Buscar

Documento (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA
Nome: Reginaldo Dantas De Sousa
Série: 1 Ano. Turma: B
Data: 29/04/2020
1. Em quais evidências geográficas e geológicas Alfred Wegener se apoiou para defender a teoria da Deriva Continental? Por que, apesar das evidências encontradas por ele, sua teoria não foi aceita pela maioria dos cientistas de sua época?
R: Porque a teoria dele contava sobre há bilhões de anos atrás, existia um único continente chamado Pangéia, os cientistas o criticou pela simples forma de que não existia um único continente há bilhões de anos atrás, eles acreditavam que o planeta Terra estava formado por 5 continentes desde a sua formação. Espero ter ajudado!
2. O Brasil está localizado em qual placa tectônica? Sabendo que o Brasil está localizado no centro dessa placa, explique por que não há ocorrências de vulcões e terremotos intensos em nosso território.
R: O Brasil localiza-se na Sul-Americana, e pelo fato dele estar no centro da placa ele não corre o o risco de sofrer terremotos e nem abalos sísmicos, pois os terremotos ocorrem nas bordas das placas.
3. A formação das grandes cadeias montanhosas do mundo, também chamadas dobramentos modernos, como os Andes ( América do Sul), os Alpes (Europa) e o Himalaia (Ásia), esta associada a quais movimentos tectônicos? Explique.
R: Estão relacionados ao movimento de convergência onde duas placas tectônicas se chocam e uma fica por baixo da outra, indo até o magma. Elas sofrem subducção e esse movimento forma grandes cadeias montanhosas na superfície terrestre como os Andes, o Himalaia e os Alpes.
4. Caracterize intemperismo e erosão.
R: Intemperismo e erosão são dois processos relativos à transformação do relevo, nos quais ocorrem o desgaste e o transporte de sedimentos, além da alteração da paisagem da superfície terrestre.
5. Analise a imagem e responda às questões.
A) Compare está imagem ao mapa das placas tectônicas da pág. 93.
R: O movimento das correntes de convecção, em contato com a parte inferior da costa, produz forças que podem deslocar as placas tectônicas em varias direções..
Fazendo com que as imagens se diferencie de forma que a imagem da pagina 93 ilustra as atuais placas e as direções.
B) Identifique a placa mostrada no centro da imagem ao lado.
R: Placa do Pacífico! Pois é ela que abrange a maior parte do Oceano Pacífico.
C) Nesta imagem, os pontos amarelos representam as áreas de ocorrência de terremotos e os pontos vermelhos, às áreas de ocorrência de vulcões. Por que as bordas ou faixas de contato entre as placas são consideradas zonas de tensão e instabilidade tectônica?
R: É por causa das placas tectônicas, ou melhor, o movimento delas, com a movimentação das placas vai surgindo vulcões e terremotos, e eles são muito intaveis e por isso essas áreas são consideradas áreas de tensão ou de risco.
D) Pesquise o nome dado à área que circunda essa grande placa devido à intensa atividade sísmica e vulcânica que apresenta.
R: placa tectônica que é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas.
6. Leia o texto, analise as imagens e realize a atividade proposta.
Os terremotos e vulcões, assim como a força das águas, realizam transformações na superfície terrestre. Elabore um texto explicativo que estabeleça a relação entre as afirmações do texto do geógrafo Jurandyr L. Sanches Ross e a ocorrência de fenômenos como o exemplificado acima.
R: Os terremotos , assim como os vulcões , ocorrem com maior frequência nas regiões de limites entre placas tectônicas . Nessas áreas , as correntes de convecção , tanto convergentes , que são aquelas correntes que provocam o choque entre as placas tectônicas , quanto divergentes , que são aquelas correntes que levam as placas tectônicas a se afastarem umas das outras , ocasionam o movimento das placas tectônicas e uma grande quantidade de energia é liberada na forma de vibrações . As vibrações , por sua vez , propagam-se entre as camadas de rochas do Interior da litosfera até atingir a superfície terrestre , muitas vezes provocando fortes tremores conhecidos como terremotos .
Muitas vibrações atingem a superfície terrestre sem serem percebidas pelas pessoas. Nesses casos , os tremores são detectados e registrados por sismógrafos.
Os sismógrafos são aparelhos equipados com um sensor que detecta e registra , por meio de um gráfico ( sismograma ) , desde pequenos abalos até grandes terremotos na superfície terrestre.
A destruição de construções é considerada a maior causa de vítimas em um terremoto.

Continue navegando