Buscar

Mercado e Estrutura de Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5.Mercado e Estrutura de Mercado.
As estruturas de mercado são formas de organização e classificação de empresas baseadas na influência e no poder de mercado que estas apresentam em determinado mercado, atividade ou setor da economia que no nosso caso da construção de um Hotel 3 estrelas, se encaixa no setor Hoteleiro. Com isso de acordo com os critérios para definição de qual estrutura de mercado se encaixa no nosso setor em questão, foi possível notar através das pesquisas que é bastante difícil de encaixar em um só modelo. Porém para entender a particularidade do mercado hoteleiro é necessário explicar as diferentes estruturas de mercado nos estudos de economia. Entre essas estruturas temos a de mercado de concorrência perfeita, concorrência monopolística, o oligopólio e o monopólio. 
No mercado de concorrência perfeita 	há um grande numero de empresas concorrendo entre si em contra partida temos o monopólio, no qual existe somente uma grande empresa que oferece o serviço.
Já no mercado de concorrência monopolística, existe algumas características de competição e monopólio 
	O mercado oligopolista é uma estrutura de mercado em que poucas e grandes empresas dominam o mercado e que as decisões das demais são levadas em consideração para fins estratégicos
Entretanto, diferentemente de outros setores da economia com segmentos produtivos bem definidos, os serviços oferecidos nos hoteis são muito diversificados, de grande interação entre as atividades, além de atenderem também, em muitos casos, a outras atividades econômicas. Dessa forma, adotou-se a segmentação do mercado Turístico no qual o serviço de hospedagem está incluso.
O mercado turístico é um ambiente de negócios integrado em que os ofertantes dos produtos e serviços turísticos procuram atender às motivações (desejos, preferências, interesses, entre outras) dos consumidores e a satisfazê-las. Por isso que o nosso empreendimento se enquadra no mercado turístico, pois o sistema de hospedagem sempre terá como foco agradar o cliente, atendendo a demanda do nosso publico alvo, inovando nos nossos serviços oferecidos, tornando o hotel em um diferencial de mercado, capitando assim mais clientes e maximizando os lucros.
Pesquisa:
http://www.portaleducacao.com.br/turismo-e-hotelaria/artigos/29470/estrutura-e-organizacao-das-empresas-hoteleiras
http://bibliotecadigital.fgv.br/
Livro:
MONTANER MONTEJANO, J. Estrutura do mercado turístico. São Paulo: Rocca, 2001.
MONTELLA, M. Micro e macroeconomia. São Paulo: Atlas, 2012.

Outros materiais