Buscar

AVALIAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL II

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL
11-Quando o Código de Defesa do Consumidor ¿ CDC ¿ contempla em seus dispositivos a proteção ao consumidor, evidencia-se que este é tido como a parte mais fraca em uma relação de consumo e, portanto, deve ter um tratamento jurídico diferenciado. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um princípio adotado pelo CDC:
Ausência da presença do Estado no mercado de consumo.
Contempla o consumidor como pessoa física, as pessoas jurídicas não são amparadas pelo CDC.
Vulnerabilidade do consumidor.
Proibição da inversão do ônus da prova.
12-A Resolução da ONU n. 39/248/85 reconheceu em nível mundial os direitos básicos do consumidor e estabeleceu objetivos para que os países membros desenvolvessem políticas de proteção ao consumidor. Sobre esses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Gerar uma cooperação internacional, no que tange ao direito do consumidor.
( ) Fazer com que o mercado ofereça maiores opções de escolha com preços mais baixos.
( ) Auxiliar os países no sentido de sustentar uma proteção apropriada para os consumidores.
( ) Minimizar as demandas judiciais, delegando a autonomia do judiciário para os Procons.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - V - F.
V - F - V - F.
F - V - F - V.
F - F - F - V.
13-A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenha alguns requisitos considerados como essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Deve estar expresso na cártula a denominação Nota Promissória.
( ) Assinatura do credor e devedor.
( ) O valor a ser pago e a quem pagar.
( ) Assinatura do emitente ou mandatário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - F - F - F.
V - F - V - V.
F - F - V - V.
F - V - V - V.
14-Para a organização de atividade empresarial, algumas situações necessitam ser observadas, que dizem respeito à própria pessoa física do empresário, à pessoa jurídica e até mesmo à responsabilidade atribuída ao empresário. Nesta perspectiva, sobre o empresário individual, sua capacidade para atuar como empresário e as formas de cessação da qualidade de empresário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A falência é a única situação que pode levar à perda da qualidade de empresário individual.
( ) O empresário pode utilizar para composição da firma individual seu nome civil completo ou abreviado.
( ) Para que o empresário possa exercer sua atividade profissional, não pode estar legalmente impedido de fazê-lo.
( ) A responsabilidade patrimonial do empresário individual tem como característica confundir sua firma com sua pessoa civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - F - F.
F - F - F - V.
F - V - V - V.
V - F - V - F.
15-Somos rotineiramente envolvidos pelas relações consumeristas. Utilizamos serviços ou adquirimos produtos. Tomemos, por exemplo, a situação hipotética da compra de um micro-ondas. Compramos o micro-ondas, pagamos por ele, levamos à nossa casa e, no primeiro momento em que o utilizamos, ele simplesmente não funciona. Deduzimos inicialmente que estamos diante de um defeito de fabricação. Com relação aos produtos que apresentam defeitos de fabricação, temos algumas situações de proteção elencadas no código consumerista. Com base nessa situação descrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O fornecedor pode providenciar o conserto do micro-ondas e tem, para fazer esta operação, o prazo de 30 dias.
( ) O prazo de 30 dias para o reparo do micro-ondas pode ser prorrogado pelo mesmo período, desde que você, consumidor, o autorize.
( ) Não havendo possibilidade do reparo do micro-ondas, após o prazo de 30 dias, você, consumidor, deve receber outro micro-ondas em perfeitas condições da mesma espécie.
( ) Se o fornecedor não tiver um micro-ondas igual ao que você, consumidor, comprou, deve-lhe entregar outro de melhor qualidade e você não precisará pagar a mais por isso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - F - V - V.
V - V - F - F.
F - F - V - F.
F - V - F - V.
16-O relacionamento entre as partes no âmbito comercial normalmente é realizado formalmente, ou seja, com a existência de um documento que apresenta os interesses dos envolvidos. Os contratos são celebrados entre as partes, motivando nas cláusulas as pretensões da comercialização. Considerando a proteção contratual, analise as afirmativas a seguir:
I- A existência de cláusulas abusivas ou aliciadoras nos contratos de adesão serão tidas como não escritas, e deverão ser levados tais contratos à apreciação do juiz para considerar tais práticas como não escritas, pois nem tudo que consta num contrato de fornecimento de produtos e serviços tem validade plena para o consumidor.
II- Os contratos de adesão, em regra, são frutos de estipulação unilateral dos fornecedores que, pela própria conjuntura, sempre ensejam aos consumidores uma discussão individual das cláusulas e condições de cada operação, como ocorre segundo os padrões clássicos do "princípio da autonomia plena de vontades".
III- O contrato é acordo de vontades que tem como finalidade adquirir, conservar, resguardar, modificar e extinguir direitos, devendo as partes estarem em pé de igualdade. Cada uma ditará regras que poderão ser receptivas ou não.
IV- A nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrem ônus excessivo a qualquer das partes.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
17-A apuração de eventual responsabilidade no caso de fornecedor de serviços está associada à efetiva comprovação das consequências do serviço, ou seja, a responsabilidade é determinada considerando a existência de vícios na prestação dos serviços. Sobre o fornecimento de produtos e serviços, analise as sentenças a seguir:
I- Com a efetiva comprovação pelo fornecedor que não ocorreu defeito na prestação de seu serviço, tão somente se o defeito existiu sendo causado exclusivamente pelo consumidor, a responsabilidade não recairá sobre aquele.
II- O vício de quantidade dos produtos acontece quando existir a inadequação dos produtos quanto ao consumo, entendidos como adulterados, nocivos à saúde.
III- Havendo divergência entre a informação sobre a quantidade contida no recipiente e o peso indicado pelo fornecedor, estamos diante do vício de quantidade dos produtos.
IV- A adulteração dos produtos e a existência de motivos que tornem os produtos inadequados ao consumo, definem o vício da quantidade dos serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças III e IV estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças II e IV estão corretas.
As sentenças I e IV estão corretas.
18-Com os procedimentos de abertura para a restituição ou substituição dos produtos adquiridos, através do pós-vendas, coloca-se uma medida de segurança aos consumidores no que se refere ao correto cumprimento das obrigações nas relações consumeristas. Recall é uma palavra inglesa que significa "chamar de volta". Na prática consumerista, este é um termo utilizado para definir:
A divulgação que contém informações falsas e também a que esconde ou deixa de dizer algo importante sobre um produto ou serviço.
Uma chamada que um fornecedor faz aos consumidores que adquiriram determinado produto com defeito de fabricação, para substituí-lo em parte ou no todo ou corrigir o problema.
A publicidade discriminatória de qualquer natureza.
Uma modalidade de pré-contrato e faz parte do contrato principal, cujos compromissos nela assumidos devem ser cumpridos.
19-O Brasil, assim como outros países, aderiu aos pressupostos instituídos pela Organização das NaçõesUnidas e, além destes, tem em seu território ordenamentos legais que organizam as situações de defesa do consumidor. Com relação à legislação disponível no território brasileiro, que trata da Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
A defesa do fornecedor será executada pelo Estado, conforme previsão contida no texto constitucional de 1988, observadas as disposições legais vigentes no país.
O Código de Defesa do Consumidor reconhece a vulnerabilidade do consumidor, qualificando-se como norma de ordem pública.
Sendo o Código do Consumidor norma de ordem privada, este não se relaciona com outros ramos do direito, reafirmando a situação vulnerável do fornecedor.
Os primeiros registros encontrados no território brasileiro, que tratam da relação consumerista, são encontrados na Constituição de 1934.
20-A responsabilidade do fornecedor de serviços está vinculada à comprovação do efeito do serviço, levando-se em consideração que a prestação de serviços pode conter vícios. Com relação ao fornecimento de produtos e serviços, assinale a alternativa CORRETA:
Havendo disparidade entre a informação sobre a quantidade contida no recipiente e o peso indicado pelo fornecedor, estamos diante do vício de qualidade dos produtos.
Comprovando o fornecedor que não ocorreu defeito na prestação de seu serviço, e que a culpa pelo defeito foi causada de forma exclusiva pelo consumidor, a responsabilidade não recairá sobre aquele.
A inadequação dos produtos quanto ao consumo, entendidos como adulterados, nocivos à saúde, temos caracterizado o vício de quantidade dos produtos.
A adulteração dos produtos e a existência de motivos, que tornem os produtos inadequados ao consumo, definem o vício da quantidade dos produtos.

Continue navegando