Buscar

Documento 14 (1)

Prévia do material em texto

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA CASTANHA DE BARU
Profª Elizabete Lourenço da Costa
Bromatologia e tecnologia de alimentos
3º semestre
Marcos Antonio da Silva Pereira RA:21309732
Rafaella Branco Pereira RA:21221337
Rafael Elias Pulze RA: 20642177
Larissa Pereira RA: 20643762
Jessica Franco da Silva RA: 20876292
Renato Akio Higa RA: 21329005
Thaina Larena Gomes RA: 21338541
1. Introdução
A castanha do Baru, mais conhecida das regiões do cerrado, é proveniente do Baruzeiro, onde seu fruto apresenta uma semente comestível. Esse alimento vem ganhando relevância pelo público adepto à uma alimentação natural, já que estudos comprovaram suas taxas de Cálcio, Zinco, Ferro, Potássio, Magnésio a Ácidos Graxos essenciais; despertando maior interesse dentro de uma alimentação saudável e sustentável; já que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizante, reguladora de pressão e evita picos de glicemia.
Pode ser usado e preparado de diversas fomas, sendo as mais comuns: farinha, torrado, chá, pāes, crumble, bolos e panquecas. 
É importante citar também que a Castanha do Baru não está presente apenas em sua forma natural ou em forma de farinha; é utilizada na cosmetologia e na formação de óleos de cozinha para preparo de refeições.
Pela alta procura do alimento e sua popularidade no meio gastronômico, o trabalho a seguir foi desenvolvido para determinar sua composição centesimal, observando características do alimento que possam agregar aos consumidores quanto as suas informações nutricionais.

Continue navegando