Buscar

Células, DNA e RNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO PARA A PROVA
· Célula: é a menor estrutura viva, uma unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos.
célula tecido órgão sistema indivíduo 
· Célula animal e suas organelas:
- Mitocôndria: é a organela responsável pela respiração celular, e é a partir dela que obtemos a energia necessária para o nosso corpo. Essas organelas se originam de outras pré existentes, estão presentes em células com alta demanda por energia (musculares, nervosas e as do coração). Na mitocôndria acontece o Ciclo de Krebs, entra glicose na mitocôndria, acontece algumas reações, com isso, se forma o ATP, também o calor e CO2. Esse ATP armazena a energia necessária para as atividades celulares.
- Núcleo: tem como função, proteger o DNA de moléculas que poderiam causar algum efeito, é responsável pela coordenação das reações e funções celulares, é a organela que o material genético está localizado. Tem como função também duplicação do DNA e síntese de proteínas. Estruturas: envoltório nuclear (possui ribossomos), cromatina (onde está o DNA), nucleoplasma (parte interna) e nucléolo.
- Nucléolo: está presente no núcleo, em células eucariontes. Nessa organela é onde são produzidos os RNAs ribossômicos, essa organela auxilia na produção de RNA. Atua indiretamente na síntese de proteínas, e estão presentes nas células quando não estão realizando o processo de divisão celular, desaparecem no início da divisão e se recompõe apenas no final do processo.
- Lisossomo: são formados no Complexo de Golgi. Tem como função digerir substâncias, pelo fato de terem inúmeras enzimas digestivas. A função é fazer a digestão intracelular, que pode ser por fagocitose ou autofagia. Fagocitose: quando a célula precisa digerir substâncias vindas do meio externo. Autofagia: quando as organelas se tornam envelhecidas, a célula passa por uma reciclagem, realiza o processo de autofagia, através do qual digere algumas das suas organelas que já não funcionam bem, ou que estão com poucos nutrientes.
- Peroxissomo: a principal função é digerir algumas substâncias, isso porque no seu interior estão armazenadas as enzimas oxidases. Essas enzimas oxidam os ácidos graxos para a síntese de colesterol e também são usados como matéria-prima na respiração celular com o intuito de obter energia. Também auxiliam na desintoxicação celular, por exemplo, do uso de álcool e de medicamentos.
- Centríolos: Auxilia ao longo da divisão celular (meiose e mitose), possuem a capacidade de duplicação durante o ciclo de divisão celular. Auxiliam na formação de cílios e flagelos. No corpo humano, os cílios têm objetivo de captar e remover as impurezas vindas da respiração. Flagelo funciona como barreira contra substâncias externas.
-Vacúolo: É raro ser encontrado em células animais, só podendo ser vistas em células de tecido adiposo, servem como reserva energética, armazenando gordura.
-Complexo de Golgi: Funções: processamento de lipídeos e proteínas, empacotamento de moléculas sintetizadas na célula. É uma organela relacionada com a produção, processamento, empacotamento e endereçamento de uma série de substâncias no interior da célula.
-Ribossomos: São fundamentais para o crescimento, a regeneração celular e o controle metabólico. Auxiliam na síntese e produção de proteínas, estão presentes em grande parte do citoplasma (ribossomos livres), mas também podem ser encontrados nas mitocôndrias, retículo endoplasmático rugoso...
-Retículo endoplasmático liso: Produção de moléculas de lipídeos. Regulação dos níveis de cálcio. Desintoxicação do organismo.
-Retículo endoplasmático rugoso: Manda sinais para o núcleo iniciar o processo de transcrição do DNA, e manda sinal também para que o processo melhore quando algumas proteínas estão inativas. Faz a síntese e a produção de proteínas.
Síntese Proteica
Transcrição e tradução DNA – RNA
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução.
O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que formarão a sequência da proteína a ser formada.
Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
Expressão Gênica
A etapa do processo de síntese das proteínas é regulado pelos genes. Expressão gênica é o nome do processo pelo qual a informação contida nos genes (a sequência do DNA) gera produtos gênicos, que são as moléculas de RNA (na etapa de transcrição gênica) e as proteínas (na etapa de tradução gênica).
Transcrição Gênica
Nessa primeira fase a molécula de DNA se abre, e os códigos presentes no gene são transcritos para a molécula de RNA. A enzima polimerase do RNA se liga a uma das extremidades do gene, separando as fitas de DNA e os ribonucleotídeos livres se emparelham com a fita de DNA que serve de molde.
A sequência das bases nitrogenadas do RNA seguem exatamente a sequência de bases do DNA, segundo a seguinte regra: U com A (Uracila-RNA e Adenina-DNA), A com T (Adenina-RNA e Timina-DNA), C com G (Citosina-RNA e Guanina-DNA) e G com C (Guanina-RNA e Citosina-DNA).
O que determina o início e o fim do gene que será transcrito são sequências específicas de nucleotídios, o início é a região promotora do gene e o fim é a região terminal. A polimerase 
Tradução Gênica
A cadeia polipeptídica é formada pela união de aminoácidos segundo a sequência de nucleotídeos do RNAm. Essa sequência do RNAm, denominada códon, é determinada pela sequência de bases da fita do DNA que serviu de molde. Desse modo, a síntese de proteínas é a tradução da informação contida no gene, por isso se chama tradução gênica.do RNA se encaixa na região promotora do gene e vai até a região terminal.
Proteínas: 
As proteínas apresentam uma extensa lista de funções no organismo e são encontradas em todas as estruturas da célula, substâncias intersticiais, anticorpos, entre outros. Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios.

Continue navegando