Buscar

HISTÓRIA DA MÍDIA brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA MÍDIA 
	Período Acad.: 2019.3 EAD (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Assinale a única alternativa verdadeira.
	
	
	
	
	a) A raça animal e a raça humana sempre procuraram se comunicar através da escritas e transmitir informações de um para o outro. As antigas pinturas rupestres e as escritas cuneiformes demonstravam a tentativa de registrar acontecimentos e, sobretudo, contar a outras pessoas fatos que se ligam à vida daqueles que registravam e daqueles que liam essas informações orais e pictográficas.
	
	
	d) As atas eram distribuídas em português e espanhol por todo o império. Elas serviam como fonte de informação, tal como os jornais da atualidade. Para isso, valia-se do sistema de correio e internet, introduzido pelo imperador Augusto.
	
	
	c) Os gregos passaram a dar atenção às retóricas e, até o século III, a.C., a biblioteca de Alexandria concentrava os conhecimentos que chegavam ao Ocidente vindos do Oriente, traduzindo-se tudo para o grego e o latim. Os copistas eram responsáveis pela tradução desse conteúdo em pergaminho para posterior distribuição.
	
	
	b) Com o início das civilizações, também temos o início dos processos de comunicação social, ¿ entendido como o processo de comunicação em sociedade, normalmente para um grupo de grande de admiradores da leitura e escrita, que geralmente usava dispositivos técnicos e mecânicos para o aprendizado desta comunicação.
	
	
	e) A transmissão de informações e de comunicação para várias pessoas foi-se instalando ao longo dos séculos, até que se encontrou uma forma mais rápida e lenta ao mesmo tempo, porque as pessoas não queriam desenvolver o sentido da descoberta e da evolução, travando assim um avanço tecnológico.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		No Ocidente, dois séculos antes da primeira impressão gráfica, já havia a divulgação de textos religiosos, poemas, romances e anotações acadêmicas. A baixa Idade Média presenciou uma efervecência de grandes obras. É deste período, por exemplo, "Divina Comédia" (Dante Alighieri, 1304-21), "Decameron" (de Boccaccio, século XIV), "The Canterbury Tales" (de Chaucer, século XIV) e "Exercícios Espirituais" (de Inácio de Loyola, século XVI). Os inúmeros mosteiros espalhados pela Europa se tornaram grandes centros de cultura. Monges copistas tinham como função fazer cópias de livros aprovados pelo Índex dos livros proibidos. Cada cópia demorava meses, devido os cuidados na tradução e ilustração dos exemplares. Como são chamadas essas publicações escritas manuais?
	
	
	
	
	Xerox
	
	
	Escritos
	
	
	Anotações
	
	
	Cópias
	
	
	Manuscritos
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Entre muitas discussões sobre o primeiro jornal impresso com periodicidade regular, sabe-se que, nesse primeiro momento, os jornais apresentaram-se numa fase de Imprensa Literária. Existia uma linguagem literária que, levando em conta uma certa concepção de mundo, preconizava:
	
	
	
	
	A primazia da imagem.
	
	
	Ausência de narração dos fatos.
	
	
	A não informação dos acontecimentos.
	
	
	Uma cultura de leitura e escrita da época.
	
	
	Uma cultura atemporal.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O jornal pode ser considerado a primeira mídia de massa. No entanto, para ser assim reconhecido, foi necessário transpor algumas restrições como: as dificuldades de impressão e o número pequeno de leitores. Considerando as características históricas do surgimento e crescimento do jornal como mídia de massa, assinale a opção INCORRETA:
	
	
	
	
	O jornal esteve submetido aos poderes da Igreja e do Estado ou foi por eles censurado.
	
	
	Novos formatos foram criados para atender às demandas do mercado.
	
	
	No início, o jornal possuía características mais ideológicas e defendia sua visão sobre eventos históricos.
	
	
	Os anunciantes tornaram-se cada vez mais presentes e estabelecem a relação do jornal com o mercado.
	
	
	O jornal, por ser um meio de massa, não necessita de anunciantes, pois o público leitor garante as vendas e o lucro.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Quando lemos o poema "Uma Passante" de Charles Baudelaire - que lembramos um trecho abaixo - podemos perceber uma mudança na literatura e na imprensa da época. Tanto literatura quanto imprensa se tornam mais do que eram antes. O que estas se tornam? A uma Passante ( Baudelaire): "A rua, em torno, era ensurdecedora vaia. Toda de luto, alta e sutil, dor majestosa, Uma mulher passou, com sua mão vaidosa Erguendo e balançando a barra alva da saia ... onge daqui! tarde demais! nunca talvez! Pois não sabes de mim, não sei que fim levaste, Tu que eu teria amado, ó tu que o adivinhaste!"
	
	
	
	
	Éticas
	
	
	Aceleradas
	
	
	Superficiais
	
	
	Digitais
	
	
	Lentas
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Como observa Vale "se atividade de imprensa, nos séculos XVII e XVIII inventou e consolidou a forma-jornal, no século XIX o jornalismo foi transformado em
	
	
	
	
	espaço de expressão de apenas uma classe."
	
	
	de eleição parlamentarista."
	
	
	espaço de difusão econômica."
	
	
	grande empresa capitalista, impulsionado pela revolução industrial."
	
	
	meio cultural-artístico."
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Como observa Vale: "(...) nos anos que seguem a Primeira Guerra Mundial, o consumo sofreu uma queda considerável em grande parte pela emergência de outras formas de comunicação massiva". O período entre guerras é marcado pela:
	
	
	
	
	Reconstrução da imprensa.
	
	
	Surgimento da imprensa.
	
	
	Liberdade da imprensa.
	
	
	Fim da imprensa.
	
	
	Democratização da imprensa.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		(Furnas-2009) A II Grande Guerra expôs a potencialidade e o alcance da comunicação, por meio dos programas empreendidos pela Alemanha nazista, como o uso da propaganda enquanto mecanismo de controle e manipulação político-ideológica, sob a inspiração de:
	
	
	
	
	Speer.
	
	
	Ribbentrop.
	
	
	Himmler.
	
	
	Bormann.
	
	
	Goebbels.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Para estudarmos a expansão da fotografia devemos levar em conta curiosa história da relação da técnica fotográfica com nosso país. O daguerreótipo também chega ao Brasil em 1839. Antes, porém um nome muito tempo desconhecido fazia experimentos em fotografia. Seu nome era?
	
	
	
	
	Louis Lumiére
	
	
	Humberto Mauro
	
	
	Hercule Florence.
	
	
	George Eastman
	
	
	Paschoal Segretto
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Com o nascimento da fotografia, no sec. XIX e um novo entendimento sobre a imagem, a visibilidade e sua disseminação, houve o desenvolvimento de outra forma de mídia capaz de seduzir pela sensação de ¿ realidade¿ transmitida. Qual seria essa mídia ?
	
	
	
	
	Fotonovela
	
	
	Internet
	
	
	Televisão
	
	
	Cinema
	
	
	Cãmeras filmadoras

Outros materiais