A beterraba possui antioxidantes que são as vitaminas C, A, e flavonóides como betacianina. Para Barros, (2007) esses antioxidantes protegem o músculo dos traumas do exercício físico ao impedir o rompimento das membranas celulares a partir da neutralização dos radicais livres, diminuindo as dores musculares.
	
	De acordo com os resultados observados, 80% das pessoas do grupo
3.1.2 Pressão Arterial experimental que consumiram o suco de beterraba durante cinco dias apresentaram uma diminuição em sua pressão sistólica e diastólica.
A redução da pressão arterial no grupo experimental foi atribuída principalmente pela presença do nitrato (NO3-) no suco da beterraba. Segundo Zago et al (2006); Barreto et al (2005) O nitrato é um potente vaso dilatador das artérias, diminuindo a pressão arterial, impossibilitando inúmeras doenças e em especial patologias cardiovasculares.
O nitrato (NO3-) presente no suco da beterraba quando ingerido, uma parte do dele é absorvido no estômago e intestino sendo excretada pelos rins, outra parte do nitrato é convertido em nitrito (NO2-) na saliva, por bactérias anaeróbicas situadas na superfície da língua. Essa saliva contendo nitrito é engolida, e no ambiente ácido do estômago ela é convertida em óxido nítrico (NO). Quando diluído, o NO tem uma meia vida de menos de 10 segundos devido a sua rápida oxidação a nitrato e nitrito. O nitrito é transportado na circulação arterial de vasos de resistência, onde a tensão mais baixa de O2 favorece a redução do nitrato ao óxido nítrico, causando vaso dilatação (FLORA; ZILBERSTEIN 2000; BAILEY et al 2009; WEBB et al 2008). Como conseqüente redução da pressão arterial. Figura (01).
Figura 01. O destino do nitrato dietético, derivado do suco de consumo das beterrabas. O nitrato (NO3-) quando ingerido, uma parte do dele é absorvido no estômago e intestino sendo excretada pelos rins, outra parte do nitrato é convertido em nitrito (NO2-) na saliva, por bactérias anaeróbicas situadas na superfície da língua. Essa saliva contendo nitrito é engolida, e no ambiente ácido do estômago ela é convertida em óxido nítrico (NO). Quando diluído, o NO tem uma meia vida de menos de 10 segundos devido a sua rápida oxidação a nitrato e nitrito. O nitrito é transportado na circulação arterial de vasos de resistência, onde a tensão mais baixa de O2 favorece a redução do nitrato ao óxido nítrico, causando vaso dilatação
O consumo do suco de beterraba possibilitou esse aumento no percentual de aproveitamento dos testes psicotécnicos, por ser grande fonte de ferro, aumentando a oxigenação do cérebro e mantendo a constante desse mineral no metabolismo do grupo experimental após a prova física.
3.1.4 Diurético
Constatou-se que 80% do grupo experimental apresentaram melhoras no seu sistema digestivo, o que acarretou a regularização deste. Segundo Ed Natureza, (2009), a beterraba tem caráter básico, ou seja, tem efeito laxativo e neutralizadora de ácidos.
Além disso, possui um carboidrato chamado Frutooligossacarídeos (FOS), são oligossacarídeos de ocorrência natural em, principalmente, produtos de origem vegetal( HARTEMINK et al. 1997). Atualmente FOS é o nome comum dado apenas a oligômeros de frutose que são compostos de 1-kestose (GF2), nistose (GF3) e frutofuranosil nistose (GF4) em que as unidades de frutosil (F) são ligadas na posição beta-2,1 da sacarose, o que os distingue de outros oligômeros (YUN, 1996; PASSOS; PARK, 2003).
São produtos da ação microbiana na fermentação da sacarose. Existem vários estudos que comprovam os efeitos benéficos da ingestão de FOS. Esses açúcares não convencionais foram classificados como assistentes da "flora amigável" do trato intestinal, como Lactobacillus e Bifidobacteria. Eles melhoram o metabolismo de Bifidobacteria e diminuem o pH do intestino grosso, destruindo bactérias putrefativas. A ingestão diária desses carboidratos pode resultar num aumento de bifidobactérias no trato intestinal (HARTEMINK et al., 1997; PASSOS; PARK, 2003)
4 CONCLUSÃO
É crescente a preocupação em nossa sociedade com uma alimentação cada vez mais saudável. Umadas razões deste fenômeno é devido a uma maior veiculação pelos meios de comunicação de informações referentes à alimentação e aos hábitos alimentares. Torna-se claro que a inserção de nutrientes, vitaminas e sais minerais, presentes em alimentos naturais:
legumes, frutas, verduras e cereais, são importantes para o bom funcionamento do metabolismo humano.
Observa-se um crescente estudo referente aos alimentos e suas propriedades.
Porém há poucas pesquisas relacionadas com as vitaminas e sais minerais presentes na beterraba e a constatação dos seus benefícios.
Por meio da pesquisa de campo, que consistia em inserir o suco da beterraba por cinco dias consecutivos, conseguimos observar algumas propriedades benéficas que a beterraba proporciona ao ser humano como: a diminuição da pressão arterial, a diminuição das dores musculares após o exercício físico, um aproveitamento maior do raciocínio, uma melhora no sistema digestivo por sua propriedade diurética.
Já por meio da enquete, conseguimos descobrir até que ponto a população tem ciência das propriedades benéficas da beterraba e os problemas causados pela sua deficiência, tentamos ainda conscientizá-las sobre as propriedades benéficas e as interrogamos sobre a possibilidade de inserir em sua alimentação diária.
Foi constatado que mesmo com tanta informação acessível em quase todos os seguimentos da sociedade, poucas pessoas têm o conhecimento das propriedades benéficas da beterraba, além do ferro. Um dos fatores do não consumo da beterraba deve-se a intolerância ao seu sabor ou por acharem que não vai fazer nenhuma diferença se consumirem ou não.
Hoje, um dos grandes fatores que fazem a população procurarem alimentos como legumes ou verduras, é o aumento do número de casos de morte por doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outros, pois uma alimentação saudável é eficaz na prevenção de inúmeras doenças possibilitando uma longevidade maior e de melhor qualidade.
	24 de out. de 209. 2:0:12
	
ED NATUREZA. Beterraba. Serviço Educacional de Medicina Alternativa e Naturismo. Edições natureza. Disponível em: <http://w.ednatureza.com.br/beterraba.htm> Acesso em
EMBRAPA HORTALIÇAS. Saiba mais que. [s.d.] [n.p.]. Disponível em: <http://w. cnph.embrapa. br/bib/saibaque/beterraba.htm>. Acesso em 7 de nov. de 2009. 19:14:12.
BENEFICIOS DA BETERRABA PARA SAUDE
A beterraba é uma raiz que tem um sabor que lembra terra, é levemente adocicada e pode se comer cozida ou crua na salada e até no suco de frutas, por exemplo. Faz muito bem, é rica em antioxidantes e está associada à prevenção de alterações e degenerações celulares, por isso é que está relacionada com a prevenção do câncer.
Além disso traz diversos benefícios para a saúde, como:
1. Diminui a pressão alta: contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos;
2. Melhora o rendimento do treino: por relaxar os vasos sanguíneos permite que mais nutrientes cheguem aos músculos;
3. Fortalece o sistema imune: é rica em zinco que ativa um hormônio que aumenta a produção de células de defesa do organismo;
4. Previne e combate anemia: por conter ferro e vitaminas do complexo B evita e trata esse tipo de anemia;
5. Mantém a saúde dos músculos: contém potássio e cálcio, importantes para a manutenção de fibras musculares saudáveis;
6. Protege o sistema nervoso: por ser rica em vitamina B1 e B2;
7. Previne o envelhecimento precoce: contém elevados níveis de vitamina C, que é um potente antioxidante que evita o envelhecimento das células;
8. Controla o colesterol e protege o coração: tem alto teor de fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino;
9. Previne o câncer: além da vitamina C, é rica em outro antioxidante, a betalaína, que diminui o risco de câncer;
10. Mantém a saúde dos olhos e previne cataratas: contém vitamina A que é importante na manutenção da saúde ocular;
11. Previne problemas no fígado e nos pulmões: devido à presença de vitamina C e betalaína.
A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de beterraba crua e cozida.
A beterraba pode ser consumida em saladas cruas, cozidas ou em sucos, sendo ideal consumi-la na forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando colocado em temperaturas elevadas.
https://www.quimicalimentar.com.br/beneficios-e-propriedades-medicinais-da-beterraba/
Os últimos anos vem trazendo diversas novidades relacionando suplementação à melhora da performance. E uma novidade que diversos pesquisadores dos mais diversos países vem pesquisando é o suco de beterraba.
Mas por que o suco de beterraba?
O suco de beterraba é rico em nitrato, um ânion inorgânico encontrado em algumas verduras e legumes como a beterraba, com uma estimativa de 250mg de nitrato (4mmol) para 100g do alimento{1}. Quando consumimos este vegetal, o nitrato (NO3) presente começa a circular no plasma e após sua absorção a partir do sangue, cerca de 25% volta à saliva, e o restante é excretado pelos rins. O nitrato então volta à saliva, é convertido à nitrito (NO2) devido a bactérias encontradas na língua e é novamente absorvida (antisséptico bucais, como Cepacol e similares diminuem a quantidade destas bactérias), sendo convertida a oxido nítrico (conhecido pela abreviação NO). Este mecanismo tem como nome rota Nitrato-Nitrito-Oxido Nítrico {2} (Figura 1).
Figura 1: Rota Nitrato-Nitrito-Oxido Nítrico.
O NO é um radical livre gasoso e um dos responsáveis por gerar aquele “pump” durante o treino , devido ao seu efeito vasodilatador, assim aumentando o fluxo sanguíneo para o músculo, melhorando a captação de nutrientes no músculo esquelético e a contração muscular, impedindo a liberação de cálcio em excesso e, subsequentemente, melhorando o custo de produção de ATP {2,3} (muitos esportistas já buscaram estes efeitos suplementando com arginina). Além disso, o NO exerce outras funções biológicas, atuando no sistema cardiovascular, sistema nervoso e sistema imunológico{4,5}.
Consumir o suco de beterraba para obter uma maior quantidade nitrato parece se mostrar uma nova e eficaz forma de se produzir NO, e por consequência aumentar a performance.
Entretanto, se você não está afim de ingerir o suco de beterraba a opção é o próprio nitrato inorgânico, que têm demonstra eficiência nos resultados supracitados.
Em atletas saudáveis a suplementação de nitrato tem se mostrado segura, sendi que não existe estudos de segurança do consumo de nitrato à longo prazo.
No próximo tópico, iremos abordar o que a literatura traz de informação com relação a melhor maneira de consumir o suco de beterraba (ou o nitrato inorgânico) e qual os tipos de exercícios que ele gera efeito ergogênico.
Sobre o autor: É pesquisador na área de suplementação alimentar (Nitrato, Beta-Alanina, Cafeina, Creatina) para melhora da performance de praticantes de corrida de rua e musculação
Se gostou, não esqueça de CURTIR a nossa página no facebook!
Referências Bibliográficas
1 – TAMME, T. et al. Nitrates and nitrites vegetables and vegetables-based products and their intakes by ESTONIAM population. Food Additives and Contaminants. v.23, n.4, p.355-361, 2004.
2 – CLEMENTS, W.T.; LEE, S.R.; BLOOMER, R.J. Nitrate ingestion: a review of the health and physical performance effects. Nutrients, v.6, n.11, p.5224-5264, 2014.
3 – PINNA, M. et al. Effect of Beetroot Juice Supplementation on Aerobic Response during Swimming. Nutrients, v.6, p. 605-615, 2014.
4 – BRYAN, N.S. et al. Dietary nitrite restore NO homeostasis and is cardioprotective in NOS deficient mice. Free Radical Biology & Medicine, v.45, n. 4, p. 468 – 474, 2008.
5 – MORREL, C.N. et al. Regulation of platelet granule exocytosis by S-nitrosylation. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v.102, n.10, p.3782-3787, 2005.

Continue navegando