Buscar

O Papel da Escola no Enfrentamento às Desigualdades Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
A educação é uma ferramenta que pode auxiliar no enfrentamento das desigualdades sociais no Brasil, porém é importante ressaltar que este problema já existe há muito tempo e sozinha, a educação não tem poder para resolver o tema. Os professores e administradores das escolas, principalmente na rede pública, são os que mais serão responsabilizados pelo não cumprimento das metas do PNE (Plano Nacional Educacional). A escola tem o dever de conscientizar os alunos dos seus direitos e deveres como cidadãos. Assim como a família, a escola possui um importante papel na parte de socialização, transmissão de novas culturas e informações gerais, combatendo assim a desigualdade social. O Estado incluindo a participação das famílias dos estudantes em ações políticas públicas e sociais voltadas para a educação, como por exemplo, rodas de conversas sobre temas sociais relevantes, poderia ser outra ferramenta para este combate.

Continue navegando