Buscar

ATIVIDADE DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE DIREITO EMPRESARIAL
O movimento grevista das classes trabalhadoras está amparado no ordenamento jurídico e deve ser proposto respeitando as prerrogativas indicadas na legislação. A Lei de Greve (Lei nº 7.783/89), em seu artigo 10, relaciona quais são os serviços considerados indispensáveis, inadiáveis e essenciais à sociedade. Dentre elas, as principais são:
Telecomunicações; transporte coletivo; serviços de hospedagem; assistência médica e hospitalar.  
Compensação bancária; transporte coletivo; controle de tráfego aéreo; serviços funerários.  CORRETA
Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços de esporte; controle de tráfego aéreo, distribuição de gás e combustíveis.
Tratamento e abastecimento de água; recreação e lazer; captação e tratamento de esgoto e lixo; distribuição de energia elétrica.
A Revolução Francesa foi marco para a concepção do Estado Liberal e, em muitas situações, o movimento foi precursor de mudanças diversas, estruturais, sociais, econômicas, entre outras. Sobre o surgimento do Direito do Consumidor no Estado Liberal, assinale a alternativa CORRETA:
A Revolução Industrial ocasionou mudanças significativas no setor de produção, com a alteração da produção industrial para a manufatureira.
A limitação dos atos de arbitrariedade do Estado, a limitação do poder máximo do Estado e a obtenção de direitos individuais foi bandeira da concepção do Estado Liberal.  CORRETA
A verdadeira mão da justiça no Estado Liberal, proclamada por Adam Smith, era delegada ao papel do Estado no contexto econômico.
O Liberalismo francês reafirmava a presença do Estado com a concentração do poder na figura do rei, ou de alguns por ele indicados.
Com a aplicabilidade da norma jurídica no contexto da preservação dos direitos do consumidor, foi possível garantir uma relação mais justa entre consumidor e fornecedor. Além da questão da legislação propiciar esta oportunidade, existem entidades governamentais e não governamentais, atuando diretamente na defesa do consumidor. Dentre elas, as principais são:
Junta Comercial do Estado respectivo e Ministério Público.
Receita Federal do Brasil e Exatoria.
Sistecon/Procon (nos Estados e municípios) e Ministério Público.CORRETA  
Partidos políticos e Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico.
Quando da edição do Código de Defesa do Consumidor, a intenção do legislador foi de que sua descrição fosse clara, objetiva e acessível a todo cidadão brasileiro. Encontramos em seu contexto a descrição de conceitos atribuídos aos sujeitos da relação de consumo. Com relação aos conceitos do consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A condição de destinatário final da relação de consumo, não importando ser pessoa física ou jurídica, identifica a figura do consumidor.
( ) A coletividade das pessoas por equiparação são identificadas como consumidor e, portanto, protegidas pelo CDC.
( ) Pela proteção conferida pelo CDC, o terceiro prejudicado pela relação de consumo é equiparado à condição de consumidor.
( ) A relação de consumo é condição mínima exigida para que qualquer pessoa possa ser equiparada à condição de consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - V - V.  CORRETA
F - F - F - V.
F - V - F - F.
V - F - V - F.
As relações de consumo estão ordenadas no Código de Defesa do Consumidor, o instrumento legal que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Neste código, encontraremos definições e conceitos que configuram as relações de consumo e seus envolvidos. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Consumidor.
II- Fornecedor.
III- Produto.
IV- Serviço.
( ) É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, e entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
( ) É qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive de natureza bancária, financeira, crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
( ) É toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
( ) É qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
II - IV - I - III.  CORRETA
IV - I - III - II.
III - IV - I - II.
I - II - IV - III.