Buscar

Gabarito da APX 1 FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO APX 1
1. Aula 1 – Segundo o texto As questões filosóficas, do nosso livro didático, como você avalia a atitude filosófica? (Mínimo de 05 linhas/2,0 pontos).
Resposta: A característica principal da atitude filosófica girará sempre em torno de interrogações fundamentais como “o que é o homem?”, “o que é a verdade?”, “o que é a liberdade?”, “como nos tornamos livres, racionais e virtuosos?” “Por que a liberdade e a virtude são valores para o ser humano?” “O que é a educação?” “Por que precisamos nos instruir em uma educação escolar?” “O que é bem?” “O que é justiça?” Em outras palavras, a atitude filosófica permanece sempre como indagação acerca do que a coisa (ou a ideia ou o valor) é, como a coisa (ou ideia ou valor) é e por que a coisa (ou ideia ou valor) é como é, ou seja, mesmo que a Filosofia não se constitua mais como conhecimento sobre a realidade física, ou mesmo que disséssemos que seu objeto de estudo não é tampouco a vida moral ou ética, ainda assim as indagações filosóficas sobre a origem, a estrutura e o significado do mundo e dos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam, permaneceriam as mesmas (FREITAS, 2010, p. 11).
Guiada pelo desejo de saber, a atitude filosófica consiste, desde seu início, no questionamento acerca do que as coisas, os valores ou as ideias são, como são e por que são como são. As tentativas de responder a essas questões formam um conjunto de ideias e significações demonstradas por meio de argumentos e de justificativas elaborados de modo coerente (FREITAS, 2010, p. 14).
De acordo com o que estudamos na Aula 1, a atitude filosófica é desencadeada pela admiração e pelo desejo de compreensão e de contemplação. Os questionamentos resultantes desse desejo de saber podem partir tanto de reflexões acerca dos conhecimentos estabelecidos, quanto de ponderações subjetivas sobre as nossas crenças e os nossos costumes cotidianos (FREITAS, 2010, p. 21).
2. Aula 1 – Com base nas questões filosóficas e em seus campos de investigação correspondentes, escolha um destes campos de investigação, descrevendo um problema questionado por este mesmo campo. (Mínimo de 05 linhas/2,0 pontos)
ÉTICA (ou Filosofia Moral): Investiga problemas relacionados com o comportamento moral dos homens em sociedade. Envolve questões como: 
• Como devemos agir? De que modo podemos avaliar se nossa ação é moralmente correta ou incorreta? Deve haver modelos de regras morais que sejam válidas para
todo mundo em qualquer tempo ou lugar?
FILOSOFIA POLÍTICA: Estuda o modo como podemos viver em sociedade e o modo como devemos fazê-lo, o que levanta problemas como os seguintes: 
• Como deveremos viver em sociedade? Será o Estado necessário? Por que precisamos viver sob a forma de Governo e de Leis?
ESTÉTICA: A estética investiga a natureza do juízo estético em geral, além de problemas relacionados com a definição, o valor e a avaliação da arte.
• O que significa dizer que algo é belo? Há boa e má arte? Como se deve avaliar uma obra de arte?
LÓGICA: Estuda os métodos e os princípios da argumentação. 
• O que é um raciocínio? Quais raciocínios são válidos? Como se distingue a indução da dedução?
TEORIA DO CONHECIMENTO (ou Epistemologia, ou Filosofia do Conhecimento): Estuda problemas relacionados com o conhecimento em geral, a saber:
• O que é o conhecimento? Quais são os limites do conhecimento? O mundo é uma construção nossa ou é ele que determina as nossas crenças?
ONTOLOGIA: A ontologia estuda os problemas relacionados com os aspectos mais gerais da estrutura da realidade. 
• O que é mundo? O que é ser? Os números existem do mesmo modo em que as coisas existem? Qual é o sentido da vida? O que é um objeto em geral? (FREITAS, 2010, p. 13 e 14).
3. Aula 3 – Qual a diferença entre juízos de fato e juízos de valor? (Mínimo de 05 linhas/2,0 pontos).
Resposta: Os juízos de fato ocorrem sempre que pronunciamos algo sobre o que as coisas são e como elas são sem emitir nenhum valor acerca de tais coisas. Tanto em nosso dia-a-dia como na ciência, os juízos de fato estão presentes na forma de uma descrição pura e simples daquilo que se apresenta diante de nós. Ao proferir um juízo de fato, porém, podemos fazer também interpretações ou avaliações acerca das coisas ou dos acontecimentos (FREITAS, 2010, p. 50). 
Os juízos morais (ou juízos de valor) são aqueles que expressam os interesses de uma determinada comunidade. Tais interesses se estabelecem por meio de regras e normas que nos dizem quais atos, intenções e sentimentos devemos ter ou fazer para vivermos bem e felizes em sociedade. As regras e os valores morais pertencentes a uma certa cultura ou sociedade podem variar historicamente e ser substituídos por novas normas de conduta (FREITAS, 2010, p. 51).
Os juízos de fato são descrições puras e simples daquilo que se apresenta diante de nós; já os juízos de valor ocorrem quando, além de constatar e explicar, nós fazemos interpretações, avaliando as coisas ou os acontecimentos segundo normas e valores herdados culturalmente. Os juízos morais ou de valor são aqueles que expressam os interesses de uma determinada comunidade e se estabelecem por meio de regras e normas que dizem que comportamento devemos ter para sermos felizes em sociedade (FREITAS, 2010, p. 62).
4. Aula 3 – Exemplifique cada um desses juízos (de fato e de valor) com base em uma situação relacionada ao turismo, podendo ser um fato real ou fictício (Mínimo de 05 linhas/2,0 pontos).
Resposta: Aqui o aluno pode comentar o fato de alguém, em uma visita turística, perceber que outra pessoa deixou cair a carteira e entregou. Ou ainda desconhecer algum hábito cultural e criticar sem tentar compreender o que significa. Enfim, é um exercício de tentativa de perceber essas questões na prática do turismo.
5. Qual a diferença conceitual entre ética e moral? (Mínimo de 05 linhas/2,0 pontos). 
Resposta: A Ética se define como a ciência da moral, ou seja, é um conhecimento que, ao avaliar a experiência histórico-social da moral, almeja o rigor, a coerência e a fundamentação de uma proposição científica. Já os juízos morais, ao contrário, não apresentam esse caráter próprio de uma investigação metódica e conceitual. Os juízos morais, juntamente com seus princípios e regras, são o objeto de investigação da ética
ou filosofia moral. Contudo, se a missão da Ética é explicar e investigar o comportamento moral, ela pode influir na própria moral, embora não possa ser reduzida a um conjunto de regras e prescrições. Em suma, a moral não é científica, mas sua procedência, seus fundamentos e sua evolução podem ser estudados por meio de uma abordagem objetiva e sistemática, própria de uma investigação científica. E compete à Ética, como parte da filosofia especulativa, questionar e investigar a moral como um fenômeno que se manifesta na vida humana em seu aspecto social. Nesse sentido, se faz necessário conhecer as importantes contribuições do pensamento filosófico para a compreensão da moral e para o esclarecimento de conceitos como os de bem, mal, liberdade, valor, consciência etc. Além dessas noções, a Ética também refletirá a respeito
de outros temas e questões relacionadas com a moral, como o problema da significação e da validade dos juízos morais (FREITAS, 2010, p. 65).

Continue navegando