Buscar

unidade 3 antropologia trabalho sobre xenofobia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A xenofobia é a aversão e discriminação aos imigrantes. Portanto, está diretamente relacionada à ideia estereotipada que se faz das pessoas em razão de suas procedências nacionais e se articula com a ideia de cultura, de etnia e racismo. No Brasil, a xenofobia é um crime tipificado pela Lei 9.459, de 1997. Em seu primeiro artigo diz que “serão punidos, na forma dessa lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” Considerando esse tema, reflita sobre os obstáculos enfrentados pelas pessoas imigrantes, especialmente, o modo como discursos de fundo nacionalista se articulam na produção da xenofobia no mundo contemporâneo e disserte sobre as formas de superação, no contexto de uma sociedade pluriétnica, pautada no respeito aos Direitos Humanos.
Xenofobia é um preconceito caracterizado pela aversão o repúdio pelos estrangeiros, pode ser relacionado a fatores históricos, culturais, religiosos, são muitas as formas de discriminação.
Por mais que as pessoas digam que não existe, existe sim e é crescente esse tipo de preconceito.
Vi em reportagens recentes que em muitos países tem aumentado a xenofobia, principalmente por causa das crises financeiras onde há um grande fluxo migratório de pessoas de outras nacionalidades em busca principalmente de trabalho, de moradia e de estudos, enfim buscam dignidade.
Para podermos superar esse preconceito devemos em primeiro lugar trabalhar com a educação em todos os lugares fazendo com que as pessoas sejam mais tolerantes.
Seria muito interessante falar mais sobre o tema, chamar pessoas que já sofreram esse tipo e preconceito para falar, expor filmes, poderíamos ouvir professores e médicos/psicológicos que pudessem relatar de uma forma geral o que sentem as pessoas quando são discriminadas por xenofobia.
Podemos promover encontros das pessoas e mostrarmos a sua cultura, usos e costumes e o idioma; criar movimentos de organização de acolhida das pessoas vindas de qualquer lugar do mundo, para que essa pessoa possa instalar-se na sua cidade de forma digna, poder ter acesso ao nosso idioma, resido em Curitiba e aqui tem na Universidade Federal do Paraná reuniões para acolher os estrangeiros e não podemos esquecer de ajudar a esses estrangeiros a terem acesso a saúde pública e educação. 
Temos um imenso País e todos temos a liberdade de ir e vir, desde que seja de forma pacífica. Em algumas situações os estrangeiros vão para outro País por causa de guerras locais e dessa forma os governos dos outros países os acolhem. É uma questão humanitária, precisamos analisar que temos um pouco de cada cultura e assim devemos respeitar essas pessoas que estão vindo para nosso País.
No Brasil temos a Lei 9459/1997 que em seu § 3º define como pena de reclusão de um a três anos e multa.
Uma punição mais severa também ajudaria bastante, pois a existe lei, mas ao final fica difícil de provar, a não ser que a pessoa consiga gravar a ofensa e tenha testemunhas. Eu sou advogada e professora e sei que ocorrem muitas impunidades por falta de provas, principalmente quando você precisa de testemunhas, e as pessoas tem receio de irem ao fórum, tem medo de sofrer represálias em serviços ou nos locais onde ocorreu o crime e assim, o agressor fica impune.

Continue navegando