Buscar

Introdução a engenharia de software atividade aula 5 e 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso Engenharia de Software
Disciplina: Introdução à Engenharia de Software
Atividade 03
Atividade referente às aulas 5 e 6
Enviar no Portfólio 3
	Aluno:
	Cleiton Ovando Martins
	RGM
	123.704
	Polo:
	Ponta Porã
	DATA
	23.03.2020
Nota máxima da Atividade: 2.5
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6 NO PORTIFÓLIO 3. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS
1: O que é um Requisito? (0,25)
R.: É um estudo que envolve o estudo das necessidades do usuário para se encontrar uma definição correta ou completa do sistema ou requisito de software.
2: Explique Requisitos do Usuário e Requisitos do Sistema. (0,25)
R.: REQUISITOS DE USUÁRIO são declarações, em uma linguagem natural com diagramas, de quais serviços o sistema deverá fornecer a seus usuários e as restrições com as quais este deve operar, declarações menos sistemáticas.
REQUISITOS DE SISTEMA são descrições mais detalhadas das funções, serviços e restrições operacionais do sistema de software.
3: Explique Requisito Funcional e Não Funcional. (0,25)
R.: REQUISITO FUNCIONAL diz respeito às declarações de serviços que o sistema deve fornecer; de que modo o sistema deve reagir a entradas específicas e como o sistema deve se comportar diante de situações específicas.
REQUISITO NÃO FUNCIONAL diz respeito às restrições a serviços ou funções ofertados pelo sistema, como restrições de timing, no processo de desenvolvimento e as impostas pelas normas.
4: Qual são os 4 principais processos da Engenharia de Requisitos proposto por Sommerville? Cite e Explique. (0,5)
R.: ESTUDO DE VIABILIDADE é feita uma estimativa a cerca da possibilidade de se satisfazerem as necessidades do usuário identificado usando-se tecnologias atuais de software e hardware. O estudo considera se o sistema será rentável a partir de um ponto de vista de negócio e se ele pode ser desenvolvido no âmbito das atuais restrições orçamentais. Um estudo de viabilidade deve ser relativamente barato e rápido. O resultado deve informar a decisão de avanços ou não, com uma análise mais detalhada.
ELICITAÇÃO E ANALISE DE REQUISITOS esse é o processo de derivação dos requisitos do sistema por meio da observação dos sistemas existentes, além de discussões com os potenciais usuários e compradores, análise de tarefas, entre outras etapas. Essa parte do processo pode envolver o desenvolvimento de um ou mais modelos de sistemas e protótipos, os quais nos ajudam a entender o sistema a ser especificado.
ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS é a atividade de traduzir as informações obtidas durante a atividade de análise em um documento que defina um conjunto de requisitos. Dois tipos de requisitos podem ser incluídos nesse documento. Requisitos do usuário são declarações abstratas dos requisitos do sistema para o cliente e usuário final do sistema; requisitos do sistema são uma descrição mais detalhada da funcionalidade a ser provida.
A VALIDAÇÃO DE REQUISITOS essa atividade verifica os requisitos quanto a realismo, consistência e completude.
5: Qual a diferença entre Verificação e Validação de Software? (0,25)
R.: O objetivo da verificação é checar se o software atende a seus requisitos funcionais e não funcionais. Validação é um processo mais geral, com objetivo de garantir que o software atende às expectativas do cliente, tenta demonstrar que o software faz o que o cliente espera que ele faça.
6: Explique Revisões Técnicas Formais e Informais. (0,5)
R.: REVISÕES TECNICAS INFORMAIS são revisões onde o nível de formalidade é reduzido, onde não se observa nos processos: papeis, artefatos e etapas bem-definidas. Podemos classificar nesse conjunto, os testes de mesa de um artefato de software, uma reunião informal envolvendo duas ou mais pessoas para revisar um artefato de software.
REVISÕES TECNICAS FORMAIS é uma atividade de controle de qualidade de software (e outros profissionais). Tendo como objetivo descobrir erros na função, lógica ou implementação para qualquer representação do software; verificar se o software que está sendo revisado atende aos requisitos; garantir que o software foi representado de acordo com padrões predefinidos; obter software que seja desenvolvido de maneira uniforme, e tornar os projetos mais gerenciáveis. Consiste em um processo de elaboração da reunião, que define o fluxo e os papeis dessa revisão. Ao final da revisão, um documento é gerado, resumindo o que acontece e os problemas relatados, para que seja possível fazer o acompanhamento.
7: Em uma rotina típica de desenvolvimento de software, temos três estágios de teste, sendo assim cite e explique cada um deles. (0,5)
R.: TESTE DE DESENVOLVIMENTO o sistema é testado em busca de bugs e defeitos. Participam os desenvolvedores e projetistas do sistema.
TESTE DE RELEASE ocorre quando uma equipe de teste independente testa uma versão completa do sistema antes que ele seja liberado para os usuários. Ele tem a intenção de realizar um teste de validação, para verificar se atende aos requisitos dos stalkeholders. 
TESTE DE USUÁRIOS em que os usuários ou potenciais usuários de um sistema testam o sistema em seu próprio ambiente. Para produtos de software, o usuário pode ser um grupo de marketing interno, que decidirá se o software pode ser comercializado, liberado e vendido. Os testes de aceitação são um tipo de teste de usuários no qual o cliente testa formalmente o sistema para decidir se ele deve ser aceito por parte do fornecedor do sistema ou se é necessário um desenvolvimento adicional.

Continue navegando