Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Aprendizagem baseada em inquérito
(IBL – Inquirity based learning)
"As metodologias de inquérito incluem estratégias como a aprendizagem por descoberta, o inquérito indutivo, a instrução ancorada, o estudo de caso e a Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (ABP). É uma aprendizagem por investigação que, à semelhança da investigação científica, envolve a pesquisa, análise, síntese, avaliação e generalização de dados, de preferência num processo colaborativo, visando a caracterização e resolução de uma situação-problema concreta." (Carvalho, A. 2006)
Esta metodologia ativa expõe questões, problemas ou cenários é frequentemente assistida por um facilitador, e não por um professor. Os investigadores identificarão e pesquisarão questões e perguntas para desenvolver conhecimento ou soluções.
A aprendizagem baseada em perguntas inclui a aprendizagem baseada em problemas e é geralmente usada em investigações e projetos em pequena escala, bem como em pesquisas. A instrução baseada em investigação está principalmente relacionada ao desenvolvimento e prática de habilidades de pensamento e resolução de problemas.
Existem diversas explicações para o ensino e aprendizagem da investigação e os vários níveis de investigação que podem existir dentro desses contextos. O artigo intitulado Os muitos níveis de investigação de Heather Banchi e Randy Bell (2008) descreve claramente quatro níveis de investigação.
Nível 1: Consulta de confirmação
O professor ensinou um tema ou tópico científico específico, desenvolve perguntas e um procedimento que orienta os alunos em uma atividade em que os resultados já são conhecidos. Este método reforça os conceitos ensinados e ajuda a introduzir os alunos na aprendizagem de seguir procedimentos, coletar e registrar dados corretamente e confirmar e aprofundar entendimentos.
Nível 2: Consulta Estruturada
O professor fornece a pergunta inicial e um esboço do procedimento. Os alunos devem formular explicações sobre suas descobertas avaliando e analisando os dados que coletam.
Nível 3: Consulta Orientada
O professor fornece apenas a pergunta de pesquisa para os alunos. Os alunos são responsáveis ​​por projetar e seguir seus próprios procedimentos para testar essa pergunta e depois comunicar seus resultados e descobertas.
Nível 4: Consulta Aberta / Verdadeira
Os alunos formulam suas próprias perguntas de pesquisa, projetam e seguem com um procedimento desenvolvido e comunicam suas descobertas e resultados. Esse tipo de pesquisa é frequentemente visto em contextos de feiras de ciências, onde os alunos conduzem suas próprias perguntas investigativas.
Banchi e Bell (2008) explicam que os professores devem começar suas instruções de investigação nos níveis mais baixos e trabalhar seu caminho para abrir a investigação, a fim de desenvolver efetivamente as habilidades de investigação dos alunos. As atividades de consulta aberta só são bem-sucedidas se os alunos são motivados por interesses intrínsecos e se estão equipados com as habilidades necessárias para conduzir seus próprios estudos.
Investigação em estudos sociais e história
"os conceitos e práticas disciplinares que apoiam os alunos à medida que desenvolvem a capacidade de conhecer, analisar, explicar e argumentar sobre desafios interdisciplinares em nosso mundo social". 
Estudo de caso:
Um tema para essa abordagem poderia ser uma exploração da etiqueta hoje e no passado. Os alunos podem formular suas próprias perguntas ou começar com uma pergunta essencial como "Por que homens e mulheres devem seguir diferentes códigos de etiqueta?" Os alunos exploram mudanças e continuidade de maneiras ao longo do tempo e as perspectivas de diferentes culturas e grupos de pessoas. Eles analisam documentos de origem primária, como livros de etiqueta de diferentes períodos e tiram conclusões que respondem às perguntas da pesquisa. Os alunos finalmente comunicam suas conclusões em ensaios formais ou projetos criativos. Eles também podem tomar medidas recomendando soluções para melhorar o clima escolar. 
Robert Bain, em Como os alunos aprendem, descreveu uma abordagem semelhante chamada "problematizando a história".  Primeiro, um currículo de aprendizado é organizado em torno de conceitos centrais. Em seguida, são fornecidas uma pergunta e fontes primárias, como relatos históricos de testemunhas oculares. A tarefa da investigação é criar uma interpretação da história que responda à questão central. Os alunos formarão uma hipótese, coletarão e considerarão as informações e revisitarão suas hipóteses enquanto avaliam seus dados.
A aprendizagem baseada em inquéritos é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior que ajudarão no desenvolvimento do pensamento crítico. Os docentes devem incentivar o pensamento divergente, permitindo aos discentes a liberdade de fazer suas próprias perguntas e aprender as estratégias eficazes para descobrir as respostas.  
O aprendizado baseado em perguntas pode ser realizado em vários formatos, incluindo:
· Trabalho de campo
· Estudos de caso
· Investigações
· Projetos individuais e em grupo
· Pesquisar projetos
Necessário ressaltar:  
· Professor é facilitador em ambiente IBL
· Coloque as necessidades dos alunos e suas ideias no centro
· Não espere pela pergunta perfeita, faça várias perguntas abertas.
· Trabalhe em direção a um objetivo comum de compreensão
· Permaneça fiel à linha de investigação dos alunos
· Ensine diretamente com base na necessidade de conhecimento
Referencias
Dostál, J. (2015). Instrução baseada em inquérito: Conceito, essência, importância e contribuição. Olomouc: Universidade Palacký, ISBN 978-80-244-4507-6 , doi 10.5507 / pdf.15.24445076
Sem autor. Conheça o método de aprendizagem baseada em investigação. Sebrae, 2020. Disponível em: <https://cer.sebrae.com.br/
aprendizagem-baseada-em-investigacao/>. Acesso em: 12 maio 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina