Buscar

Terapias manuais

Prévia do material em texto

Mobilização articular, objetivo diminuir a dor, melhorar adm, aumentar líquido sinovial por meio da restauração dos mov artrocinematico, indicado para disfunção artro cinemática.
CONTRA INDICAÇÕES FRATURA, PROCESSO INFLAMATÓRIO E INFECCIOSO, LESAO DE PELE, TUMOR
INDICAÇÕES MUITO TEMPO MOBILIZADO, TALUS NÃO ROLA E DESLISA POSTERIORMENTE
Grau 1, 2, 3, 4 chega na barreira final e mobiliza no final
Cinturas/cíngulos: Escapular, escápula, pélvica, ilíaco.
TMG - teste de mobilodade global
	Cervical e Torácica – sentado, bloqueia a pelve e centraliza a torácica.
	Coluna lombar - ortostatismo
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR LOMBAR 
L2 L5 S1 costumam ser sobrecarregadas
Cristã ilíaca - L4
Localiza faceta de mikaeli - S2,
Localiza processos espinhosos, na coluna lombar - processos transversos, estão lateralmente na mesma linha que o processo espinhoso
PPAC - pressão póstero anterior, empurra de posterior para anterior, c de central, processo espinhoso,
PPAU - pressão póstero unilateral, contra lateral 
PT - 
	Finta dupla, joelho flexionado, processo espinhoso e depois dedos ao lado tá o processo transverso, flexão plantar, para força ser feita com o tronco (45 segundos, 1,5 a 2 oscilações por segundo). Mão dominante, realiza contato psiforme (abaixo do dedo mínimo), mão de spok, vai por cima da mão dominante, finta dupla, realiza oscilações no limite, mais do que uma por segundo (1,5 a 2 por segundo).
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR TORÁCICA
Processo espinhoso das vértebras torácicas está para baixo, o corpo vertebral está acima, quando achar o processo espinhoso, dois dedos acima está o corpo vertebral.
Mobilização global da torácica e bombeio torácico:
Identifica a t1, pede o paciente fazer rotação de Cervical, Proc espinhoso passa livre entre as mãos, localização últimas costelas – T12 última vértebra torácica.
MOBILIZAÇÃO GLOBAL DA TORÁCICA na torácica média: Finta dupla, força com o tronco, pressiona até o final, e realiza as oscilações, mobilizar acima e abaixo da região dolorosa
Quando com dor, mobiliza antes da área dolorosa
Bombeio torácico pega processo transverso e não processo espinhoso
O que acontece quando outra os processos espinhosos
A pressão promove deslizamento
3 série des 45, descansando 30 segu
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR CERVICAL as facetas articulares estão a 45° apontada pra cima, obliquamente p cima, portanto, para mobilizar, se mobiliza obliquamente, vetor de força oblíquo a 45° p cima, USO DO POLEGAR DOMINANTE, disposição dos polegares um em cima do outros, finta anterior, braço e antebraço estendido obliqui, força com o tronco
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR SACRAL - encontra as facetas, vai tá em s2
Palpa o sacro com a região calcanhar da mão, talu da mão, contato com a região inferior do sacro, uma mão vai sob a outra, talus da mão, vai sob os dedos
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR ESCAPULAR Escápula a ser tratada para cima, para mobilizar a mesma, lembrar de que ela se aproxima da linha média e abaixa da linha média, além de ir pra cima e pra baixo, horário e anti-horário, mão dominante do terapeuta pega a borda da escápula, o braço dele passa de baixo do braço do paciente, com a parte esternal, empurra o úmero do paciente, terapeuta posiciona dedos na margem da escápula
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR CINTURA PELVICA: TÉCNICA VOLANTE
Quadril flexionado, perna fletida, quando um lado não movimenta, o outro sobrecarrega, Trata o lado que não tem sintoma, Se lombar dói, trata torácica
Teste de Gillet antes e após mobilização
Estende quadril e perna, a que estiver superior dobra o quadril, mão do terapeuta passa de baixo da coxa e abraça o iliaco, outra mão no tiver isquiático. Traciona a cristã ilíaca e calcanhar da mão empurra o púbis, pé do paciente apóia no quadril do terapeuta, empurra o ilio (pra frente do terapeuta) , e tuber tracionado para trás, finta dupla, para tracionar o tuber isquiático, adução de braço desvio radial.
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR QUADRIL: DECOAPTAÇAO NEUTRO, FLEXÃO 
DECOAPTAÇAO NEUTRO, paciente em dec dorsal, terapeuta realiza leve rotação interna, e com a finta anterior, descoapita a articulação, e realiza ocilações no limite da articulação. 
DECOAPTAÇAO EM FLEXÃO paciente em dec dorsal, terapeuta realiza flexão de quadril e apoia perna do paciente no ombro e a mantem, coma finta anterior, mao na região da virilha tranciona sentido caudal.
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR JOELHO: Deslizamento anterior e posterior e Descompressão de menisco
DESLIZAMENTO ANTERIOR E POSTERIOR, mesma coisa que o gaveta anterior. 
DESCOMPRESSÃO DE MENISCO, paciente dec dorsal, perna do paciente para fora da maca, maléolo do paciente na altura do epicôndilo do fisioterapeuta que estende o joelho tracionando a perna do paciente, e realiza movimentos meia lua, segundando o joelho com o talus da mão e cotovelos flexionado. 
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR TORNOZELO: DECOAPTAÇAO DE TALUS EM 8, MOBILIDADE SUB TALAR, DESLIZAMENTO POSTERIOR E ANTERIOR
DECOAPTAÇAO DE TALUS EM 8 Traciona para trás, decoapita e faz movimento em 8, Trazer pé do paciente na altura do externo, a mão no calcâneo, cotovelo fletido e voltado pro meio Movimentos laterais do tronco.
MOBILIDADE SUB TALAR - Finta dupla, abraça calcâneo, polegar do terapeuta na fase plantar e dedos na região anterior sob o talus, realiza movimentos de inversão e eversão e no limite do movimento, realiza ocilações.
DESLIZAMENTO POSTERIOR E ANTERIOR – mesma coisa que o gaveta anterior e posterior de tornozelo.
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR MMSS
 Maitland- mobilização articular passiva. Ajudar o movimento e somar com Over pression
 Mulligan- mobilização articular com movimento 
OMBRO (GU)
Global - punho do paciente no epicondilo do terapeuta. Realiza tração e faz mov. Em 90°
Deslizamento posterior- pact em dec dorsal abdução de 90°. Terapeuta em finta anterior. Uma mão estabiliza o membro superior no cotovelo e a dominante com o calcanhar da mão com o cotovelo estendido faz alavanca com oscilações. 
Depressão umeral/ deslizamento inferior- posicionamento parecido com o gav anterior 
COTOVELO 
Mobilização cabeça do rádio: braço apoiado no lado direito do terapeuta, palpação em pinça do rádio.
Articulação umero ulnar 
PUNHO E MÃO
Rádio-carpal
Art. Metacarpais, inter 
* Observação: as técnicas de mobilização são para tratar disfunções e não patologias, porém a presença da patologia não é uma contra indicação. Diagnóstico cinetico funcional
DRENAGEM LINFÁTICA
Manobra vai de proximal para distal
Anastomose (comunicação natural direta ou indireta entre dois vasos sanguíneos, entre dois canais da mesma natureza, entre dois nervos ou entre duas fibras musculares.)
MMII - Inguinal: do pé ao inguinal sentido medial 
MMSS - Palma da mão até o inguinal axilar no sentido medial 
 Em pacientes oncológicos passa o lado contralateral onde tem os linfonodos
GRUPOS LINFONODAIS PRINCIPAIS:
Cervical - trajeto do esternocleidomastóideo (esquerdo e direito)
Axilares - Axilo axilar 
Inguinais - sentido inguino inguinal.
PROCEDIMENTOS:
Inicia-se pela evacuação: liberar os grupos linfonodos, primeiras sessões são apenas liberando cada linfonodo, e depois parte para o membro edemaciado, realizando a captação. Em casos normais 30 Mmg,m em pacientes que possuam , realizar uma pressão maior (40 MMg)
Para evacuação:
M. 5 pontos (cisterna do quilo) só realizada nos MMII
M. Ganglionar (2 agrupamentos): palma da mão em contato com a axila faz mov. Circular, cada círculo leva 3 a 4 seg. 10 mov circulares. Estimula cervical, axilar inguinal
M. De ondas: mínimo polegar- polegar minimo. 10 X. 
M. Combinada: cada mão trabalhando em sentido diferente 
Captação: 
M. De onda
M. Combinada: 
M. Bracelete: polegares em V Invertido. 
M. Em S. Objetivo soltar a fibrose, cicatrizado há mais de 30 dias, cicatrizações com 15 dias realizar a região medial dos polegares a aproximação dos tecidos submetidos ao corte. 
M. Estrelar. OBJETIVO quebrar a fibrose já consolidada.
M. Tornozelo 
Esclerodermia – a esclerodermia (skleros:duro e derma:pele) é uma doença que se caracteriza por fibrose (endurecimento) da pele e dos órgãos internos, comprometimentodos pequenos vasos sanguíneos e formação de anticorpos contra estruturas do próprio organismo (auto-anticorpos). A doença afeta pessoas de todas as partes do mundo e sua causa não é conhecida.

Continue navegando